Wolverine – Origem

wolverine-origem-63383545dfae22ed563cae0776e7e71d-1024-1024

Cacete, já faz um tempinho que li essa revista!

wolverine-origem-63383545dfae22ed563cae0776e7e71d-1024-1024

Mas como a preguiça fala mais alto, não vou ler de novo pra fazer o review. Na verdade nem precisa.

Em 2001 essa minissérie foi lançada, tendo como responsáveis pela bagaça Paul Jenkins (conhecido também pela minissérie dos Inumanos, que nunca li) nos  roteiros e Andy Kubert (o irmão Kubbert menos pior) nos desenhos. A história se inicia em 1800 e alguma coisa, tem como ponto de apoio a jovem Rose uma jovem órfã que vai trabalhar na mansão da família Howlett.

Além de Rose, a história se concentra em outros dois personagens. Um deles é o Cão, filho do jardineira da mansão chamado Logan e que sofre constantemente com a agressividade do pai, principalmente quando este está bêbado, o que é a maior parte do tempo. O outro é o jovem James Howlett, um garoto triste, tímido e introvertido que passa a maior parte do tempo de cama devido a sua saúde extremamente frágil. Existem outros personagens importantes, como John, o pai de James e Logan, o jardineiro, mas o cerne da trama são os dois jovens. Se você não está afim de spoilers de 2001 (ano de lançamento  da história) eu sugiro que pare de ler aqui.

4cb1054d599fc

Acabei lendo essa história pela primeira vez agora, então não foi surpresa pra mim descobrir que o frágil James veio a se tornar o quase imortal Wolverine, mas devo supor que tal revelação na época deve ter causado um certo espanto, graças também ao grande teor trágico do momento  da revelação. Se tem uma palavra que define a história como um todo, a palavra é bem essa: tragédia. Mesmo com o passar do tempo, a constante que se mantém é o sofrimento dos personagens principais, sempre superando arduamente alguma dificuldade só para se deparar com outra coisa pior logo a frente.

Outra coisa a se destacar é a quantidade de personagens desprezíveis nessa revista, desde o avô de James, passando por Logan o jardineiro, a mãe de James e o cozinheiro filho da puta que atormenta a vida do protagonista quando a história avança. Para uma história alardeada como a origem do Wolverine e os fatos que moldaram a sua personalidade, a narrativa deixa tudo isso meio vago, até mal desenvolvido. Muito da história é sobre o relacionamento de James com Rose, a ruiva primordial na vida do herói.

4cbf36c9234cd

Quanto aos desenhos, eu sinceramente esperava algo pior quando vi quem era o responsável pelos mesmos. A arte na época não sofreu o processo de finalização, sendo colorida diretamente do lápis, e isso acaba sendo um ponto bastante positivo, principalmente na ambientação da história. O problema na minha opinião é que Andy Kubert  dá umas deslizadas feias em algumas expressões faciais, tornando-as ou muito parecidas eu até mesmo grotescas. Pra dar um exemplo, em uma cena que que aparece uma alcateia, um dos lobos tá com cara de que acabou de levar um fio terra inesperado, o bicho tá com uma cara de susto desgraçada.Se tem algo realmente bonito em todo o volume, com certeza são as capas assinadas por Joe Quesada, usando em alguns momentos um jogo de luz e sombra que lembra o trabalho do Jae Lee.

4cb1054c6c25c

Enfim, acabei achando essa história um tanto quanto decepcionante. Talvez seja porque estava esperando muito, e o resultado é apenas ok, talvez porque o grande trunfo do Wolverine era o fato de ninguém conhecer o seu passado, vai saber…

Godoka
18/02/2016
  • O_Comentarista

    Essa história foi encomendada depois da Dinastia M, quando o Logan lembrou de tudo.

    Foi legalzinha…

    • hellbolha2

      Foi não…é uma merda…

      • Strider_Tag

        Na verdade, depois de “Dinastia M”, saiu uma série chamada “Wolverine : Origens” (uma MERDA com roteiros do Daniel Way e arte do Steve Dillon). Essa mini série, “Origem”, saiu bem antes de “Dinastia M”.

  • [Better Call Harvey]

    a Origem do carcaju sempre sera arma x

    O GOdoka, faz uns resumos do batman do Jin Amparo pra gente poder falar mal…

  • Ué, eu jurava que a única origem do Wolverine é o Arma X

  • Frogwalken

    Arma X a Origem que Vale do nanico!

    Sangue, Sangue, Mais Sangue e Logan nu pelado sem roupa pornor
    para delírio da mulherada e dos homoséquiçuaaaaaaaaaaaaaais!

    E DEPOIS RECLAMAM DA MULHERADA COM COLANTES ATOCHADOS,
    FRESCOS TOSTINES VIADUS!

  • hellbolha2

    Pelo menos você acho “ok”. Eu acho essa história UMA MERDA FEDORENTA SEM TAMANHO!!! Um roteiro cagado, cheio de momentos “freio de mão puxado de surpresa” pois quando você pensa que o Wolverine como o conhecemos vai despertar, ele corre chorando feito um fã do Restart que não pulseirinha. A unica coisa que ainda não me fez por fogo na minha edição é a colorização do Richard Isanov em cima da arte canhestra do Kubert. Sério, olha esse desenho do jovem James gritando. Aquilo era pra ser UMA CRIANÇA!!! CARALHO!!! Eu não posso falar dessa merda que eu fico em tempo de estourar a hérnia…que ódio…

  • Bob Balburdia

    Uma historia que não precisava ser contada. Deviam manter o mistério mesmo.