Sons of Anarchy

sons

SOA

Riding through this woooorld…. all aloooone…

E é assim que começa cada capítulo dessa série incrível.  Sons of Anarchy (SOA), que felizmente NÃO foi traduzido pra pt-br (caso tivesse sido, serial algo como Os Motoboys da Pesada), é um seriado que trata do motoclube (ou, apenas, MC) homônimo, que tem sua sede principal na cidade de Charming – California. Segundo o Wikipedia Aparentemente essa é uma cidade fictícia, mas ela é incrível… me lembra muito de cidadezinhas do interior que encontramos por aqui, tirando o fato de que é um MC que dita as regras e garante, em muitas partes, a ordem natural das coisas.

Pois bem, como já adiantei o MC é uma espécie de organização, algo como uma super gangue mesmo. As atividades ilegais, em especial tratando do transporte e venda de armas de fogo, são as principais fontes de renda deles e isso, obviamente, acarreta em diversas disputas com outros MCs e, digamos, clubes em geral.

sons-of-anarchy04

Sem largar nada de spoiler por aqui, SOA mostra o cotidiano mais conturbado do mundo, nos apresentando um motoclube que precisa seguir em frente, não importa o quê aconteça, mas sempre levando em conta seus princípios e respeitando seus membros. E é aí que acompanhamos a saga de Jax Teller (filho de um dos criadores do clube e personagem principal da trama, além de ser o vice presidente), Clay Morrow (atual presidente da parada) e as demais personagens. Eles precisam levar o MC pra frente, ao mesmo tempo que tentam permanecer sãos e, principalmente, não sucumbir às atrocidades do dia-a-dia deles.

SOA tem uns pontos muito sensacionais. A série, no momento, tem 6 temporadas, sendo que tudo deve acabar na sétima. Estou assistindo, ainda, a quarta e desde o primeiro episódio fiquei embasbacado com a quantidade de personagens na história. O ponto aqui é que todos são muito bem trabalhados, até aqueles que são coadjuvantes ao extremo. A motivação de todos eles é algo incrível. Suas personalidades extremamente diferentes é mais uma coisa linda de ver… tanto que conseguimos prever alguns de seus pensamentos e ações, acho isso ótimo numa série!

Episode-3-08-Loch-n-M-r-Promotional-Photos-sons-of-anarchy-16310591-2048-1363

Outro ponto positivaço é de que a série não fica presa em um acontecimento por uma temporada inteira. É tudo muito dinâmico, tanto que dá pra brincar de que cada episódio tem um final de temporada. Não sabemos o que esperar nunca… juntando isso com o fato de que não podemos, mesmo, nos apegar por algum carinha específico, são pontos que me cativaram de uma forma gigante.

O principal problema da série é de que o caminho que ele segue, a partir da terceira e quarta temporada, fica muito estranho. Estranho no sentido de  ter tanta merda acontecendo o tempo todo, que qualquer situação que os atinja parece muito mais forçado do que deveria ser. Não é nada que me incomode extremamente, mas é um ponto que precisa ser levantado.

Opie, o melhor personagem de todos! :')

Opie, o melhor personagem de todos! :’)

O tom humorístico do seriado é incrível… mas como tudo precisa ser, ele perde força com o passar das temporadas, isso pois a tensão vai sempre aumentando. Na terceira temporada, temos umas passagens na Irlanda (inclusive mostrando a filial irlandesa dos Sons) que são INCRÍVEIS, mas junto com isso percebemos um salto em tensão na série. Todo o tom fica mais sombrio. Depois disso é desgraça atrás de desgraça!

Eu poderia falar da trilha sonora aqui, mas acho melhor escrever sobre em algum Trilha da Semana. Só vou adiantar que foi das coisas mais incríveis que já ouvi na vida.

E pra finalizar esse texto imenso, queria dizer que essa é uma série que vale muito a pena assistir. Dá pra ter uma ideia clara dos principais valores dos diversos motoclubes que achamos por aí, sabe? Toda a questão hierárquica, somada a lealdade e paixão mesmo pelo que faz. É uma representação linda desses pequenos valores que definem o que somos e o que gostamos. Minha sugestão é de que vossas senhorias gastem algum tempo acompanhando as temporadas. E NUNCA, NUNCA, NUNCA NUNCA, NUNCA vejam nenhum spoiler da série. Isso te mata por dentro, :'(.

Sons-Of-Anarchy-sons-of-anarchy-19665747-1600-1280

Sons of Anarchy é uma serie que está em exibição desde 2008 no canal FX. Não tenho certeza se ela é exibida no canal aqui do Brasil, apesar de saber que pode ser encontrada facilmente para assistir online.

kurtsutter_page3_

Aaaaaaahhhhh, antes que me esqueça, tenho uma última coisa pra falar: As tatuagens. Caaaaaaaaaaara, a retratação e simbologias delas são ótimas. Legal ver algum seriado que tem tattoos tão presentes em sua essência e contexto! :’)

Aaaahhhhhh, Tara Knowles! <3

Aaaahhhhhh, Tara Knowles! <3

Até a próxima, estimados irmãos do clube! o/

Cgui
02/12/2013