Star Trek Discovery deve estar uma bosta – e a culpa é sua

star-trek-discovery

Como voce pôde seu filha da puta? Eu sabia que você era um lixo, mas nunca pensei que fosse um aterro sanitário desse tamanho.

Por sua culpa, Star Trek Discovery, a vindoura nova série da franquia está tendo uma produção conturbada, com menos episodios do que o pretendido e muitos mais problemas.

Tudo porque você não pode aceitar a presença de uma mulher na ponte de comando. E a presença de muitas pessoas não brancas. Você é o pior tipo de pessoa e está do lado errado da História.

É mais ou menos essa a narrativa que a Paramount e a CBS estão usando pra justificar a recepção negativa de Star Trek Discovery.

O bizarro é que, justamente os fãs de Star Trek estão levando essa culpa nas costas. Nunca houve nada mais inclusivo e igualitário que Star Trek, desde sempre. Uma mulher na ponte de comando? Um russo simpático em plena Guerra Fria? Primeiro beijo inter racial da TV? Contestação a religião/politica/sejaláoquefor?

Uhura pode querer fazer alguns exames depois.

Uhura pode querer fazer alguns exames depois.

Star Trek sempre fez isso e nunca teve problemas com seus fãs. Mas agora, com a recepção extremamente negativa do trailer de Star Trek Discovery, passou a ser culpa deles, por não aceitarem mulheres no comando.

Star Trek vive num limbo jurídico tão grande quanto o espaço. Seus direitos de uma coisa estão com a CBS, de outra com a Paramount, de outra com sei lá quem. Isso gera uma bagunça descomunal e complexa demais para ser explicada aqui. Mas acreditem, é um samba do crioulo doido absolutamente insano. Podem procurar.

Mas algo pode ser simplificado. Existem duas linhas do tempo em Star Trek. A chamada Prime é a original, onde as séries até agora estavam, Clássica, Nova Geração, Voyager, por ai vai. E a chamada Kelvin, que começou com o filme do J.J. Abrahams. O nome “Kelvin” se refere à nave do pai do futuro capitão Kirk, USS Kelvin, cuja destruição pela nave Romulana do futuro, Narada, começou a divergência das linhas do tempo.

"V-v-Viagem no tempo é idiotice Morty! Só paradoxos e besteiras semi cientificas!"

“V-v-Viagem no tempo é idiotice Morty! Só paradoxos e besteiras semi cientificas!”

Pois bem, durante parte da divulgação, foi afirmado que a nova série se passaria na linha do tempo Prime. Animação dos fãs mais hardcores. Só que as coisas começaram a degringolar quando mais detalhes começaram a aparecer. Se passaria antes da série Clássica, entre a série Enterprise e a Clássica. O pessoal já começou a olhar estranho, meio saturados de prequels. Mas ok. Beneficio da duvida e animação de uma nova série ainda.

E ai veio o trailer.

O fato é que os fãs odiaram as mudanças feitas. Desde o visual dos Klingons, a estética das pontes de comando e as mudanças no canone, principalmente se considerar a afirmação que a historia seria na Prime Timeline. Como a inclusão da até hoje inexistente irmã adotiva humana do Spock. Ou os klingons esquisitos.

Essas foram as coisas criticadas. Essas mudanças feitas não por razões criativas, mas por complexas razões juridicas. Só que as produtoras resolveram gritar “Intolerancia!” e os sites de noticias fizeram eco à isso.

klingons-star-trek-discovery

Não é algo tão novo porém, e nem um caso isolado.

Um dos nossos leitores mais recalcitrantes, e voces logo adivinham quem, esteve numa pequena briga com Dan Slott. Tomou um block e talvez poderia ser pior.

Todos rimos e fazemos piadas, é merecido até. Mas também é conhecido que Slott é um babaca extremo com qualquer um que critique seu trabalho. Distribui blocks como se fossem acabar amanhã. E não é o unico, em particular na Marvel, cujo corpo editorial parece todo disposto a atacar seus fãs. Quase todo o Twitter de Nick Spencer é ele atacando seus criticos e demais pessoas que discordam dele.

dan-slott-stalks-girl-twitter

O que nos leva ao Milkshake.

Recentemente, Heather Antos, editora da Marvel foi tomar um milkshake com colegas de trabalho e postou uma foto. Então os replies que recebeu a convenceram, e a outras pessoas, do nivel de misoginia que há no fandom de quadrinhos.

É meu costume buscar ver mais de um lado de um assunto antes de emitir uma opinião ou julgamento, então fui atrás do assédio. E encontrei isso:

gbPIoY1

 

Só isso. Esse foi todo o assedio inicial. Certamente alguns são bem escrotos. Mas assédio? Ameaça de estupro? Nada disso está ali. Houve mais depois, aí sim no nivel de escrotidão, mas nesse ponto já eram reações justamente ao que estava acontecendo. Um ataque maciço aos fãs. Basta ver os grandes sites sobre o assunto. Bleeding Cool, Newsarama, Mary Sue, entre vários outros, podem escolher.

Eles simplesmente resolveram afirmar, em oníssono, que os fãs são filhasdasputa misóginos, “man babies” que vivem no porão de suas mães.

Não estou dizendo que não existam cusões, ou trolls por aí. Diabos, eu mesmo ajo assim as vezes. Mas certamente não são a grande maioria que os sites pintaram ser na ocasião.

Pra quem não sabe, ou lembra, Gamergate começou exatamente da mesma forma.

ac2

Por que praticamente nunca, se é que se ouve, algo assim vindo do editorial da DC? Será porque a editora não fica contratando gente que está sempre com duas pedras na mão contra criticas?

Não dá pra pensar que boa parte dessa atitude defensiva venha do simples fato de que, bem, boa parte dessa gente não tem capacitação para estar ali. Foram contratados por postagens no Twitter. E não estou exagerando nessa ultima parte. Onde está Ann Nocenti? Louise Simonson? Bobbi Chase? Dica: não estão na editora que começa com M.

É Ghostbusters 2016 de novo. Culpe os fãs. Baixas vendas da Marvel. Culpe os reaças. Culpe Trump. Nunca é culpa deles mesmos, os produtores do conteudo.

Há pessoas que realmente vivem pelos ensinamentos de Homer Simpson.

Há pessoas que realmente vivem pelos ensinamentos de Homer Simpson.

Falando na DC novamente. Voces sabem por que a atual fase, ainda que não esteja só produzindo ouro, está indo muito bem, numa estrada suave? Porque algum tempo atrás, alguém lá chegou a conclusão que haviam errado. E começaram a trabalhar para corrigir isso.

Ninguem na Marvel ou na Paramount tem esse nivel de auto analise. Não. Eles culpam vocês.

  • O Imatável Polvo Aranha

    Então a culpa é minha que não aceito inclusão, e não do estúdio que tá fazendo merda? Beleza, tava cagando pra essa série mesmo.

    E quem é esse leitor que tomou block do Slott? Eu só fui banido duma comunidade, mas até hoje posso acessar o twitter do puto se quiser.

  • O Imatável Polvo Aranha

    Excelente post, Zweist. Tudo bem que exista lixo como eu espalhado pelo mundo, mas nem todo mundo é igual à mim… fora que eu não sou tão misógino e racista quanto esse pessoal dá a entender que eu sou.

  • O_Comentarista

    Toda a situação acima lembra um vídeo q vi do Leandro Karnal ao falar que a internet é maravilhosa, mas tb deu voz aos podres com suas idéias retrógradas.

    E se vc discorda de alguém, mesmo vc tendo razão, já te taxam de algum ista…

    • Frogwalken

      ” já te taxam de algum ista… “

      Você é um grandessíssimo COMENTARISTA! =P

  • Frogwalken

    Excelente texto Zweist e lembrando que na DC já ocorreram uns ” CAUSOS ” como a homenagem de A Piada Mortal pelo Rafa Alburquerqudfsdlfksdfhj EEEEEEEEEEEEEY MACARENA!

    http://www.universohq.com/noticias/capa-de-rafael-albuquerque-para-batgirl-41-causa-polemica-e-cancelada/

    E mais atualmente ( ou nem tanto assim ) a TETINHA do Greg ” Bucha ” Rucka com Frank ” Aprende a Desenhar Robbi Rodriguez ” Cho

    http://www.hqfan.com.br/2016/07/greg-rucka-briga-com-frank-cho-e-apos.html

    E sobre Star Trek, tem também o lance do George Takei nem um pouco feliz pelo Sulu ser gay em Star Trek TIM Sem Fronteiras

    http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-122796/

    • O Imatável Polvo Aranha

      A capa do Albuquerque ficou ótima e não fez nada explícito, o Bucha é outro babaca que adora uma treta e essa história do Takei me fez rir muito, pois os SJWs tomaram no cu querendo homenagear o cara e ele odiou cagarem o personagem dele.

      • Frogwalken

        E eu nem mencionei as tentativas frustradas de Politizarem Corretamente a Vampirella…

        • O Imatável Polvo Aranha

          Ou de cobrir o corpo do Red Sonja…

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Ann Nocenti, Louise Simonson e Bobbi Chase eram mulheres?? MINHA VIDA É UMA MENTIRA!!

    E sim, hoje em dia todo mundo quer ser crítico, mas ninguém aceita crítica.

  • Rogério Olivieri

    Ótimo texto! Descreve muito bem o “zeitgest” de parte das grandes produtoras de conteúdo cultural que sempre que fazem cagadas com o material que possuem e com isso acabam perdendo dividendos, usam o expediente ” a culpa é dos fãs, racistas, misógenos, islamofóbicos, antiprogressistas, medievais, losers, etc, etc… Sendo que são esses fãs (nós) que pagamos as contas dessa gente deslumbrada e extremamente ególatra quando consumimos seus produtos. Essa atitude, aliada à péssima fase criativa, foi o que me fez boicotar quase todo material atual da Marvel Comics, exceto por Justiceiro e Demolidor. E estou muito feliz por essa decisão. Também não tenho nenhum interesse nessa nova série de Star Trek, pois já imagino como será o conteúdo “lacrador” desse novo produto/panfleto que eles estão tão animados em lançar. Prefiro o Kirk barriguinha, com o careca mal humorado e o dono do cachorro viciado em queijo.

  • Pingback: » The Orville – Star Trek como deve ser feito()