Shade: O Homem Mutável – O Grito Americano

Shade-o-Homem-Mutável-O-Grito-Americano-Panini

E de repente a Panini resolveu ressuscitar a Vertigo.Shade-o-Homem-Mutável-O-Grito-Americano-Panini

Não sei nada sobre o atual estado do selo, a última notícia que tive era de que o mesmo estava meio mal das pernas depois da sucessão de cagadas impostas pela Warner a partir dos Novos 52. O fato é que a Panini tá lançando coisa antiga que a galera a muito tempo tava espumando de vontade de ter em formato encadernado. Tudo começou com o relançamento de toda a fase de Alan Moore no Monstro do Pântano lá em 2013, que veio junto com os encadernados com os autores clássicos de Hellblazer. Mais recente temos Homem Animal e Patrulha do Destino de Grant Morrison e Shade: O Homem Mutável, tema deste post.

Agora  uma explanação sobre a história. Shade é um habitante do planeta Meta, que existe em uma dimensão paralela à Terra. Meta enviava pessoas para a Terra para sondar as nossa civilização, mais livre e menos avançada, só que os Metamans possuíam a limitação de permanência de três horas em nossa dimensão. Um dia Shade recebe a missão de vir para a Terra usando um traje especial, o Traje L, que o permitiria ficar aqui em tempo indeterminado, além de lhe conferir a habilidade de alterar a realidade.

3kekU9Q

Impossibilitado de trazer o seu corpo para a Terra, Shade abandona o mesmo em uma dimensão entre Meta e a Terra chamada Zona da Loucura, um lugar que foi criado e se alimenta da insanidade dos humanos. Shade então possui o corpo de um assassino serial condenado à cadeira elétrica, e acaba sendo, por ironia do destino ou da loucura, sendo ajudado por Kathy, filha de uma casal vítima do assassino. Após o trauma de encontrar os pais brutalmente assassinado e perder o namorado graças ao racismo, Kathy passou um bom tempo internada em um hospício. Talvez justamente por isso ela seja a pessoa ideal para a ajudar alguém destinado a combater a loucura.

O primeiro desafio do herói da loucura é enfrentar a personificação da insanidade dos Estados Unidos, chamada de O Grito Americano. De teorias conspiratórias à podridão da indústria o entretenimento, a Terra da Liberdade mostra o lado que todos querem esconder.

Shade-The-Changing-Man-1

Nunca tinha lido nada sobre Shade, e meu conhecimento em relação aos títulos da Vertigo é bem limitado, mas ao encontrar o título na banca de bobeira no cantinho da última prateleira eu  resolvi levar. Acho que um pouco desse impulso ao se comprar o título se deve também às menções feitas pelo Luc Luc (do finado BdE) no Facebook. Obrigado, cara. Peter Milligan entrega uma crítica extremamente ácida à sociedade americana feita sem dó nem piedade, envolta em uma história altamente lisérgica e bem escrita. Grande parte da lisergia se deve aos desenhos do até então desconhecido e irreconhecível Chris Bachalo, foi até um choque descobrir que o cara um dia desenhou bem.

Uma das coisas que me incomoda é o fato de um material dessa qualidade ser lançado em um encadernado de papel jornal. O mesmo aconteceu com A Saga do Monstro do Pântano e Patrulha do Destino. Inicialmente imaginei que era uma maneira de se baratear o custo do produto final e aumentar o número de páginas por edição, mas eis que eu compro Homem Animal: Deus Ex Machina com papel decente, 50 páginas a mais e só 3 pila de diferença. Ajuda aí, Panini! Tirando esse riste detalhe, Shade: O Homem Mutável é uma história do caralho! No Aguardo do Volume 2.

Shade-The-Changing-Man-3

Godoka
10/05/2016
  • O_Comentarista

    “Zona da Loucura, um lugar que foi criado e se alimenta da insanidade dos humanos”

    Hoje essa zona é conhecida como internet.

    • Anubis_Necromancer

      Frequento ela de vez em quando… O tempo todo

    • [Better Call Harvey]

      sendo que o epicentro é o blog do sapão

      • Frogwalken

        Fui espiar o blog dele nesses dias…

        Tranquilo e Favorável, não sei por que todo esse medo! =D

        • Atualmente o blog dele é super de boas, já foi muito mais bizarro! =D

          • Frogwalken

            Ah ta, com SENNAS FORTES tipo 1 Dick 1 Worm!

            Sim, vi isso nesses dias no Isso É Bizarro! =D

    • Egon – Aroma ito

      a zona da loucura hoje tá cheio de teias de aranha e papelões fechando as janelas

  • Anubis_Necromancer

  • Tamo ai pra isso, chuchu!

  • Glaydson Melo

    O Shade também integrou o Esquadrão Suicida, não?

    • Egon – Aroma ito

      não, ele so apareceu na liga da justiça dark dos novos 52

    • Bizarro

      Sim, mas nos anos 90.

  • Bob Balburdia

    Altas dorgas.

  • Gustavo Nazato

    a explicação da panini para esse papel (pelo menos no monstro do pantano) é que nos EUA também foi lançado esses encadernados nesse mesmo papel… intenção é deixar igual a versão americana