Top Gun

 

Só pela vibe creio. O filme grita “anos 80” muito alto, talvez por causa do barulho dos jatos.

fft107_mf5017724

Vamos a historia. Se é que alguém precisa disso.

Maverick (Tom Cruz) é um piloto da marinha americana que acaba se envolvendo em um incidente com um MiG e por ser um sujeito talentoso mas indisciplinado.

É possivel fazer essa merda. Claro, a cauda do avião pode bater e tals, mas talvez valha a pena.

É possivel fazer essa merda. Claro, a cauda do avião pode bater e tals, mas talvez valha a pena.

Ele e seu co-piloto, Goose (não é exatamente co-piloto, a tarefa dele é ficar de olho no radar e nos sistemas do avião) são enviados para a Navy Fighter Weapons School  conhecida como TOPGUN. O objetivo do programa é diminuir a dependência dos pilotos (Aviadores. O pessoal da marinha faz questão de serem chamados assim, não de pilotos)  americanos de misseis, os ensinando a voar mais agressivamente e próximos, usando mais as metralhadoras e canhões, em resumo, a arte quase esquecida do dogfighting.

TopGun_047Pyxurz

Lá eles encontram outros aviadores e blábláblá, Maverick se envolve com uma instrutora e iada iada iada, Goose morre, lições de moral e coisa e tals.

Sério, na maioria das vezes que assisti, era isso que via na tela em boa parte do filme.

burnin2

 

Mas em outros momentos, os aviões voavam.

comment_8np7BzTK4jknGlqFjjPeZ1HiajmWCX9M

Há duas razões para o voo no filme. As sessões de treinamento da Academia e, no final, o combate contra os russos. Não fica explicito, mas é bastante claro contra quem eles estão lutando. Alguns teorizam que fosse o Yemen, que comprava jatos russos na época.

Na verdade, esse tipo de conflito aconteceu uma vez ou outra e ameaçou esquentar a guerra fria.

f14-photo-vf213-16xl

As descrições dos aviões e das técnicas de combate eram bastante realistas e refletiam o conhecimento dos gringos quanto a aviação soviética. Tanto que os instrutores da Academia usavam F-5 para simular os MiG russos, já que seriam o mais próximo possível daqueles aviões. Na verdade, a Marinha tinha MiGs verdadeiros para treinar na época, mas isso era informação secreta e não dava pra colocar num filme.

O F-14 Tomcat é principalmente um interceptador, e eles iriam combater o ágil MiG, então tinham que estar preparados para isso.

A US Navy (USN) F-14D Tomcat standard fleet fighter aircraft (Aircraft number 100), Fighter Squadron 31 (VF-31, ÒTomcattersÓ), makes a near-supersonic low-level fly-by above the USN Nimitz Class Aircraft Carrier, USS THEODORE ROOSEVELT (CVN 71), while the USS ROOSEVELT is participating in a Joint Task Force Exercise (JTFEX) with the USN Nimitz Class Aircraft Carrier, USS DWIGHT D. EISENHOWER (CVN 69) in the Atlantic Ocean (AOC).

Foi com certeza a mais eficiente forma de propaganda de alistamento já feita. Pesquisas feitas indicam que 89,7% dos moleques que viram esse filme alimentaram desejos de se alistarem e voarem em um F-14. Outros 9,1% estavam ocupados com suas coleções de Meu Pequeno Pônei.

 

 e dizem que teve um jogo de vólei no filme, achei as imagens inadequadas mas coloco essa no lugar.

e dizem que teve um jogo de vólei no filme, achei as imagens inadequadas mas coloco essa no lugar.

Afora isso, houveram varios jogos com o nome do filme. Os dois primeiros são obras da podridão que saíram no NES. Um deles, muito mais recente é Top Gun: Hard Lock que na verdade é muito bom, mas ainda está muito na esteira do jato de Ace Combat.

topgun hard lock

Agora, os melhores jogos de Top Gun, não saíram com esse nome e sim eram chamados de After Burner, da gloriosa época dos arcades da Sega. Sem menosprezar os ótimos ports para o Megadrive.

10971-After_Burner_(Japan)-2

Atualmente o F-14 está aposentado desde 2006 (ele é da década de 1970) substituido pelo F-18. Não é algo que está agradando todo mundo, sendo que o F-18 é bastante criticado, mas a aposentadoria do velho F-14 teria que vir uma hora ou outra. Uma pena, já que é um aviões mais legais já feitos, com uma linda e agressiva aparencia. Ele é tão legal que é a base óbvia do glorioso VF – 1, o Valkyrie do anime Macross.

209283__robotech_p

 

Está rolando um boato do inicio da produção de uma continuação, o que, dada a atual conjunção do cinema buscando a salvação nos anos 80, é bastante provável. Não importa se eles vão trazer o Thomas Cruz, ou  conseguir fazer o Val Kilmer caber em um avião, não parece que irão usar o F-14. Então, para mim, parte da vibe vai ejetar e quebrar a cabeça na decolagem.

Zweist
29/03/2016
  • Thomas, The Pink Lantern

    “Foi com certeza a mais eficiente forma de propaganda de alistamento já
    feita. Pesquisas feitas indicam que 89,7% dos moleques que viram esse
    filme alimentaram desejos de se alistarem e voarem em um F-14. Outros
    9,1% estavam ocupados com suas coleções de Meu Pequeno Pônei.”
    Cara… e como fica quem faz parte das duas estatísticas?

    • O Impronunciável Zweist

      São o 1,2% da curva.

    • O_Comentarista

      Ficariam nos 1,2% restantes…

  • Prefiro Top Gang.

    • O_Comentarista

      [2]

    • Max06

      7bi prefere

    • Que merda, vou ter que concordar contigo!

  • Max06

    Mudando de assunto.
    Em um post passado eu estava conversando com o “Frogwalken” sobre o retorno do mangá D.Gray man, e não é que anunciaram um novo anime. Que loucura!!! D.Gray man foi sendo chutado de revista pra revista, vendia pouco, as publicações eram irregulares e passou mais de 2 anos em hiatus, seria a última coisa do mundo ganhar um novo anime. Se bem que eu pensava que Durarara nunca seria concluído nas telinhas e acabou ganhando “3” novas temporadas, quem sabe um dia sai outra animação de Baccano e/ou Rokka no yuusha.
    “Mantenha viva a esperança” CARUSO, Joey.

    • Frogwalken

      Deve ser só um Especial porque se for uma série nova, vish!

    • Frogwalken

      Não é que era verdade saporra! =D

      Lenalee sua TCHUTCHUCA! ♥

  • Frogwalken

    Musica foda e que por acaso também é do Kenny Loggins essas aqui:

  • Anubis_Necromancer

    Macross e Top Gun, duas coisa que não se separam nunca^^

    Os boatos da sequencia é que agora eles iriam contra-atacar com drones, numa referencia quase direta a nova tecnologia.

  • Bob Balburdia

    After Burner era legal. Apesar de que a única coisa que eu conseguia fazer no jogo era explodir.

  • Se conseguirem fazer com que o Val Kilmer caiba no cockpit o filme vai ser um sucesso só por este feito!