Winter on Fire

Winter-on-Fire-FI-790x459

Povo ucraniano dando aula…

Um documentário produzido pelo Netflix envolvendo equipes da Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos. Dirigido por Evgeny Afineevsky, que nasceu na Russia, foi criado em Israel. Estrelado pelo povo ucraniano que lidera a revolta do povo contra o governo.

winter-on-fire-trailer-still

O documentário conta a história dos protestos ocorridos na Praça da Independência de Kiev (em ucraniano Maidan Nezalejnosti), com o objetivo de tornar a Ucrânia parte da União Européia, promessa feita e não cumprida pelo presidente Vítor Yanukóvytch, que reagiu com violência contra os protestos agredindo mulheres e crianças que faziam parte da multidão, o que acabou por gerar uma revolta popular de proporções nacionais.

maidan

Essa revolta toda do povo ganhou força e apoio explícito de religiosos, inclusive religiões conflitantes que saíram juntas as ruas (lá o estado também é laico), artistas, celebridades, profissionais da área da saúde e antigos membros do exercito. O mais incrível é que todos os protestos no início sempre foram pacíficos, até o povo decidir se defender e tomar a praça com barricadas, barracas de lonas, muros, arame farpado…o lance parece meio medieval.

Winter-of-Fire

Cara, eu curto documentários e me deu uma agonia assistindo isso. Nego tomando tiro com bala de verdade na rua, por exigir do governo uma medida para que seus filhos tenham um futuro melhor é foda. Aqui no Brasil nos protestos vivemos algo que não chegou aos pés disso, o povo Ucraniano mostra união, organização e um único objetivo, enquanto aqui é cada um de um lado colocando seus interesses políticos a frente do bem comum. Lá a polícia não tinha escrúpulos, o governo abria sanções para que criminosos trabalhassem para eles, em favor do termino dos protestos e liberava o uso de munição real contra pessoas desarmadas.

maidan

O documentário é muito bem produzido e filmado em qualidade “zona de guerra”, possui cenas chocantes e mostra muita coisa que não apareceu na imprensa mundial.

Ao contrário do povo brasileiro que dispersou as opiniões políticas em relação a luta contra corrupção, e que aceitou de fato o “não envolvimento da presidente da república” em um dos maiores escândalos da industria energética mundial, até a data desse post ainda existem pessoas na praça de Maidan, como forma de lembrete ao país e ao mundo do desejo do povo ucraniano de fazer parte da União Européia.

Indicado a aqueles que curtem história, filmes de guerra (sim, isso memo…) e que curtem se informar a respeito de politicas internacionais.

E aí, já assistiu esse filme ? Comenta ae, ou não…

o/

Sir Vinnie
09/12/2015
  • O_Comentarista

    Vou conferir.

    Enquanto aqui na república que estoca vento, o pessoal fica fazendo piada da carta do Temer pra Dilma…

    • Muitas piadas, é só o que aparece na timeline do Facebug!

  • Anubis_Necromancer

    Em toda revolução, há sempre os mortos pavimentando o chão.

  • Bob Balburdia

    Porra… Por que o Brasil não é assim?

    • Anubis_Necromancer

      Pq brasileiro não tem um espirito patriotico

      • Bob Balburdia

        Só quando o assunto é futebol.

  • Cara, muito foda, vou colocar na lista!

  • Pingback: 4cyn5et4m5t94c5t9m4vn54cx65()

  • Pingback: cm54xtcn5wyxjcmt5neywtfasdw4cet()

  • Pingback: 3tnxyc3ut5x45wmtcy5454tnc3c()