Veja o MEDONHO episódio piloto de Power Rangers!

MightyMorphinPowerRangers

É HORA DE MORFAR!!!

Pois é, negadinha, com o lançamento e consequente sucesso do filme dos Power Rangers, longa que trás os conceitos da primeira temporada numa nova roupagem para toda uma nova geração, a marca dos “Patrulheiros do Poder” está novamente em evidência. No entanto, muita gente não sabe que a série que nós, velhacos, conhecemos, não seria bem do jeito que acabou ficando no final.

Mighty-Morphin-Power-Rangers-Actors

Uma coisa que pouca gente ainda não sebe é que Power Rangers nada mais é que a americanização do super sentai japonês Jyu Ranger, de 1992. Não sabe o que é um super sentai? Super sentai significa “super esquadrão”, e é o nome dado aos tradicionais seriados japoneses que (quase) sempre reúnem cinco integrantes em roupas colantes coloridas, capacetes com “boquinhas”  (nem sempre, mas em sua grande maioria) e que faíscam ao invés de sangrarem quando se machucam. Para os mais velhos, Changeman, Flashman, Maskman e Googgle V  são super sentais.

img1

Acontece que o homem por trás da crianção de Power Rangers, o egípcio Haim Saban, teve a ideia após uma viagem ao japão. A sua ideia era trazer os super sentais para os EUA, adaptar para o “chato e reclamão” público americano, que sempre chia se o filme é legendado ou com gente que não seja caucasiana e de olhinho azul, mas gastando o minimo possível. Para tanto, ele planejou pegar alguns atores e atrizes desconhecidos e que trabalhassem a troco de pão para fazer os personagens em suas “identidades civis” e utilizar as imagens originais japonesas quando eles estivessem devidamente uniformizados. Como eu disse, isso é algo que  POUCA GENTE NÃO SABE. Mas o que muita gente, de fato, não sabe, é que os Power Rangers não seriam como o conhecemos.

Inicialmente planejado para ser lançado em 1990, Power Rangers se chamaria Galaxy Rangers , teria Mark Dacascos como o Ranger Vermelho e a série original a ser utilizada seria Bioman de 1984, um dos sentais mais aclamados porém com um dos visuais mais toscos, como você pode conferir na imagem abaixo.

f57134127c51178c50648417b80d8e08

No entanto as negociações atrasaram e Bioman foi deixado de lado, creio que por suas filmagens e efeitos datados. Foi quando Jyu Ranger, série que acabara de ser terminada no Japão, acabou sendo a escolhida para substitui-la. Existe, aliás, um vídeo no youtube que seria um suposto conceito do que Haim Saban queria originalmente e mostrou para seus executivos. Confere:

Se foi mesmo coisa do senhor Saban, eu não sei, mas sei que dá uma ideia do que seria: nada de adolescentes e com uma pegada mais aproximada dos super sentais originais. Porém, não é deste vídeo que este post se trata, e sim do piloto da série como a conhecemos.

Com 14 minutos, o piloto tem o mesmo título que o episódio oficial ganhou, “Day of Dumpster”. Nele temos MUITAS diferenças do que acabou se tornando o produto final, a começar pela personalidade dos Rangers, aqui muito mais “esquentadinhos” e rebeldes, comprando briga e sem levar desaforo pra casa, muito mais parecidos com o que é visto no novo filme e muito diferentes da turminha de “grupo jovens da igreja” que é visto na série.

Outra diferença é o personagem Skull, feito por um ator diferente, com uns dois metros de altura, mais ameaçador e o líder da dupla Bulk e Skull, ao contrário do que é visto na série. Aliás, o ator que faz o Bulk nesse piloto é o mesmo Paul Schrier da série só que mais “tabacudo”.

Mas a MAIOR DIFERENÇA DE TODAS é com relação a Triny, a Ranger Amarela, aqui feita por uma atriz cujo o nome eu não sei, mas que tem mais jeito de Aisha (substituta da Triny na segunda temporada) do que de Triny. Creio que a mudança que acabou resultando na aquisição da saudosa  Thuy Trang tenha sido o fator “diversidade”, coisa que não existia nos super sentais e Haim Saban queria mostrar.

Vale destacar ainda o Zordon rodando em Windows 95 e o Alpha, que mais parece o Raphael ciborgue dos quadrinhos das Tartarugas Ninja produzidos pela nada gloriosa Image dos anos 90. Sem mais delongas, fira seus olhos com esse show de tosqueirice:

Esse piloto ficou guardado a sete chaves por muitos anos e só viu a luz do dia em um especial de aniversário da série exibido recentemente pela Fox Kids americana. É impressionante ver que os efeitos, que já eram ruins na série original, conseguiram ficar piores, que a direção americana, que já era ruim na série original, conseguiu ficar pior, e que os atroes, que já eram ruins na série original…bem, esses sempre foram ruins.

Enfim, o resto é a história que todos conhecemos: Power Rangers virou fenômeno mundial, fez muita gente que assistia Changeman, Flashman e Maskman matarem a saudade e gostarem por um tempo…até crescerem um pouco e se darem conta que nunca mais veriam super sentais originais com suas histórias mais dramática e, as vezes, muito mais sombrias, sendo exibidos no Brasil outra vez. Pelo menos até o lançamento do filme que está nos cinemas, que chega mais perto deste conceito e consegue entregar um filme bacana, divertido e que deixa o Polvo Aranha a ponto de ter um troço sempre que alguém o elogia.

Até a próxima curiosidade em que eu esbarrar por acidente net afora, pessoal!

  • O_Comentarista

    VR Troopers trabalhou também com o mesmo conceito: atores americanos, mas usando cenas do Metalder e outro metal hero que agora esqueci.

    • hellbolha2

      Spilvan. Ou “Jaspion 2” como foi vendido na época da Manchete.

      • Anubis_Necromancer

        Conceito de VR Troopers seria só de Metaltder com o JDF, e seria chamado de Cybertron, mas infelizmente (ou felizmente) não foi adiante.

        • hellbolha2

          Cacildis! Seria com o Jason David Frank! Essa fogueira ele pulou de costas…

    • Egon-arseface pra preacher

      A saban fez isso com porrada de series como Kamen Rider, o unico caso especial são os Power Rangers que o sucesso foi tanto que a saban convenceu a toei/bandai a filmar cenas após o fim do zyuranger para usarem, tanto que não existem versões japonesas para o Lord Zedd ou o Rito Revolto

      • Anubis_Necromancer

        Na verdade foi por causa que o Dai Ranger (2ª temporada de Power Rangers) lutavam kung Fu e não karate.
        Por isso só aproveitaram os zords e alguns inimigos nela.

        • hellbolha2

          Um baita tiro no pé, na minha opinião fecal. Dai Ranger tem um dos visuais mais bonitos dos Super Sentais sem falar nas coreografias de luta sensacionais!

          • Anubis_Necromancer

            Pois é, afinal se até os atuais eles fazem essa troca de roupa (como no caso de Goseiger para Gokaiger em Super Mega-Force) ficou comum (já que eles trocaram de uniforme para ter novos poderes durante a fase pós-longa).
            Poderiam ter aproveitado isso.
            Mas só o que tivemos foi “Power Rangers 5 Stars” em Super-Megaforce.

          • Egon-arseface pra preacher

            Se eles pensando na ideia que veio temporadas a frente, de que FOR REASONS eles perdiam os poderes e teriam que ir atras de novas fontes e isso justificava as mudanças de roupa/zord seria bem menos vergonha que aquela parte em que eles viram crianças e são substituidos por aliens

        • Egon-arseface pra preacher

          Não anubis, se tu pega primeira temporada tem uns 20 episodios a mais do que o Zyuranger. a segunda e temporada eles fizeram varias edições e adições

          • Anubis_Necromancer

            Eu sei, mas no geral eles não mudaram as roupas pois foi como falei, os estilos eram diferentes, só aproveitando os zords e monstros nas cenas de batalha.
            Para se ter uma ideia tem um episódio que o Bulk e o Skull pegam um calango que vira um monstro gigantes graças ao Zed, só que esse monstro já tinha sido usado na serie anterior, e na hora da porrada eles ficam “cortando” de um lado para o outro e você percebe que em determinado momento ele lança a lingua no megazord só que a corte do troço ao chegar nele, é diferente (de vermelho foi parar roxo).

  • Ainda é melhor que esse último filme que fizeram dos Rangers.

    • Egon-arseface pra preacher

      Nops

  • El LoCoOn

    O horror….. o horror….

  • [Better Call Harvey]

    Acho que a única coisa sensata nessa porra toda é a NASA fazendo merda…

    Os caras chegam em outro planeta (ou lua; ou talvez até foi tudo armado num estudio de tv) descobrem uma reliquia/capsula e ao inves de estudarem a merda e sairem fora. Não os imbecis vão lá mexer como se fossem CRIANÇAS MEXENDO NAS COMPRAS DO MERCADO.

    PORRAAAAAAAA

    Pior que isso só mesmo a NASA da vida real mandando sinais de radio pro universo todo, informando que há algo por aqui atrax de delícia e suco de laranja

    • Egon-arseface pra preacher

      no original ela tá presa em um vaso magico em marte no americano ela foi selada numa lata de lixo e depois jogada na lua

  • El LoCoOn

    …. a mina negra do piloto… não é a Aisha que substituiu a Trini na segunda temporada?!Aquela que teve troca torca de atores?! Ai ó!!

    • Egon-arseface pra preacher

      Teve 2 negras diferentes nessa parte

      • El LoCoOn

        Sim eu sei… a Aisha que chegou a fazer o filme… ai não me lembro o do pq dela sair e entrar uma prima dela no lugar… essa mina ai lembra muito a Aisha,só que com cabelo bem curtinho.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    quem diria. Mark dos Cascos quase foi um Pouer Ranger.

  • PCB

    Em um dos encontrões, os amiches ainda tem que tirar uma foto fazendo essas poses estilo Power Rangers.

  • Cara, essa cena deles se transformando nos dinossauros, que coisa terrível!

  • Cara hauhauha tão tosco que parece legal

  • Porra, ainda dá pra voltar no tempo e fazer o Power Rangers com cara de filme dos 80’s?

  • Pingback: xmt85c4wx5ctwxw3tcerthve56()