Thin Lizzy – Live and Dangerous

Agora as coisas se complicam.Thin-Lizzy-Live-And-Dangerous

Mas antes da treta em si, um pouco da história da banda. Formada em 1969 pelo baixista Phil Lynott na cidade de Dublin, o Thinn Lizzy é uma das mais famosas bandas de hard rock dos anos 70. Em 1976 a banda ganha fama mundial ao lançar seu sexto álbum de estúdio, Jailbreak, que possui no seu setlist clássicos como Cowboy Song, The Boys Are Back In Town e a música que dá nome ao disco. Após o lançamento do seu oitavo disco de estúdio, Bad Reputation, em 1978, é lançado o seu primeiro registro ao vivo, Live and Dangerous, ainda no mesmo ano.

Contendo 17 faixas no total, o disco tem o que de melhor a banda havia produzido nos seus nove anos de atividade, um verdadeiro desfile de clássicos. Entre as faixas, destaco Emerald, Dancing In The Moonlight, The Boys Are Back In Town, Dont Believe In A Word e The Rocker, mas não por serem superiores às demais, é simplesmente por gosto.

Só que tem um ligeiro problema. Lembra do que disse anteriormente nessa coluna sobre overdubs? Aquele truque maroto de regravar partes em estúdio pra retocar uma gravação ao vivo? Pois é, nesse caso aqui acabaram errando a mão, e bem feio.

De acordo com pessoas que participaram da produção do disco, o mesmo sofreu sérias alterações em estúdio. Com exceção da bateria, o disco todo foi rearranjado. As linhas de baixo foram feitas em estúdio, assim com quase todo o vocal de Phil Lynott, algumas partes das guitarras e, na minha opinião a coisa mais bizarra que eu já ouvi falar: os backing vocals foram totalmente refeitos em estúdio pelo próprio Phil Lynott! Onde diabos alguém já viu um cara que consegue cantar e fazer o backing vocal ao vivo!

Após essa maquiada toda, dizem que apenas 25% do que você ouve no disco é realmente ao vivo. Um fato realmente lamentável, já que o disco é realmente incrível devido às músicas presentes, mas depois dessa revelação o mesmo perdeu muito do seu brilho pra mim.

Mesmo assim ainda vale uma conferida, Thin Lizzy é espetacular de qualquer maneira. Uma das minhas bandas favoritas e a prova de que U2 não é o que tem de melhor na música da Irlanda nem de longe!

Thin_Lizzy-1983

  • O_Comentarista

    Tá aí uma banda muito louca que pouca gente curte.

  • Evandro Loco

    Banda foda!

  • Luiz Felipe Oliveira Champloni

    Infelizmente, quase todo álbum ao vivo passa por essas recauchutadas em estúdio pra poder ser considerado audível. É impossibru um artista ou uma banda acertarem 100% numa noite, assim como a equipe que capta os sons (principalmente).

    No mais, esse álbum é fantástico de qualquer forma!

  • Thin Lizzy, dou moral.