Vilões de Lenda de Korra e suas ideologias

Pictured:  Korra demonstrates fire and waterbending in THE LEGEND OF KORRA on Nickelodeon.  Photo: Nickelodeon.  ©2012 Viacom, International, Inc.  All Rights Reserved

Pictured: Korra demonstrates fire and waterbending in THE LEGEND OF KORRA on Nickelodeon. Photo: Nickelodeon. ©2012 Viacom, International, Inc. All Rights Reserved

Falar o que dessa animação que acabou a um tempo, mas eu ainda considero PACAS?

A Lenda de Korra, para quem não conhece, foi uma série animada feita pela Nickelodeon de 2012 até 2014, e foi a continuação de A Lenda de Aang (esqueçam aquele filme horrível). Existem alguns outros posts no site que falam sobre, mas nesse eu vou focar em falar mais dos vilões que surgiram na série. Se você não manja NADA é melhor ler os outros antes (ia colocar os links mas a preguiça sobrepujou a vontade).

Aqui vai um certo resumo do que foram os vilões da série

a7

Amon foi o vilão da primeira temporada. Ele surge como Líder dos igualitários, um grupo que anseia por uma sociedade mais justa e igual, onde aqueles que possuem a dominação não sejam opressores dos humanos não-dominadores. Amon aparece com o poder de retirar a dominação das pessoas, para que assim todos sejam iguais. Normalmente confundem o Amon como um comunista, o que de fato é um erro, pois em nenhum momento da série é dito que ele iria igualar a sociedade em todos os sentidos, políticos, econômicos e etc.

a8

Unalaq foi o vilão da segunda temporada. Ele surge como chefe da tribo da água do Norte, e invade a tribo da água do Sul com a falsa pretensão de restabelecer o equilíbrio espiritual, e trazer de volta conexão dos humanos com o mundo espiritual. Errado falar que ele queria implantar uma Teocracia, pois a teocracia aplica a religião como base para conceber as leis do governo. Ele traz a tona uma guerra-civil entre as duas tribos, e mostra que seu real objetivo era se transformar em uma espécie de Avatar das trevas.

a9

Zaheer foi o vilão da terceira temporada. Ele surge como líder da Lótus Vermelha, um grupo secreto anarquista que anseia em destruir governos, e destruir o Avatar, para que o mundo possa viver em anarquia e liberdade. Zaheer mata a Rainha do Reino da Terra, que diga-se de passagem era uma tirana, e acaba trazendo o caos para Ba Sing Se.

a10

Kuvira foi a vilã da quarta e ultima temporada. Ela surge como líder de um grupo que iria unificar o Reino da Terra, e trazer a paz entre eles. Usando de metodologia totalmente fascista, e esmagando todos aqueles que não se curvassem perante a sua vontade, sem dúvida alguma Kuvira foi uma tirana.

Vale lembrar que “A Lenda de Korra” foi uma série que basicamente viveu a sombra de um possível cancelamento durante todas as temporadas, sendo que a primeira termina finalizando todas as pontas soltas, e a segunda deixa apenas uma ponta para ser retomada na possível sequencia.
Algo interessante em todas elas é o impacto que os vilões causaram nesse mundo, onde a história aproveita-se do acontecido para mudar um pouco esse universo, trazendo aquela sensação de “o vilão não estava totalmente errado e os outros personagens perceberam isso”. De fato algo interessante que vi em todos esses vilões foi a deturpação que eles fazem nas ideologias em que eles acreditam.

a11

Amon estava certo em querer uma sociedade mais igual, pois alguns dominadores oprimiam não-dominadores, porém o que o vilão queria fazer era tirar direitos de algumas pessoas, ao invés de dar direitos para outras pessoas. A série absorveu bem isso criando o cargo de presidente da Cidade República na segunda temporada, onde ele deveria cuidar dos direitos de todos.
Unalaq estava certo em querer um mundo equilibrado espiritualmente, pois as pessoas haviam perdido essa conexão espiritual, que era muito importante para aquele universo específico, porém ele usou-se dessa ideologia para conseguir poder sobre as pessoas. A série também absorveu bem isso fazendo com que Korra trouxesse o equilíbrio espiritual de volta e reconectasse o mundo dos humanos com o mundo dos espíritos, trazendo assim a antiga dominação de ar de volta ao mundo.
Zaheer estava certo em querer a liberdade das pessoas, principalmente em Ba Sing Se que vivia sobre a tirania da rainha que fazia o que ela queria e não ligava para o bem estar do povo, porém ele jogou a cidade no Caos o que significou o sofrimento de muitas pessoas. A série aproveitou desse acontecimento para mudar o universo junto com a quarta temporada.
Kuvira estava certa em querer a paz perdida de volta ao reino da Terra, porém ela usou-se dessa ideologia para ganhar poder político e oprimir todos. A série absorveu isso trazendo a democracia para o Reino da Terra, não engoli muito bem que a democracia foi trazida pelo principe que viria a se tornar o Rei da Terra, mas tudo bem.

Considero que de uma certa forma todos os vilões estavam certos, porém seus métodos e suas ambições estavam erradas. Historicamente isso é comum de se ver, pessoas que querem o bem, mas agem de maneira burra, por vezes sujando sua ideologia aos olhos daqueles que estão de fora. Todas esses vilões impuseram sua vontade sobre os demais, e isso não é muito bom.

  • O_Comentarista

    Legal o post, Gariba.

    Agora termine a série de filmes do Stephen King, por favor.

    • Frogwalken

      Faltou a nota pra Legend of Korra em Garibas

      • GaribilboBolseta

        Acho que eu já dei em algum outro post… não lembro haha

    • GaribilboBolseta

      Um dia eu volto hahahaha não to na vibe de Stephen King mais. E um dia eu volto tbm com a ultima parte do meu post do desenho do Hércules… só não sei quando husahusahsuh

      • O_Comentarista

        Gariba começa as coisas e para no meio.

        Que broxante…

    • PCB

      O que a série de posts do Stephen King tinha em comum com A Lenda de Korra? sempre corria o risco de ser cancelada!

      O que a série de posts do Stephen King tinha de diferente de A Lenda de Korra? de fato foi cancelada antes do final!

      • GaribilboBolseta

        MENTIRAAAA EU VOU CONTINUAR SIM

  • Max06

    Eu acho a Lenda de Korra bem mais foda que o Avatar anterior, e uma das razões para eu achar isso são os vilões.

    • Frogwalken

      Pena que o ROMANCE TRANSÉQUEÇOAAAAAAAAAAAL de Korra e Asami que
      podiam ter desenvolvido desde o começo ficou meio que forçado perto do final.

    • GaribilboBolseta

      EU acho que lenda de Korra sofreu bastante por conta da sempre ameaça de cancelamento. Confesso que os vilões de Korra são bem legais, porém os dois primeiros quase não são explorados, já lenda de Aang tivemos 3 vilões, e desculpa mas a Azula só não é mais foda que o Zaheer, que consegue despertar meu espirito ANARQUISTA QUEBRA TUDO POHA!!! hahaha

    • PCB

      Uma coisa que adorei de ver mais em Korra foi a dobra de metal.

  • Curti a série e os vilãozes :)

  • PCB

    Pra mim um dos grandes erros da série foi nunca deixar a personagem crescer muito, tanto em poder (ela é a avatar, caramba!) como em personalidade, sendo sempre a adolescente revoltada. Em contrapartida, criaram bons vilões, mas sempre achei que o potencial da Korra nunca foi bem explorado.

    • GaribilboBolseta

      Concordo com vc em partes, eu achei que a Korra desenvolveu-se sim na série, entretanto não foi aquele que se diz: NOSSA, MAS QUE DESENVOLVIMENTO, mas.. é isso aí haha

      • Thomas, The Pink Lantern

        Eu acho que ela se desenvolveu dentro de um nível mais normal para uma adolescente. Ang se desenvolveu demais para uma criança, chegando a um nível de sabedoria exagerado. Achei legal manterem Kora adolescente.

  • Bob Balburdia

    Um dos melhores pseudo-animes dos últimos tempos.

    Embora que o único outro pseudo-anime que vale mencionar é o A Lenda de Ang.

  • Thomas, The Pink Lantern

    Gente. Esse desenho (não considero Anime) mais maravilhosos da década. Sem exagero.
    Um dos principais motivos de ser tão bom é justamente a qualidade dos personagens, inclusive vilões.
    Sou eterno fã de Kora.

  • PCB

    Ah, só lembrando da melhor coisa dessa série: os episódios fenomenais sobre o primeiro avatar (lá na segunda temporada).

  • Algures Cara de Mais

    A história do Avatar primordial, aquele de fogo que vivia numa aldeia tartaruga daria uma excelente película.