Summer Games Done Quick 2014, SDA e a magia do Speedrun

SGDQ

Aproveitando pra falar de um monte de coisa em um post só!!! \o/

Faaaaaaaala, galera. Vou falar tudo o que tá no título ali, parte por parte pra ficar mais de boa pra entender e tudo mais.

Ultimamente, ando muito na vibe de assistir uns speedruns. Sabe o que é isso? Não? É, simplesmente, o ato de finalizar um jogo da forma mais rápida possível. Existem diversas categorias pra isso, como fazer 100% de um jogo, zerar com qualquer porcentagem (que geralmente envolve o uso de glitches e tudo mais) e até o uso de ferramentas externas pra facilitar e ampliar ainda mais o resultado obtido (conhecido como TAS – Tool Assisted Speedrun, que eu particularmente não gosto muito).

O TWITCH.TV (como eu já CITEI AQUI) é a principal plataforma de transmissão desses eventos, em que diversas pessoas acompanham em tempo real o seu progresso. Muitas vezes, ao assistir, vai ser frustrante, já que o streamer pode estar se preparando para fazer uma transmissão com o intuito de quebrar recordes, o que pode garantir milhares de reinicializações no jogo e contador de tempo. De certa forma, isso é incrível, mas entendo a questão de demorar DEMAIS pra conseguir iniciar a corrida mesmo… e nesse caso, sempre existe o Youtube, que sempre tem videos mais sucintos e diretos, tirado diretamente das transmissões ao vivo.

Enfim, o speedrun une um monte de conceitos que eu adoro num jogo de videogame, talvez seja por isso que eu goste tanto dessas ideias. A principal parte é poder jogar e re-jogar infinitamente um jogo que você ama e se identifica, aumentando sua vida útil e, principalmente, te divertindo. Depois, existe o fato de que você sempre estará se aperfeiçoando para fazer o que for no menor tempo possível, ou seja, demandará uma mudança de perspectiva (seja APENAS no jogo ou seja por pesquisas externas) para tal. Também vemos, frequentemente, o uso de bugs e glitches para acelerar o processo, algo que eu particularmente adoro.

E nisso chegamos ao SDA. Speed Demos Archive é uma espécie de rede social dos speedruns. Nele temos uma base de dados muito ampla de diversas corridas. Os videos são submetidos por usuários e a própria comunidade avalia a autenticidade e qualidade das transmissões, visto a sua vasta experiências sobre os mais diversos jogos. SDA existe desde 1998, mas só a partir de 2009 passou a incluir diversos jogos, nesse modelo que acabei de falar acima. Em 14 d Janeiro foram catalogados 955 jogos diferentes, com diversos videos cada… e esse número só deve crescer mais e mais com o passar do tempo.

SDA também promove alguns eventos para caridade. E é aí que entra o Summer Games Done Quick 2014. SGDQ (ou Jogos de Verão Terminados Rapidamente em tradução mais do que livre) é um desses, já que também temos o Awesome Games Done Quick (que ocorre durante o período de inverno americano, ao contrário do anterior que é transmitido no verão).

Esses eventos tem o intuito de arrecadar fundos que serão doados para o combate ao câncer, e é realizado pela ONG Medecins Sans Frontiers (ou Doctor Without Borders ou, ainda, Médicos Sem Fronteiras). Uma ação lindíssima e incrívelmente foda.  As doações são realizadas por Paypal e as pessoas concorrem a prêmios e podem deixar diversas mensagens que são lidas durante as transmissões, tudo como forma de incentivar mais (como se fosse necessário) as contribuições. No final do post deixarei todos os links referente aos assuntos.

Os valores conquistados vão aumentando a cada transmissão, indo de 10 mil dólares até a incrível marca de 1 milhão e 31 mil dólares no AGDQ 2014 (que é mais do que a soma dos 8 eventos anteriores combinados). PUTA QUE PARIU, QUE LINDEZA!!!!!! Acredita-se que o evento desse ano (que está ocorrendo) deve superar essa marca. E ficamos na torcida para que supere mesmo…. e com folga.

E é isso, um monte de coisa num post só, culminando em uma das ações mais legais de todos os tempos. E abaixo estarão os diversos links pra coisas importantes e/ou interessantes.

– Se você quer assistir ao evento, pode CLICAR AQUI (Perfil do Twitch do SDA) ou AQUI (site do SDA que contém a mesma transmissão).

– Se você quer visualizar o calendário de transmissões, pode CLICAR AQUI (com horário já convertido para o fuso local).

– Tem alguma dúvida sobre as transmissões ou projeto? CLIQUE AQUI para ir para o FAQ oficial.

– Se quiser ver o valor total das doações, é só ENTRAR AQUI.

– Caso queira assistir as transmissões anteriores e todos os seus jogos, VEJA AQUI o canal do Youtube do SDA.

– E por último, se quiser informações mais completas sobre o que falei aqui, tente esses artigos (em inglês) do Wikipedia: AQUI PARA SPEEDRUN e AQUI PARA O SPEED DEMOS ARCHIVE.

– E se tiver a intenção de acompanhar speedruns ao vivo, ESSE SITE faz uma compilação de todas as corridas (cadastradas) que estão ocorrendo.

Abraços, galera! S2

  • O_Comentarista

    Fazer speedrun de sandbox é foda.

  • Assisti o do Earthworm Jim agora a pouco, muito foda!
    Ótimo post!

  • OeunucO

    O maluco jogando Contra fez pacto

    • Anubis_Necromancer

      Com certeza. Tentei ainda agora e to enferrujado pra caralho… Morri na fase da moto XD

    • O filha da mãe ainda fica se matando no final pra gastar as vidas só de zoas!
      :(

  • O Impronunciável Zweist

    15 minutos pra zerar Contra no hard. Eu levei uns 40 no médio. O cara masteriza muito.

    • cgui

      a ideia era que o pessoal prestasse mais atenção na ação (QUE É FUDIDA) do que nos speed runs