Yoru no Yatterman

Imagine um anime que se passa uns 40 anos depois de Pokemon. Tá, primeiro imagine que seja permitido ao Ash envelhecer, deixar de ter dez anos e de ser um perdedor lazarento.

Yoru-no-Yatterman

Continuando. Imagine agora que, na verdade, Ash e Misty, sob comando do Professor Carvalho são uma dupla de desgraçados. Eles governam o mundo com mão de ferro, num regime totalitário opressor que obriga as pessoas a idolatra-los por terem salvo todos da Equipe Rocket.

Enquanto isso, descendentes de Jesse e James vivem empobrecidos, pois seus antepassados foram exilados depois da vitória de Ash. Eles então resolvem fazer algo a respeito e consertar o mundo, acabando com a ditadura Ketchun.

Essa é mais ou menos a  premissa de Yoru no Yatterman. O desenho original, Yatterman, foi criado pela Tatsunoko nos anos 70 e e era uma comédia/aventura que  acompanhava as aventuras de um casal de heróis mascarados, os Yatterman, Gan Takada ou Yater 1 e sua parceira, Ai Kaminari,  a Yatter 2 .

Aqui com seu principal meio de transporte o mecha de resgate Yatterwaw

Aqui com seu principal meio de transporte o mecha de resgate Yatterwaw

Eles usavam várias traquitanas tecnológicas no combate ao crime, em especial os cometidos pela gangue Dorombo, a lider Doronjo, o inventor Boyacky  e Tonzura, que age como os musculos do grupo. Eles são liderados pelo infame Dokurobei . A Dorombo busca a Skull Stone, que indicaria o caminho para o maior tesouro do mundo. Eles sempre se estrepam no final e a despeito de seus inúmeros planos e mechas de combate (a equipe Rocket foi realmente MUITO inspirada na Dorombo) eles eram obrigados a se retirarem, estropiados, em uma daquelas bicicletas de vários lugares. E a gangue Dorombo eram os personagens mais populares, praticamente os protagonistas.

Doronbo

Na série original

Corta para 40 anos depois e a situação é a que mostrei no cenário hipotético lá em cima. Mais ou menos. Os Yatterman derrotaram a gangue Dorombo. Mas houve alguma coisa e a lua foi destruída para ter a forma de uma caveira (o símbolo da Dorombo por sinal). Os destroços causaram uma imensa destruição e praticamente arrasam a civilização. Uma das poucas regiões habitáveis é o reino Yatter, dominado pelos Yatterman. E isolados do lado de fora, em uma região bem pobre estão os descendentes da gangue Dorombo.

Eles tem a tendência a terem nomes estranhos e são realmente boas pessoas, a despeito de sua acendencia. Em uma cabana vive Dorothy, descendente de Doronjo e sua filha de 9 anos, Leopard. Elas são ajudadas pelo musculoso Elephantus, descendente de Tonsura e o inteligente Voltkatze, descendente de Boyacky.

Eles vivem em harmonia

Eles vivem em harmonia

Eles vivem suas vidas humildes e com alegria, até que Dorothy morre, algo que poderia ser facilmente evitado se eles tivessem acesso a remédios. Leopard, tendo recentemente descoberto sua ancestralidade, resolve trazer de volta a gangue Doronjo, assumir os nomes de seus ancestrais e, em suas palavras “ acertar as injustiças do mundo  e dar um peteleco nos Yatterman”, que ela descobre não serem tão legais quanto a historia oficial faz parecer.

tumblr_ni1k8b4Yiz1s2fvaso1_500

 

O anime vai mostrando as tentativas da nova gangue Dorombo em entrar no isolado reino Yatter e depois chegar até a capital. No caminho eles vão encontrando outras pessoas em situações  tão ruins ou piores que as deles e tendo a noção de como as coisas estão ruins por lá também. E que os Yatterman podem ter sido os vilões desde o começo.

Pra quem, como eu, nunca viu o desenho original de 1977 (ou o remake em 2008.) não há problema, é preciso muito menos conhecimento do que aconteceu antes que a Fase 2 da Marvel nos cinemas. Embora quem tenha alguma noção vá achar mais legal os easter eggs e referencias, inclusive uma de outro desenho da Tatsunoko que me trouxe lágrimas de nostalgia.

É uma coisa interessante ver os três tentando agir como heróis, como seus ancestrais e como eles mesmos. Elephantus e Voltkatze são uma mistura de figuras paternas e amigos para Leopard, que é, como já esperado quem mais se desenvolve. Eles a seguem por causa que seus antepassados serviram a Doronjo original, pelo entusiasmo dela e a bem da verdade, ela parece ser a mais inteligente entre eles, a despeito da pouca idade.

RAW_Yoru_no_Yatterman_-_06_h264-720pCFFFDA4D_001_9321

 

Os fatores de produção são muito bons, com uma animação realmente muito bonita e de qualidade. A trilha sonora, em particular a abertura são boas o bastante para se fazer notar, das melhores dessa temporada 2015 até agora.

É uma ótima continuação de um anime clássico, feito com respeito ao original e principalmente, sem se aproveitar dos óculos da nostalgia para ter seus méritos.

 

Zweist
23/06/2015