Warhammer 40.000: Armageddon

Estratégia é  a chave para purgar a sujeira alienigena da galáxia. Isso e explosivos potentes.

wh40k-armageddonlogo

Armageddon é o nome de um planeta situado em uma região da galáxia chamada Setor Armageddon. Como era de se imaginar pelo nome, não é o mais aprazível dos lugares. A despeito disso, é um importante centro industrial. E exatamente por causa disso, parece ser alvo de todo mundo. O planeta já foi quase arrasado três vezes em um espaço relativamente curto de tempo.

46e6b018c5f2d04a7df81fae81ca0e0e

 

O jogo trata do maior ataque dos Orks à Armageddon. Comandados pelo sagaz warlord Ghazghkull Mag Uruk Thraka, os orks usam de um nível de estratégia nunca visto entre eles, (seus ataques, chamados por eles mesmos de WAAAGH!, geralmente são bastante simples, a despeito da destruição causada). Contra eles estão as forças da Steel Legion da Guarda Imperial, depois somadas aos Capítulos de space marines dos  Salamanders, Ultramarines e os Blood Angels  em uma resistência desesperada.

Ork_Nobs_Charge

 

 

O jogo é uma boa reprodução de uma partida de tabuleiro, num esquema de turnos. Você não tem que ficar coletando recursos ou nada assim. No inicio de cada partida você recebe uma quantidade de pontos para comprar unidades, repondo as perdidas em batalhas anteriores ou  trocando-as por outras, mais poderosas ou adequadas à missão.

62b28dcf8f780bde8eb2df40769399b7

 

O modo principal é justamente a invasão do WAAAGH!, a segunda guerra por Armageddon, contada com várias cutscenes, com uma boa dublagem, contando com várias figurinhas carimbadas do universo de Warhammer 40k, como o fodão Comissário Imperial Yarrick e o comandante dos Blood Angels, Dante.

 

Yarrick arrancou essa garra do mesmo ork que arrancou esse braço dele

Yarrick arrancou essa garra do mesmo ork que arrancou esse braço dele

Há uma grande variedade de unidades, divididas entre infantaria, veículos (como jipes e tals,), walkers,  tanques, apoio aéreo,.. e osTitãs, mechas imensos, que vão sendo liberados conforme se avança.

Apesar do mar de números e estatísticas, não é difícil reconhecer qual unidade está equipada com quais armas, alcance delas e movimentação da unidade. Isso já basta pra avançar sem tropeços. Claro, fanáticos por números terão um prato cheio.

ss_099931a4df9ce8b239c0afa94bf19615b4a11430.1920x1080

 

Os gráficos não são feios, mas os cenários normalmente são muito parecidos uns com os outros, com algumas exceções. Isso é perdoável devido ao ambiente devastado do planeta, mas pode ser meio entediante. A unidades, por sua vez, quanta alegria.

Muito detalhadas, apreciáveis com um zoom, é possível  identificar suas armas e as vezes detalhes minúsculos, como diferenças entre as Power Armors entre as legiões de Space Marines. O mesmo com as unidades dos Orks, bem diferenciadas e mostrando bem a bagunça que é a maquinaria dos orks.

Screenshot_WH40KA_01

 

A trilha sonora não ganhará nenhum prêmio, mas transmite bem o clima do jogo.

É um tactical sólido e como eu disse, uma boa representação de uma partida de tabuleiro. O modo Campanha é longo e variado o bastante nos objetivos das missões para não enjoar, um problema recorrente nos RTS. Para aqueles como eu que não curtem RTSs, o sistema de turnos é sempre um fator a mais. Os outros modos são Multiplayer, que acredito não precisar explicar e Scenarios, cenários únicos contando partes da batalha em outras partes da guerra, como a ultima resistencia no Ponto dos Mártires.

 

maxresdefault

 

Então mesmo sem conhecer o universo de Warhammer 40k é um jogo bom praqueles momentos de procrastinação. E pra quem conhece o universo ou os outros jogos eletrônicos da franquia,Warhammer 40.000: Armagedon é um dos melhores.

armageddon

E segue o trailer

Zweist
02/06/2015