Semana do Dungeon Incomum – Goblin Slayer

“Eu não salvo o  mundo. Eu mato goblins.”

 

Goblins são uns dos mais comuns monstros de fantasia, geralmente retratados em uma formula: perigosos em grande numero ou para camponeses e aventureiros iniciantes. Conforme o aventureiro se torna mais experiente e poderoso, passam a ser menos que um incomodo. São praticamente um tutorial para aventureiros. Isso é comum em praticamente toda midia que os descreve.

E não é pra menos. Fisicamente, um goblin é pouco ameaçador, do tamanho de uma criança e com força semelhante. Normalmente covardes e não muito inteligentes, podem ser astutos no entanto. São vistos às vezes como pouco mais que pragas, “infestação de goblins” seria uma palavra. Quase como ratos. E aí mora um perigo que esse mangá explora de maneira fantastica.

Assim como ratos, goblins são perigosos em grande numero, e quase sempre estão em grandes numeros quando resolvem atacar, o que fazem com uma grande ferocidade, sempre que se veem com vantagem numerica avassaladora ou com o uso de armadilhas e emboscadas.

A historia começa com uma jovem clériga indo se registrar na guilda de aventureiros de uma cidade. Ela recebe uma placa de porcelana, indicativa de seu nivel e é convidada para participar de uma busca, eliminar um ninho de goblins que atacou um vilarejo próximo.

party

E partem os quatro, iniciantes como ela. Encontram a caverna, um túnel reto, e avançam, com o guerreiro e a monja na frente e a cleriga e a maga atrás. Formação clássica.

Em pouco tempo as duas são emboscadas, a maga esfaqueada no estomago, o guerreiro feito em pedaços, já que sua espada grande não permitia  que ele atacasse eficientemente dentro da caverna, a monja subjugada e violentada e a clériga atingida por uma flecha ao tentar fugir carregando a maga.

goblin-slayer-7763461

O cheiro do medo, e da urina, da clériga deixa os goblins ainda mais animados e agressivos, mas quando eles se aproximam para pegar a menina, são atacados pelas sombras. E a clériga encontra o Goblin Slayer.

goblin slayer 1

Há duas grandes e obvias influencias aqui, o mangá Berzerk, em especial em suas primeiras fases e Dark Souls. É impossivel não notar isso, em especial no protagonista, o Goblin Slayer. O visual remete muito as armaduras iniciais do jogo, com tudo bastante simples e utilitário.

O Goblin Slayer é o combatente pragmático definitivo. Ele vai usar tudo que estiver a seu alcance para matar goblins da maneira mais rápida e eficiente, se possivel sem dar chances de revide. Sua armadura é comum, couro e aço, protegendo áreas vitais sem prejudicar a necessaria furtividade. O escudo, pequeno, para não ser um empecilho. Tudo com boa manutenção, mas sem brilho e sem cheiro de metal novo, sujo mesmo. Sua espada é comum, curta e adequada para combate em tuneis estreitos e cavernas, embora ele não seja avesso a usar o que estiver à mão, mesmo as armas dos proprios goblins. Mas se for possivel envenenar toda a tribo sem lutar, ele irá. Ou atear fogo neles. Ou seja o que for, desde que o resultado sejam goblins mortos. Sem sobreviventes.

goblin kids clubered

E ele tem razão. Mais de um aventureiro encontrou um destino horrivel ao poupar um goblin ferido ou uma criança. Veja, goblins aqui seguem uma lógica sayajin, se sobrevivem, ficam mais fortes, inteligentes e até maiores. Não é comum, dada sua taxa de mortalidade, mas podem ser verdadeiramente perigosos em comparação aos outros goblins, aprendendo magia ou se tornando estrategistas eficientes. Não foram poucas vezes que a recompensa por poupar um goblin tenha sido uma pedra na nuca no momento seguinte.

Poucas vezes na fantasia esses monstros foram retratados da mesma maneira que aqui. São absolutamente traiçoeiros e crueis, se deleitando em matar e violar (seu metodo de reprodução, não há femeas goblins), ferozes e com um tremendo ódio por tudo que não seja eles mesmos. E o ódio do Goblin Slayer por eles não parece menor. Isso criou a sua fama, não muito boa, na verdade. Conforme os aventureiros vão se tornando experientes, tendem a menosprezar pedidos de missão relacionados à miseros goblins, mas o Goblin Slayer aceita apenas esses e recebeu o rank de Prata, o terceiro mais alto, cumprindo apenas missões de exterminio de goblins.

Goblin.Slayer.(Character).full.2165785

E só para constar. A maga não sobrevive e o Goblin Slayer só lhe dá uma morte misericordiosa. A monja talvez preferisse ter morrido.

Uma coisa curiosa são os nomes dos personagens. Nenhum. Todos eles são chamados pelo nome de sua classe ou um apelido, “Clériga”, “Goblin Slayer”, Lanceiro” e por aí vai, mesmo os recorrentes.

Goblin Slayer  é adaptação de uma light novel, que tem umas passagens ainda mais violentas. Não que o mangá não seja. A coisa toda é bastante cruel e há todo tipo de sangue e gore, por sinal, com uma arte do cacete, e uma historia que progride lentamente, mostrando o perigo que essa criatura tão subestimada pode significar.

O Goblin Slayer cimentou uma reputação entre os leitores que acabou levando a comparações entre ele e cascas grossas do calibre do Guts e do Doomguy, seu personagem em Doom, particularmente a versão de 2016, devido à sua atitude “rip and tear” ao lidar com seus inimigos e seu ódio por eles.

goblin slayer 2

Então para quem curte Dark Souls e quem precisa ocupar o tempo entre as duas atualizações anuais de Berzerk, tanto Goblin Slayer quanto o prequel que começou a sair são mais que recomendados.

  • O_Comentarista

    Curti!

    E goblins, kobolds e homem-lagarto é tudo praga!

    • Frogwalken

      Aventureiros se fodendo = Diversão do MESTRE! =D

    • Anubis_Necromancer

      Depende dos homens-lagartos.
      Os de Overlord são os melhores.

      • Frogwalken

        E podem ser aliados valiosos. Pena que não vivem muito

  • O Pistola Polvo Aranha

    Eu sei que vocês já devem ter entrado nas férias do podcast de fim de ano, mas será que não rola o prometido Tortura Cinematográfica de Aquaria? O Luiz já entrou de férias da faculdade.

    PS: A próxima tentativa de podcast de Digimon está chegando. Tentem marcar adiantado um dia com o Gariba pra ter alguma chance de isso acontecer dessa vez.

  • Frogwalken

    É claro que essa galera ia tomar no cu, NÃO LEVAM A PORRA DE UM LADRÃO JUNTO!!!

    DUNGEON CRAWLERS DE MEEEEEEEERDA!!!

    Mangazinho interessante, vai pra lista! =D

    • Anubis_Necromancer

      Pra ver como até em mangá tem seus noobs XD

      • Frogwalken

        Regra número um dos Rastejantes de Masmorras: Barulho atrai monstros errantes!

        Elminster: Malditos XÓFENS!!!

        Vou virar uma caveirinha socando OTACOS FEDIDOS quando lançarem traduzido
        ” Elminster In Hell “

  • [Better Call Harvey]

    Caralho Zweist deu uma vontade da porra de ler isso!! Deixa eu terminar Soul Eater que passo pra isso imediatamente.

  • Anubis_Necromancer

    Fui ler Goblin Slayer desprendentemente, e acabei gostando muito.
    A light novel/mangá e possilvemnte o anime mostram que goblins nunca foram uma raça assim tão “inofensiva”.

    O próximo vai ser Dungeon Seeker?

    • Frogwalken

      Só sei que esse matador de goblins na verdade é da classe ” Matador de Pestes ” , especializado com kobolds, Goblins e pragas parecidas.

      • Anubis_Necromancer

        Já leu o mangá Exterminator?
        O cara comuner que ficou level épico porque envenenou ratos, pra jogar na floresta e outros monstros mais perigosos comeram esses ratos.

        • Frogwalken

          Porra, só fazendo isso? Esse cara é o Bátima!

          • Anubis_Necromancer

            Nada. ele nem sabia que iria acontecer isso

          • Frogwalken

            Sem querer querendo ? Então tá.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    É uma historia crua e violenta, mas os personagens evoluem como se estivessem num RPG?

    • O Impronunciável Zweist

      Não. A unica parte que se aproxima das mecanicas de RPG, como alguns mangás fazem, é a questão dos ranks dos caras na Guilda, mas é mais uma questão de meritos e cumprir missões do que estatisticas ou status.
      A magia segue o modelo antigo de D&D no entanto, com os usuarios podendo usar um x numero de vezes ao dia.

  • Dr. Eunuco

    ORCBLOG É FODA!
    Melhor manga que ando lendo no momento!