Semana da Morte no Espaço – Star Wars O Ultimo Jedi

Talvez um nome adequado.

Devido a uma soma de falta de tempo e o fato de que créditos da Republica não serem aceitos no sistema onde habito, apenas essa semana consegui assistir Star Wars: the last Jedi.

Foi meio que sorte, porque eu estava tendo dificuldades com o ultimo post dessa semana temática e as coisas coincidiram. Ou talvez tenha sido a Força.

Vamos colocar algumas coisas já às claras: nunca fui um fã devotado de Star Wars, não do tipo de saber nomes obscuros ou com um profundo conhecimento do Universo Expandido, seja o novo, seja o velho.

Sempre preferi Star Trek.

No entanto, esse filme está gerando um fenômeno que nunca percebi nessa franquia. Uma divisão brutal, não apenas entre publico e critica, algo quase comum atualmente, mas no próprio publico.

Sakura Wars

Uma das razões que ouvi muito é a já conhecida chatice dos fãs, os de Star Wars são particularmente dificeis de  agradar. E seria justamente a ação desses caras que estaria dando tamanha má fama e falação negativa do filme.

No entanto…

No entanto há dois fatores que divergem dessa hipótese e me fazem pensar que não é tão simples assim.

Lodoss War

Desde o começo da série da Disney, os produtos da série parecem estar tendo uma saída muito menor do que a projetada.
Há videos de colecionadores, não colecionadores de Star Wars, mas de brinquedos em geral,mostrando grandes lojas com estoque de bonecos ainda de Force Awakens, mais de dois anos atrás, ou até os mais novos sendo vendidos já nas bacias de 1 dólar. As crianças parecem estar consumindo menos a marca. Crianças pouco cagariam para reclamações de quem quer que seja.

E o outro fator é o que rolou na China. A explicação que os fãs devotados do material velho que estão causando problemas ao filme não cola ali. Mesmo os chineses sendo grandes consumidores de sci-fi, Star Wars não tem tanta historia cultural ali, o peso do nome. E o filme foi completamente removido dos teatros em umas duas semanas, após uma queda brutal de bilheteria. Embora o problema lá possa ser outro. Baizuo seria a palavra para isso.

A coisa foi tão grave que o próximo filme da franquia deve estrear por lá sem o nome Star Wars no titulo, pra não queimar a largada.

War 2

Mas a verdade é que filme é ruim ,se você pára para pensar nele.

Os buracos no roteiro parecem grandes o bastante para passar com um destroier imperial por eles.

Se Poe Dameron não tivesse feito o ataque ao Dreadnought imperial, a fuga da Resistencia teria acabado bem antes, pois seriam atacados com muito mais poder de fogo. Mesmo assim, ele leva um tapa da Leia e a vice almirante Holdo resolve cagar para ele e não se digna a explicar o plano, coisa que, se tivesse feito, Dameron não teria ajudado Finn e Rose a sairem naquela missão.

E um pedaço bem grande e inutil do filme poderia ter sido cortado.

Se o sistema de hiperespaço pode ser usado daquela forma, como arma, por que não usam naves não tripuladas nessa forma de ataque, que praticamente ultrapassa qualquer escudo? Porque não usaram isso antes e salvaram as outras naves e tripulantes?

Se o diretor tem que usar um livro que a própria disney tirou do canon para explicar coisas como a projeção pela Força que o Luke usa, é um sinal que seu roteiro e seu filme tem problemas.

O que aconteceu com os bombardeiros Y-wing? Por que usar aqueles bombardeiros ridiculos e ainda voando numa formação tão cerrada que a destruição de um causou a explosão dos restantes?

Warhammer. Imperio é um só.

E são só algumas, cada cinco minutos desse filme desnecessariamente longo fazem aparecer mais incongruências, não só com informações do filme como com outras coisas que sabiamos sobre aquele universo.

Resolver algumas coisas com 3 anticlimaxes, a luta de Luke contra Darth Gollum, Luke jogando o lightsaber que Rey entrega para ele no fim de Force Awaken e o misterio dos pais dela, isso me me lembrou chrono cross, aquela coisa do ovo diretor chegando e mijando no poste para mostrar quem manda agora no lugar.

O fato de que praticamente nenhuma das perguntas de Force Awakens tinha respostas com certeza ajuda. Foi mais fácil dar uma resposta qualquer e foda-se. Eu gosto do fato da Rey não ter uma previsivel relação com os Skywalker ou algum outro personagem da historia. Mas simplesmente jogar a informação assim foi bem filha da puta.

Há algumas coisas legais, o próprio Kylo Ren tendo uns acessos de raiva, menos que em Force Awakens, entretanto, para mim faz sentido, já que a coisa toda dos Sith é a emoção exacerbada. Mas é pouca coisa e muito pontual.

Tem boas cenas de ação, o minimo que se espera da franquia, mas os personagens ainda são o ponto mais fraco. E esse parece ter sido o problema crucial. Em particular o descarrilhamento dos personagens clássicos. Mark Hamill foi bem vocal a respeito disso, mas alguns dias depois se retratou dizendo er sido “mal interpretado”. Claro que o fato do contracheque dele vir assinado pelo rato mais litigioso do mundo não tem relação alguma com isso.

Um dos principais temas do filme diz que, divinizar seus heróis é um erro, quando você percebe que eles podem não ser tudo o que você pensava. O problem é que a forma como isso é colocado parece ser dirigido justamente para os fãs, os caras que mantiveram interesse nessa porra durante os anos 80 e 90. Parece um movimento errado.

War Pigs

No fim das contas fica um filme que pode até ser divertido, por causa das frequentes cenas de ação, mas não empolga, flertando perigosamente com a classificação da trilogia Eps I, II e III em quesito de apreciação e até ultrapassando esses infames filmes em outros fatores desagradáveis.

Sem querer ser mal agradecido com quem me convidou, mas teria sido um dinheiro mais bem gasto com outro filme. Talvez Peixonauta.

 

  • O_Comentarista

    Eu curti o filme. Bem melhor que o episódio VII.

    Mas realmente achei broxante a morte do Snoke.

    • Eu achei ótimo a morte dele, personagem chato pra porra! =D

      • O_Comentarista

        Como o maluco fundou a Primeira Ordem? Como ele conheceu o Kylo?

        O personagem prometia muito e não entregou nada.

        • O Impronunciável Zweist

          Aparentemente, essas e outras perguntas, coisas da origem da First Order e tals, são respondidas em livros. É o cumulo da filhadaputagem e preguiça.

          • Edalmir Biscaia Das Neto

            Você quis dizer os jogos novos do MK e Injustice? Tem que comprar o gibi pra entender a historia.

          • O Impronunciável Zweist

            Mais ou menos. Porque se você tirar a historia dos jogos você ainda tem os jogos em si. Se você fizer o mesmo com filmes, você fica com Transformers do Michael Bay.

          • Mas Star Wars sempre teve essa safadeza de explicar as coisas em livros.

          • O Pistola Polvo Aranha

            Só que, até então, não era absolutamente necessário ler os livros pra entender os filmes. Eu, por exemplo, nunca li um livro da série e entendo perfeitamente os 6 filmes anteriores.

            Os livros eram só extras, curiosidades; agora são vitais pra entender toda essa parada.

          • [Harvey]

            vdd os livros expandiam o conceito dos filmes, agora sao parte da midia

          • Nunca li nenhum livro também, nunca me fez falta. Eu nem sei ler na verdade.
            Mas comentei isso num programa que ainda vai sair (spoiler)
            Na trilogia original eu não lembro (puxando de memória, faz muito tempo que não assisto) de ter alguma grande explicação sobre o background do Palpatine ou sobre como ele levou o Vader pro lado negro, isso só foi mostrado no prequels muitos anos depois, ou provavelmente saiu algum livro sobre.

          • O Pistola Polvo Aranha

            De uma forma ou de outra, os filmes sempre se sustentaram bem em si, mesmo com o mencionado atraso.

          • Bota atraso nisso, vou esperar sair os prequels dessa trilogia atual contando sobre o Snoke e a nova ordem! =D

          • O Pistola Polvo Aranha

            Como o filme anterior, cria muitas perguntas e empurra as respostas com a barriga.

          • PCB

            Tipo jogo que deixava partes importantes da história pra DLC. Acho que a questão aí é que não é um complemento da história; é literalmente um pedaço daquela história que foi picotado pra ser vendido em separado

        • O Pistola Polvo Aranha

          Plasma é outra (nem deve voltar no próximo filme).

      • O Pistola Polvo Aranha

        O problema é que ele traria varias respostas pra varias perguntas. Podiam ter deixado ele responder algumas delas antes de dar a morte horrível que ele merece.

  • PCB

    Vamos dar um Crtl C lá do Bem Amiches 194:

    um mês atrás
    -trama inicial dos Rebeldes estarem praticamente dizimados, cagando em cima de toda o esforço da galera da trilogia antiga (o que é reforçado durante o filme, quando planetas aliados se recusam em ir ajudar a Leia)
    -plot do Poe/Leia/naves, em que todas as naves do Mal estão perseguindo a última nave do Bem, e ainda assim não conseguem cerca-la e destruí-la
    -birra entre o Poe e a Peruca Roxa, só porque não sentaram pra conversar (maior lição de Sons of Anarchy pra mim: sentar pra conversar pode salvar vidas)
    -cena da Leia quase morrendo no espaço e voltando milagrosamente pra nave (era só alguém falar “Th-the…. the Force!” que já arrumava)
    -plot do Finn e Japa, que é todo sem graça
    -cenas “a la George Lucas” no plot Finn/Japa, cheia de gags chatas com aliens CGI
    -Finn sem finalidade, sendo que seria melhor deixá-lo morrer numa cena interessante
    -Japinha que era vigilante e depois se mostra capaz de fazer tudo (pilota nave e o caramba)
    -Finn que era faxineiro e depois tá manjando dentro da nave do Snoke
    -Hacker Ladino que Finn/Japinha encontram do nada da prisão, e que era tão ninja que podia hackear a nave mais importância da galáxia
    -Phasma de volta, em cena protelatória sem emoção (“não vamos atirar nele; vamos matá-lo lentamente”)
    -Luke babaca depressivo, que deixou os amigos sozinhos “só” porque o sobrinho pirou
    -Luke velho-adolescente, que teve que levar esporro do Yoda por ser tão mimimizento
    -Luke anti-jedi, sendo que o roteiro não fundamenta/justifica este discurso
    -Luke bad-teacher, que não ensina nada útil pra Rey, que precisa estudar sozinha
    -Luke preguiçoso, que caga tanto pros Jedi que nem leu a droga dos livros
    -na hora que Luke parece que vai se redimir, morre
    -roteiro que fica apontando pra trama dos pais da Rey, sendo que serve de nada
    -Snoke. Teorizou-se muito em cima, e morreu de forma ridicularizada (com direito a cadáver com linguinha pra fora)
    -justificativa de que o Kylo foi pro lado do Mal pois 1) tinha muitas trevas nele (Anakin não desandou pois era “naturalmente mau”; tem um histórico) e pq 2) foi influenciado pelo Snoke (como isso se o Snoke é um bosta e se o Kylo tava cercado por amigos e família?)
    -discurso dos roteiristas – passado pelo Kylo – de que tem que cagar pro passado e pra toda essa história de Jedis e Sith (o que seria mais fácil de manter, já que esse esquema de Nova Ordem não pegou)
    -background do Kylo Ren mal explicado pra caramba – Luke já chegou apontando espada pro menino, ao invés de conversar – sendo que alguns pontos ficaram abertos (cadê os amigos que fugiram com o Kylo)
    -cena da Rey na caverna
    -Rey indo por escolha própria à nave do Mal
    -maaais uma arma cópia da Estrela da Morte
    -final da criancinha vendo uma nova esperança pro futuro – reforçando que o passando que se dane-se

    (deve ter mais

  • [Harvey]

    Também não sou aquele fã de Star Wars, mas curto os filmes clássicos (de longe o episodio 6 é o melhor), curto os 2 primeiros Rogue Squadrons lançados (PQP excelentes jogos de navinhas e tenho os 2 aqui em casa) e curto demais a trilogia do Trawn.

    a 2ª trilogia é ruim e muito imbecil, mas tem lá suas vantagens como o spin off das guerras clônicas do Genndy Tartakovsky que é FODAAAAA E EU ADORO AQUILO e o jogo pra N64 STAR WARS RACER com vc pilotando aqueles pods maneiraços.

    a 3ª trilogia começou cagando com tudo odeio essa punhetação pro Han Solo, pro Vader e pra Milenun Falcon!! Foda é o Luke Skywalker e TODOS OS CAÇAS WING (de A a X) e estou cagando litros pra ela.

    A única coisa que salva até agora é que COMPREI UM BONEQUINHO DO FINN POR R$ 19,90 NO NATAL PRO MEU FILHO E ELE ADORA!!

  • O Pistola Polvo Aranha

    Os buracos no roteiro parecem grandes o bastante para passar com um destroier imperial por eles.

    Deve dar pra passar uma Estrela da Morte inteira. Essa nova trilogia faz a trilogia prequel parecer boa.

    • PCB

      Pra mim a trilogia original trás mais construção de universo do que esta

      • O Pistola Polvo Aranha

        Essa trilogia só apresenta desconstrução de universo.

  • Comercialmente verifiquei que os brinquedos encalharam por aqui também: nas Lojas Americanas outubro do ano passado estavam vendendo as naves em minatura da série por 4,99. Antes custavam 29.90.

    Isso já me pareceu um mal presságio.

    • [Harvey]

      Paguei baratinho no meu Finn :D

      pena que não relançam bonequinhos do Luke, Boba Fett e dos Ewoks

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Ué, se a Marvel/SeuValdisnei pagou pra diminuir a nota de BvS, por que não pagou pra elevar a nota de Star wars??

    • [Harvey]

      Ela pagou pra afundar a DC, mas os filmes são tçao ruins que nem esse nivel de corrupção resolve

    • PCB

      Mas pagou; quando saiu, só tinha review com nota 9,5

      • o Inconcebível Bob Balburdia

        Não pagou o bastante.