Semana Nonsense 2 -Dôssie Macross parte 3 – Robotech e toda essa zona

Claro que uma hora ou outra teria que tentar explicar essa porra.

robotech_cyclone_type_21_by_hikaru84-d5dvwxe

Não sei exatamente se agradeço os americanos por Robotech ou não.

Um belo dia, Carl Macek, um executivo americano viu Macross e notou que poderia lucrar ali. Ele comprou os direitos de exibição do desenho, mas logo ficou #tristinho. A série tinha apenas 36 episódios e como a idéia era passar o desenho todo dia, iria acabar rápido demais.

Logo ele teve uma idéia. Comprou os direitos de outras duas séries de robôs, Mospeada e Southern Cross. Depois era só uma edição rápida nos calabouços da Harmony Gold e pronto, bastava apresentar as três séries sem relação alguma uma com a outra como se fossem uma só saga, Robotech.

Tem que gerar bonequinhos pras crianças comprarem porra

Tem que gerar bonequinhos pras crianças comprarem porra

Sem problemas, afinal quem iria ver e encher o saco dos pais para comprarem os produtos eram um monte de pirralhos ranhentos mesmo, dificilmente iriam notar esse frankenstein.

Então eles fizeram uma edição aqui e ali, mudaram os nomes dos personagens (Hikaru virou Rick Hunter por exemplo) e o principal feito da edição era como misturar três séries com pouco, muito pouco em comum de uma forma minimamente coerente. Relembrando o paragráfo anterior, crianças são tontas mas não imbecis completas.

Rick (Hiraku) afinal japonês é tudo igual mesmo. Opa, não é mais japonês.

Rick (Hiraku) afinal japonês é tudo igual mesmo. Opa, não é mais japonês.

Simpla. Usar algum personagem minimamente parecido com o da série anterior e dizer que é o mesmo sujeito, anos depois. Os outros morreram ou foram embora. E isso acaba causando uma taxa de mortes digna de Game of Thrones e uma confusão cronológica merecedora de aparecer em um filme dos X-men.

 

A saga Robotech é uma zona descomunal, com obras entrando e saindo da cronologia oficial e uma imensa quantidade de tentativas frustradas de lançar novas sequencias. Robotech The Movie por exemplo é  na verdade não é baseado em nada vagamente relacionado a Macross, Mospeada ou Southern Cross e era originalmente Megazone 23. Já fez parte da cronologia e depois saiu. Ou talvez não, quem sabe.

É mais complicado que a árvore genealogica da familia Summers.

Blog-Robotech-2_9-10-2007

Sensacional foi quando um grupo de fansubbers, fez duas sequencias de Robotech usando dois animes nem vagamente relacionados à qualquer coisa da série, no caso Char´s Counterattack de Gundam e um de Gunbuster.

E é o seguinte, seria necessário uma série de posts apenas para arranhar a maluquice da obra de Carl Macek. Temos que manter em mente duas coisas e agradecer por uma delas.newgen-11

Foi graças a Robotech que conheci Macross. Foi o comercial de Robotech e eventualmente a Globo passando o desenho que me chamaram a atenção para Macross. Isso eu agradeço.

Mas é graças a Robotech que ainda corremos o risco de ver uma adaptação de Hollywood de Macross. E isso eu amaldiçoo, com todas as minhas forças.

As outras partes, que ao contrário de Robotech são posts relacionados uns com os outros estão aqui.

Parte 1

Parte 2

MAS se você quer seguir o exemplo da Harmony Gold, basta imaginar que esses outros posts tem alguma relação com esse.

Robotech 456 – This time is serious

Robotech – Robots and shits and tals

 

 

 

 

 

 

Zweist
08/07/2014
  • O_Comentarista

    Valeu, Zweist, por ter explicado essa zona toda!

    A Manchete fez algo parecido quando passava U.S Mangá (que de americano não tinha nada).

    • Anubis_Necromancer

      Na verdade, o nome U.S. Mangá é uma marca de uma distribuidora americana de animes na época, competia diretamente com a Mangá Entretenimentos.
      Dai o nome U.S. Mangá do Brasil.

  • Bob_Balburdia

    Só mesmo na semana nonsense pra tentar explicar a zona que é Robotech.

    • Anubis_Necromancer

      Pior que não explicou a bagaça toda… Mas deixemos como tá XD

      • Bob_Balburdia

        Se mexer, piora!

  • Anubis_Necromancer

    Toda a serie tem seu lado triste e negro…
    Com Macross(Southern Cross, Mospeada. não foi diferente^^

    e agora a HG quer que contribuemos com uma serie nova!

  • Anubis_Necromancer

    Tentado explicar mais ou menos pros desavisados de plantão.

    Na época que foi lançado, Macross fazia parte de uma trilogia conhecida como Super Dimensional alguma coisa, tendo como seguintes Southern Cross e Orguss

    Orguss Op

    Mas não deu pra usar, e por isso pegou outro anime nada haver chamado Mospeada, apesar dos mechs triple charges (mechas de 3 formas).

    O lance de Orguss era que tinha muita nudez e cenas de sexo

    Além do personagem principal ser um puta womanizer..
    E das personagens femininas terem que casar e engravidar até os 16 anos, senão se tornam inférteis.

    Como Mospeada era da mesma produtora ele maquiaram bem dizendo que aquilo tudo se passava um pouco depois de Macross 2 (explicando como o mundo foi dominando) e lançaram como New Generations.
    Que ganhou duas sequencias quase 25 anos depois (Shadow Chronicles e Robotech: Live Love Alive – um resumo da serie que canhou alguns segundos de animação extra mais atual)