Tropas Estelares – Starship Troopers

Não o filme. Você quer saber mais?

09207e3ad57cc4410afaa40fbc23cf74

 

Publicado em 1959 o livro, escrito por Robert A. Heinlein, é repleto de polemicas até hoje. A controvercia cercando esse livro vem já daquela época.

O próprio Heinlein serviu na Marinha, mas foi dispensado por razões médicas, de forma que não chegou a entrar em combate. No entanto ele fez entrevistas com muitos soldados para ter a noção de como se sentia um soldado de infantaria.

É graças a esse livro que existe a imagem do space marine, o fuzileiro espacial, que vai desde Master Chief, passando por Starcraft, Gundam, até chegar ao Adeptus Astarte de Warhammer 40k. E na verdade todo tipo de traje de combate mecanico. É uma influencia direta a uma infinidade de animes.

cover

Uma das maiores acusações de fascismo é a famosa situação dos “Cidadães”. O filme acaba sendo confuso nisso, e cabe ao livro explicar melhor. No sistema da  Federação, apenas aqueles que serviram podem ser cidadães plenos. A impressão que passa é que os demais não teriam direitos. Bem isso está errado. A diferença primordial é que os cidadães podem votar e fica basicamente nisso. Se alguem se lembra, a familia do Rico é, desculpem, muito rica, dona de empresas e tal. Comparações com regimes facistas como nazismo e outras não duram a uma análise rasa.

Na verdade, eles parecem viver mais por “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” já que é explicado que, um Cidadão recebe uma pena mais pesada que um civil, até oito vezes maior, se for um oficial. E falando nos oficiais, num combate, todos vão, até o mais graduado general.

maxresdefault

É curioso pensar que o filme é realmente uma inversão do livro. Se no livro, são discutidos os méritos do sistema da Federação e como os militares, dispostos a se sacrificarem, são os responsáveis por manter o sistema politico que substituiu as corruptas democracias que causaram o Caos. O filme vai para o lado da sátira desses valores. O problema é que a sátira ficou muito sutil e acabou recebendo a pecha de “propaganda fascista”.

O protagonista do livro é John “Johnny” Rico e mostra seu ponto de vista desde seu ultimo ano na escola, o momento que toma a decisão de se alistar no serviço militar e posteriormente a guerra contra a espécie alienigena conhecida como Aracnídeos.

Vamos então, apontar algumas diferenças, sem ser muito espoilerento.

Os trajes. Esqueça aquelas ondas de soldados avançando com pouca proteção. A Infantaria Móvel é muito menor e muito melhor. Cada soldado que usa/pilota o Traje Mecanizado poderia acabar com um pelotão de tanques atuais sem maiores problemas. Pense na armadura do Homem de Ferro, porém maior e realmente usada para acabar com o dia de alguem. Eles são tão fodas que os Marines lutam afastados quase dois quilometros uns dos outros, e apenas a unidade do Rico, os Rudes (Roughnecks) bastaria para subjugar um planeta. Se os inimigos não fossem os Insetos.

starship-troopers-e1290464999503

Outra é a presença da Unidade K9. Os Calebs são algo como cães geneticamente modificados para terem uma alta inteligencia e vinculados a um soldado. O vinculo é tão profundo que, se o humano morre, o Caleb é eutanizado. Se o contrário ocorre, o soldado fica sedado por semanas e eventualmente recolocado em outra função, se conseguir.

Há outras especies de alienigenas, e são, assim como os Aracnídeos, bem diferentes do filme. A Federação tem alianças com algumas delas e todas são mostradas como possuidoras de cultura, ao contrário dos ferais insetos do filme.

As divisões entre sexos. Na Federação, mulheres são alistadas na Marinha, ou seja, pilotam as naves. Isso é principalmente por causa do melhor senso de equilibrio.

fa1a415f7e2740545aaefaf554919f20

O treinamento também é mais detalhado e muito mais infernal. Também se mostra que, a partir de um certo ponto, é preciso muito estudo pra se tornar oficial, no filme Rico vai subindo de posto conforme seus oficiais morrem. Esse tipo de “promoção de campanha” existe, mas as vezes é temporária, até o cara mostrar que merece.

Junto com as polemicas sem fim, houveram muitas obras, tanto adaptações quanto continuações sobre Tropas Estelares. Em 1988, foram lançados seis OVAs chamados Uchū no Senshi, que se afastam do material original tanto quanto o filme, na verdade. Mas pelo menos os Trajes estão ali. No Tubo é possivel de encontrar.

ovapowersuit

O filme teve continuações um tanto mais fiéis, mas a melhor seria a série animada Roughnecks: Starship Troopers Chronicles, que chegou a passar aqui, teve apenas uma temporada, principalmente porque não era infantil o bastante.

Outro bom também é mais recente, o curta Starship Troopers: Invasion, dirigido por Shinji Aramaki, um veterano dos animes com trajes de combate.

Enfim, Heinlein é a segunda parte da Trindade da ficção cientifica, junto com Azimov e Artur C. Clark. E a edição da editora Aleph tem uma entrevista com dois autores de uma biografia de Heinlein, que ajuda bastante a entender o sujeito, as condições em que o livro foi escrito e rever bobeiras que foram escritas e ditas sobre esse cara e Tropas Estelares por pessoas que, quando muito, viram o filme.

450px-whatiplayed_starship_troopers

 

Por sinal, o diretor Paul Verhoeven admitiu só ter lido os primeiros capitulos do livro.

tropas-estelares-rober-heinlein

  • O_Comentarista

    Eu curti o filme.

    Gostei da parte que tanto homens quantos mulheres na infantaria tomavam banho juntos, o bordão “eu faço minha parte” e o fato dos insetos terem destruído a Argentina.

    • Edalmir Biscaia Das Neto

      Melhor futuro distopico

    • Frogwalken

      Foi justamente a cena de BANHO que me chamou atenção pro filme na época do lançamento! =D

      • Anubis_Necromancer

        Diziam que aquela soldado que era capturada, seria mostrada sendo estuprada pelos aracnideos.
        Mas nunca passou/fizeram essa parte.

        • Frogwalken

          No lugar mostraram o mala do filme tomando UMA GARRADA NOKU! Aquilo deve ter doído! =D

          E o bicho com boquinha de cu!

        • Bob Balburdia

          parece um boato criado po algum doente mental da internet. Duvido que o diretor tenha planejado isso.
          Já se fosse o Snyder que dirigisse…

          • Anubis_Necromancer

            Sabe que o Verouven é meio doente.
            Mesmo que ficasse meio-censurado, poderia até rolar, já que os bichos matam geral, não levam pra casa.

          • Bob Balburdia

            Pensando bem, o Verhoven tem uma mão pesada mesmo…
            O próprio filme mostra isso.

    • Esqueceu do VIOLINO ELÉTRICO
      https://youtu.be/kjD62r9einQ

      • Egon-arseface pra preacher

        E o alien final tem forma de CU

        • De cu não, de CUZÃO

        • Anubis_Necromancer

          Na verdade sempre vi como um bucetão

  • Nunca vi o filme, nem li o livro, mas vou correr atrás desses dois agora.

    • O Impronunciável Zweist

      Os dois são legais, por razões diferentes.

    • Cranium of Endless Wrath

      Huguinho, veja o filme primeiro.

      ai depois assista a serie de TV, se tiver sorte o torresmo com todos os EPS em DVD rip dublado deve estar Up em algum lugar, e por ultimo o livro.

      e esqueça o OVA feito pelo tomino, é ruim que doi e o filme 3d chega a ser menos pior

  • Frogwalken

    A Unidade dos Pescoços Duros é DUREZA pro Super do zzzZnyder! ( RÁ! )

  • Egon-arseface pra preacher

    Se sabe porque o filme é diferente né? o vãorover achou o livrou chato pra caralho e decidiu melhorar com o filme.

    Só não digo que conseguiu porque não tive tempo de ler o livro

  • Anubis_Necromancer

    Lembro bem do filme, ainda mais da parte que o companheiro do Rico leva o tirombaço na cara.

    Uma pena que a sociedade na pelicula seja muito pouca descrita.
    Aguardando um remake dele, com maior detalhamento.

  • Cranium of Endless Wrath

    Porra zweist, se esqueceu da Serie De TV que o proprio verhoeven fez, e que ficou melhor do que o Todos os filmes feitos ate hoje

    serie ganhou premio e tudo, e fora fiel ao livro.

    • Cranium of Endless Wrath

      e a serie inteira fora dublada aqui no BR, todos os EPS foram dublados

      e terminou no mesmo ponto do Livro, a batalha final entre os Humanos e os Insetos, so que dessa vez, a batalha seria na terra

      a serie expandiu e muito a lore dos insetos, que eles eram sim uma raça bem mais antiga do que a humanidade

    • Cranium of Endless Wrath

      Errey, agora que vi que ta no post :)

  • Bob Balburdia

    Eu achava estranho no filme as roupas que não protegiam e as armas que não eram lá muito eficientes. E pior aida era os caras toamndo um couro dos insetos e ainda querendo voltar depois.

  • Edalmir Biscaia Das Neto

    Tem planos pra um filme mais fiel disso? Na era Trumpisca que vivemos ia vender feito água.

  • Pingback: 3tnxyc3ut5x45wmtcy5454tnc3c()