Warhammer 40K: Space Marine

SpaceMarinebox610

Sobre o jogo, o Império e outras coisas.

PC_space_marine_m

Antes do jogo em si, sugiro que todos revisitem o post do Zweist sobre Warhammer 40K nesse link. Parte do entendimento deste post depende do post do amiche.

Agora que todos leram (assim espero), alguns pequenos conceitos sobre elementos do universo de Warhammer 40K.

Orks

ork

Os orks são uma das raças mais abundantes do universo. Criaturas um tanto quanto limitadas em termos de inteligência, mas dotados de grande força física. Os orks são dotados de uma força psíquica chamada Waaagh, que se torna mais intensa quando um número grande de criaturas está unida. Obviamente os orks não sabem disso, mas as suas naves que mais parecem um monte de sucata só funciona por causa do Waaagh, se por algum motivo os veículos dos orks funcionam melhor e mais rápido quando simplesmente pintadas de vermelho, isso  acontece por causa do Waagh.

Outra característica importante dos orks é que os mesmo reproduzem-se através de esporos, então não é incomum depois de alguns anos o local onde houve uma batalha onde orks foram mortos, novas hordas surjam. A única maneira segura de eliminar a ameaça é matando todos os orks é queimando a terra.

Space Marines

warhammer-40k-space-marine11

Uma das frases mais marcantes em Warhammer é “Existe apenas a guerra”. E em universo onde existe apenas a guerra, os Space Marines são a principal arma do império. Seres geneticamente modificados, os Space Marines são como descendentes dos Primarchs, os vinte primeiros humanos geneticamente modificados e criados pelo Imperador, que inclusive usou o próprio DNA na criação dos mesmos, tendo uma relação paternal com eles. Não existem mais Primarchs vivos, pois ou eles sucumbiram ao Chaos durante a Heresia de Hórus (que eu não vou me dar ao trabalho de tentar explicar) ou morreram durante a guerra contra as forças do Chaos, mortos pelos seus próprios irmãos, ou desapareceram.

Um Space Marine alcança quase três metros de altura, seus ossos são extremamente resistentes, possuem órgãos sobressalentes para conseguir sustentar seu corpo durante a batalha, filtrar toxinas e até como estepe, caso um seja atingido. Além disso os Space marines possuem uma armadura que podem sustenta-los por dias, filtrar venenos ambientas e de ataques biológicos, reaproveitar fluidos e administrar medicações e anestésicos durante a batalha. Além disso um Space Marine possui duas armas extremamente icônicas.

Chainsword

3dp_Chainsword_videogame

Sim, é uma espada e uma serra elétrica, extremamente mortal e absurdamente foda. Existem armas mais fortes e com ataques impressionantes, mas a chainsword é a marca registrada dos Space Marines. Quando o inimigo não está ao alcance dessa belezinha, um Space Marine usa sua outra companheira.

Bolter

bolter

 

Existem as armas comuns. E existe o Bolter. E nada é mais destrutivo  que o Bolter. Nada! A arma padrão do Império é a lasgun, que atiram lasers, e os bolters são de uso exclusivo dos Space Marines por serem extremamente raras. A munição do bolter, ou bolt, é um deleite à parte. Sua parte traseira possui um pequeno propulsor  que é ativado logo após o tiro, sua ponta blindada perfura grossas armaduras e ela possui um sensor que faz com que o projétil exploda em contato com a carne, e tudo isso no bolter básico, pois o mesmo possui versões incendiárias, de plasma, de precisão…

Warp

44ddd66258ecc5fd4829698f460469c1

Warp é uma dimensão paralela ao universo, um local onde os demônios e criaturas do Chaos reinam. A maneira mais rápida de atravessar de  uma ponta a outra o universo é utilizando o Warp como atalho, porém não é algo  exatamente seguro. Os mais fracos comumente sucumbem à loucura quando suas naves adentram em tal dimensão.

Chaos Gods

Chaos Gods

Khorne, Tzeench, Nurgle e Slaanesh

Existem  quatro Deuses do Caos: Khorne, o Deus da Guerra, Violência e Assassinatos, Nurgle, o Deus da Ruína e Doenças, Tzeench, Deus das  Mudanças e Magia e Slaanesh, Deus da Dor e da Luxúria. Talvez o universo ainda não tenha sido totalmente tomado pelas Forças do Caos unicamente pelo fato de que esses deuses odeiam uns aos outros, e muito raramente formam frágeis e curtas alianças. Um Deus do Caos não pode agir diretamente na dimensão além do Warp, fazendo então uso de sua influência na vida dos mortais ou enviando seus emissários.

Chaos Lords

ChaosLord6

Os Lordes do Caos são Space Marines que sucumbiram às forças do Caos e até mesmo alguns dos Primarchs que mudaram de lado na Heresia de Hórus. Devido ao fato de um dia terem sido humanos, eles podem transitar entre as dimensões.

Inquisição

8065f51215750e9d16e2742c21419497

Não há autoridade maior que a do Imperador, e logo após a palavra dele, a segunda ordem mais importante vem da Inquisição. O Império é uma teocracia que enxerga na figura do Imperador o seu deus e protetor, e cabe à Inquisição fazer com que todos continuem acreditando. De todas as divisões do Império, os inquisidores são os que entram em mais contato com o Caos, combatendo seus demônios e muitas vezes sucumbindo ao seu poder. Apenas os inquisidores pode autorizar o Exterminatus. Pra quem não conhece o termo, deixo abaixo um vídeo mostrando o que é.

 

Acho que já dá pra falar um pouco sobre o jogo…

Warhammer 40K: Space Marine é um jogo de tiro em terceira pessoa (o melhor tipo de jogo) lançado no ano de 2011, produzido pela Relic e distribuído pela Sega. No jogo nós assumimos o controle de Titus, capitão dos Ultramarines em uma missão no mundo forja de Graia, um planeta voltado apenas para produção de equipamentos militares ( estamos falando de Warhammer, acostume-se com escalas absurdas). Graia está sendo tomada por uma invasão em massa de Orks, e para não  perder em planeta importante o Império abre mão de alguns dos seus melhores guerreiros.

spacemarine-3

Titus em algumas missões está acompanhado de outros dois Ultramarines, o experiente Sargente Sidonius e o novato Leandros. Durante a retomada do planeta, os soldados descobrem que Graia também está abrigando importantes pesquisas sobre a energia do Warp. Toda busca por novas tecnologias é vista como uma heresia, mas nesse caso as pesquisas estão sendo realizadas por Drogan, um dos mais altos Inquisidores do Império. Só que tal concentração da energia do Warp não atrai apenas or Orks, mas também as Forças do Chaos, e o que era difícil pode se tornar impossível quando a figura de Nemmeroth, uma dos Lordes do Chaos também surge.

warhammer40k

Em termos técnicos, o jogo é realmente simples, com os comandos de andas, correr, se agachar, mirar e executar o inimigo com um golpe especial. Essa execução especial é uma maneira de se recuperar vida quando a mesma estiver baixa. O escudo de Titus se regenera após um período sem tomar dano, mas a vida depende de execuções especiais e itens de cura. O mapa é belo, com cenários de fundo maravilhosos e megalomaníacos (não seria Warhammer se não fosse megalomaníaco), e o desenvolvimento é linear, com pouco espaço para exploração de mapa e praticamente nada de rotas variadas.

Os inimigos possuem uma boa variedade e inteligência artificial bem limitada, e vem na sua direção aos montes. Realmente aos montes. É sério, eu não tô brincado. Pra se ter  ideia, alguns dos achievements do jogo vão de coisas simples como executar 250 inimigos com headshots até a insanidade de matar 2500 inimigos durante a partida. Geralmente eu cago pra essas coisas, mas depois de não conseguir desbloquear esse último por ter matado “só” 2008 inimigos eu tô espumando de vontade de voltar a jogar.

war-hammer-space-marine01

A história do jogo é muito boa, porém o seu desenrolar pode ser cansativo para  alguns devido a sua jogabilidade repetitiva. No meu caso foram 7 horas de jogo de muita satisfação, mas com algumas pausas generosas entre uma jogatina e outra. Enfim, para os fãs do universo de Warhammer que anda em plena expansão (deve ter uns 5 jogos ou mais pra lançar só esse ano, a maioria RTS) e pros amantes de um bom jogo, esse aqui é diversão certa. No momento o jogo tá saindo a 50 pila na Steam, sugiro esperar alguma promoção  da plataforma, pois eu paguei pouco mais de 12 pila.

Godoka
11/05/2016