Wojtek -um ursão de respeito

urso

Não, não é aquilo que vocês estão pensando.

 

 

 

É um urso mesmo. Um urso marrom sírio.

Em 1942, uma jovem refugiada polones estava na Pérsia, atual Irã e lá comprou um filhote de urso, sabe-se lá por que diabos. Quando ele ficou grande, um ano depois, o doou para o exército Polonês, mais precisamente a 22ª Companhia de Suprimentos de Artilharia. Lá, foi batizado de Wojtek, que fodamente significa “Aquele que gosta da guerra” ou “o soldado sorridente”. Alimentado c0m leite condensado em uma garrafa de vodka, mel, e sua bebida favorita, cerveja foi ficando enorme. Foi ensinado a cumprimentar quando saudado, fumar e adorava uma boa briga.  Se tornou o mascote da base.

Wojtek ainda pequeno.

Wojtek ainda pequeno.

Ele acompanhou  a Companhia por toda parte até o Egito, mas ali sua vida iria mudar. E se tornar matéria da qual as lendas são feitas.

Vejam, a Companhia ia ser embarcada para o teatro de operações na Itália, e, provavelmente para permitir a entrada de Wojtek no navio, ele foi oficialmente alistado no Exército Polonês. Ele agora era o recruta Wojtek.

Como podem notar, as mulheres adoram um peludão.

Como podem notar, as mulheres adoram um peludão.

E ele provou ser útil pra cacete. Com sua imensa força, provavelmente devido ao fato de ser uma porra de um urso de 250 quilos, carregava carga e caixas de munição, sem derruba-las. dormia nas barracas dos soldados e marchava com eles.

Visto aqui levando munição para as tropas.

Visto aqui levando munição para as tropas.

Se tornou o emblema da 22ª Companhia e após a guerra, como veterano, foi enviado para o zoológico de Edimburgo na Escócia onde era sempre visitado por seus colegas dos tempos do exército, que prontamente lhe jogavam cigarros, apareceu em vários programas de tv, tem placas em alguns museus de guerra em sua homenagem e  logo terá duas estátuas em sua honra, uma em Edimburgo onde viveu até sua morte em 1963 e outra na Polônia.

354px-Wojtek_soldier_bear.svg

Emblema da 22 Companhia

 

É pra se pensar em como seria foda se os Aliados tivesse um exército de soldados-urso, e como as histórias do Capitão América seriam mais legais se em invés de ter um Bucky como sidekick, tivesse um urso desmembrando nazistas.

Protótipo da estátua de Wojtek

Protótipo da estátua de Wojtek

Vejão aqui algumas filmagens de época do recruta Wojtek