Space Runaway Ideon

Maquinaria das antigas.

Space-Runaway-Ideon

Space Runaway Ideon é uma série criada pelo lendário diretor Yoshiyuki Tomino, logo após Mobile Suit Gundam.

A historia segue o combate entre dois grupos de pessoas. Os protagonistas são os colonos do planeta Solo, que encontraram imensos e misteriosos veículos em ruínas arqueológicas. Eles parecem uns caminhões gigantescos e embora avançados, são compreensíveis aos colonos. Seus adversários são os alienígenas do clã Buff. Ambos os grupos clamam ser humanos e assim parece ser,  podem ser de ramos humanos separados há muito tempo, semelhantes, mas com diferenças culturais importantes.

ideon14

No primeiro episodio é até citado um tradutor, usado pelos Buff. Mas foi esquecido ou se tornou padrão, pois a diferença de linguagem não é mais mencionada. E é justamente uma diferença cultural, junto com desconfiança mútua que inicia as agressões.

Os três caminhões tem capacidade de vôo e os colonos instalam armamentos como lançadores de mísseis e plataformas anti-aéreas. E principalmente, podem se combinar para formar o baita mecha imenso, Ideon. É interessante notar que o Ideon em alguns momentos mais parece uma fortaleza, ou plataforma de combate do que necessariamente um robô, devido ao grande numero de armamento instalado.

 

1980ideon (1)

 

Pilotando os caminhões (que podem, mais tarde, virar aviões para melhor desempenho aéreo) estão Vinnie  Cosmo, com seu afro vermelho foda, a esquentada Kasha e Deck. Outros personagens de destaque, entre os colonos são a cientista intolerante Sheryl e o líder do que sobrou dos militares, Bes, o lider de fato dos sobreviventes. E umas crianças que felizmente não enchem muito o saco nem são prodígios.

 

space-runaway-ideon-09

Entre o clã Buff estão Karala, uma importante nobre, feita prisioneira dos colonos por acaso e por essa razão os Buff não atacam com força total, Gije, um dos líderes militares e seu Starscream particular, o traiçoeiro e útil Damido.

Os Buff aniquilam as cidades dos colonos, e os sobreviventes do terceiro grupo de colonização, algumas centenas talvez, se abrigam em uma outra descoberta arqueológica, chamada  Solo Ship, com a qual escapam do planeta e resistem aos ataques dos Buff. O clã Buff por sua vez foi para Solo atrás da lenda de Ide, uma fonte de energia inesgotável e acabam achando os colonos escavando os veículos, no planeta onde as lendas dos Buff afirmam estar o Ide. O robô, Ideon é chamado por eles de Deus Gigante e é uma máquina com poder para merecer o nome.

3352865-ideon

Como se tornou padrão nas obras de Tomino as linhas entre heróis e vilões são um tanto quanto embaçadas.

E há um motivo para o diretor ser chamado de  Yoshiyuki “Mate todos eles” Tomino. A série tem uma taxa de mortalidade que faz Game of Thrones parecer Snoopy. E foi inspiração de outro malucão, Hideaki Anno, criador de Evangelion. Segundo Anno, Ideon foi a primeira inspiração para Evangelion. A segunda foi Devilman. Putz!

Vou jogar a real agora. Ideon não é o melhor anime de mecha e nem estaria num top 20. É bom, mas monótono em alguns momentos e vale mais como curiosidade e para assistir o movie Be Invoked, esse sim muito bom. E ainda mais mortífero e sanguinário com os personagens. Na época de Ideon, Tomino não estava passando por um bom momento e não conseguiu colocar toda sua visão original no desenho (ainda que certamente fez, como normalmente, foi entregar algo bem diferente do que os investidores queriam).

u-q-space-runaway-ideon-15-mkv_snapshot_16-41_2014-03-30_16-36-55

Ideon não é um classicasso e o formato das historias ainda lembrava muito o formato dos Super Robots (os bandidos vinham com um novo plano ou máquina toda semana e os heróis tinham que lidar com isso. É um formato clássico que eles ainda estavam começando a deixar um pouco de lado graças a Gundam,  Macross e outros Real Robots). Mas pra ver como as coisas estavam indo nesse momento de transição dos gêneros de mechas é interessante.

Zweist
22/09/2014