Sir Isaac Newton – Um dos grandes hue hue da ciencia

Primeira Lei de Newton. Não falar sobre o clube de Newton.

fg_3456011-1024x576

Isaac Newton é reconhecidamente um dos maiores gênios da espécie humana. Não é pouca coisa e esse é um sujeito que fez por merecer.

O que não é de conhecimento geral são alguns outros pontos da vida de Newton.

Um dos grandes desafetos de Newton era um sujeito chamado Robert Hooke Ele era um grande cientista e foi presidente da Royal  Society e tals. As brigas entre ele e Newton começaram por causa da gravidade e da ótica, entre outras coisas. E rapaz, o negocio foi feio.

Quando Newton começou a publicar sua grande obra, o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Hooke alegou ter ajudado pois Newton teria usado parte de suas ideias.

1d92f6_139c131507b186fa32e4fcc31294a3a0

Newton entao resolveu contra atacar. Ele havia escrito os dois primeiros livros dos “Principia…” de forma bem acessivel então reescreveu o terceiro, tornando a matemática o mais complicada possivel. Isso porque ele sabia que Hooke não iria conseguir acompanhar a matemática do texto e não poderia alegar que Newton estava usando suas ideias. A galera do Deixa Disso tentou fazer Newton fazer as pazes com Hooke e dar-lhe algum crédito. Então Newton mandou a famosa frase ” se enxerguei mais longe foi porque me apoiei ombros gigantes”.

Só que Hooke era baixinho e meio deformado. Então na prática, Newton estava agradecendo todo mundo desde a Grécia. Menos Hooke.Essa briga durou décadas e resultou que não temos noçao de como era exatamente Hooke. Há descrições dele sendo baixo e com algumas deformidades, mas não há um retrato dele, estranho pois os presidentes anteriores da Royal Society tinham sido retratados. A coisa é que, após a morte de Hooke, Newton foi indicado para o cargo de presidente da Royal Society e uma das suas primeiras ações foi queimar o quadro de Hooke.

A primeira Lei de Newton em ação

A primeira Lei de Newton em ação

Outro de seus desafetos foi o matemático Gottfried Wilhelm Leibniz. Ele publicou um novo e avançado metodo de matemática, o calculo diferencial (o terror…. o terror…) e pouco tempo depois começou a desavença com Newton, que afirmava ter criado a mesma coisa anos antes. O problema é que Newton tinha um odio tremendo de ser criticado então não mostrou seu calculo para ninguém.
Exceto Edmund Halley, um de seus poucos amigos. É, aquele Halley do cometa. Halley teria mostrado a Leibniz o calculo diferencial. Só que Leibniz negava isso.
A briga entre os dois e seus apoiadores durou anos, e apenas recentemente se convencionou que os dois tenham descoberto a mesma coisa independentemente.

Wierd-Al

 

Quando mais velho, Newton assumiu a cadeira de presidente da Casa da Moeda inglesa e recebeu uma missão espinhosa.
O mercado inglês estava abarrotado de falsificações.Algo do tipo 1 em cada 4 moedas. O método mais comum era chamado “aparar”. Anotem.

Pega-se uma moeda de ouro, corta-se pequenas partes da lateral, em pouco tempo você junta bastante ouro. A solução de Newton foi inventar aquelas ranhuras na lateral das moedas. Isso identificava fácil as falsificadas. Mas Newton não parava por aí.
Ele pegava uns capangas e ia nos muquifos de Londres apanhar os falsificadores pessoalmente. E ele mesmo assinava a sentença dos caras. Enforcamento. Um sujeito com amigos influentes tentou acabar com a reputação de Newton. Lembram aquela coisa do calculo diferencial? Sobre Newton não aguentar criticas? Ele atacou esse sujeito com todas as forças e arranjou provas tão
contundentes que nenhum amigo poderoso poderia, ou pôde, livra-lo da gravata.

isaac-newton-list-of-sins

Newton também tinha um monte de idéias malucas, como sua obsessão com alquimia (algo bastante desacreditado já naquela época), e levava ele a beber mercúrio(!) ou aquele livro que ele escreveu com uma ordem cronológica da bíblia, com detalhes como dias e meses, baseado nos registros de posições de estrelas em certas passagens.

Considerando que ele nasceu prematuro e tão frágil que caberia em uma jarra de leite, Newton foi um sujeito que fez contribuições gigantes à ciência e a especie humana e mais importante, atormentou um monte de gente no processo.

Zweist
23/11/2015
  • Isaac Newton é reconhecidamente um dos maiores gênios da espécie humana. Não é pouca coisa

    Sei não, quando eu vejo coisas como as Pesquisas do Site, vejo que não precisa ser tão inteligente pra ser considerado gênio nessa sociedade.

    • Afinal, Isaac Newton vive nos dias de hoje.

  • kassius

    aquele documentário animado do history sobre a vida dele não chega aos pés desse texto kkkkk

  • O_Comentarista

    O seriado Cosmos fala dessa treta do Newton com o Hooke.

    E Zweist conheceu pessoalmente o Newton. Mas não sei se ele era amigo ou desafeto do mesmo.

    • [Better Call Zoro]

      Acho que nenhum dos dois, o Zweist defendia a tese de que “Tudo é MElhor frito”

    • O Impronunciável Zweist

      Desafeto. Antes de Newton vir com a coisa da gravidade, todos voavam.

  • Max06

    Essa parada sempre existiu, quando se fala em direitos de criação. Newton sempre foi filho da puta por não reconhecer que o Hookaço ajudou em sua pesquisa, no fim a única coisa que sobrou pra ele nos livros de física foi a lei das molas.

    O mais popular é Tesla x Edison, um caso que o meu professor de Física B contou foi do problema de corrente alternada (Tesla) x corrente contínua (Edison), o fato é que o pau no cu do Edison era influente nos EUA, então a corrente contínua meio que ganhou, porém anos depois eles perceberam a merda que fizeram e resolveram trocar. Um grande problema da CC é que se vc quebra-se uma única lâmpada de sua casa nada mais funcionaria.

    Outro caso curioso é Einstein x Poincaré e a teoria da relatividade, em resumo Poincaré já havia publicado trabalhos similares a relatividade (inclusive com a famosa fórmula). No fim Einstein não deu crédito ao francês.

    • Edison se fudeu feio, pois pra fazer propaganda negativa da corrente alternada, resolvei eletrocutar um elefante em público. As filmagens da época inclusive foram colocadas em um dos primeiros Assassins Creed.

      O fato é que como o evento foi tramado e patrocinado por Edison, as pessoas acabaram por fixar que o animal havia sido morto com a corrente contínua. Como resultado a popularidade dele foi pro ralo, tanto que acabou perdendo para Tesla pouco tempo depois a disputa sobre qual das correntes iria fazer parte de uma das maiores usinas hidrelétricas construídas na época.

  • Bob Balburdia

    Esse pessoal da matemática era barra pesada, vixe…