Secret Empire 0- Império Secreto 0

2a62971ab981a251009bf39d98643a81

Vixe maria…

Bem amiches e amichas. Numa gravação recente, Evandro me perguntou “Por que você ainda faz isso?” quando afirmei ainda ler mensais.

Minha resposta foi algo evasiva, o suficiente apenas para dar tempo para me esconder.

Mesmo as coisas notadamente ruins não escapam dessa minha sanha leituristica. E ao ler Imperio Secreto 0 eu sabia aonde estava me metendo.

Escrito pelo bostolento Nick Spencer, é a culminação de dois planos diabólicos. O do Capitão de obter todo o poder politico dos EUA e de Spencer e Alonzo de fazer uma analogia fuleira da politica americana.

Mas vamos à história.

Em 1945 o Capitão vai para o Japão e se encontra com o Kraken, um cara da Hydra que explica a situação. E se preparem, é apenas o primeiro balde de bosta.

1r

O Capitão é o maior espião da Hydra, tendo sido recrutado e doutrinado quando criança, sempre informando

Os Aliados perderam a guerra, mas usaram um Cubo Cosmico para reverter o resultado no tapetão. Então, o Kraken, um velho fodido e um cara com um capacete que parece um consolo e usa a camisa bufante do Seinfeld, e que com certeza vai aparecer de novo, colocam ele num poço que vai protege-lo da mudança na realidade. Ou algo assim. Nunca espere muita clareza dos textos do Spencer.

"Eu não quero ser um pirata!"

“Eu não quero ser um pirata!”

De volta para os tempos atuais, temos o Capitão e a Sharon Carter, que de umas duas sagas pra cá envelheceu 600 anos, à bordo de um Helicarrier da S.H.I.E.L.D coordenando a defesa do planeta contra uma invasão de trilhões de Chitauri, aqueles aliens marca-bosta do primeiro filme dos Vingadores.

3 r

A Capitã Marvel diz que eles tão fodidos e melhor que podem fazer é agrupa-los para que uma nova Quasar os destrua. Sério. Tem uma nova Quasar. E ela é a maior esperança da Terra aparentemente. E considerando que os Chitauri só estão armados com uns bastões de raios, é incompreensível porque a Capitã Marvel, laudada ano passado como “A Mais Poderosa Heroina da Marvel” não evapora um bilhão deles com um raio ao invés de soca-los um à um.

4 r

Meu Deus… estou pensando muito sobre um gibi do Spencer…

Voltando.

Mas não acabou. Riri Willians e Tony Pinga In The Shell estão reparando um campo de força que vai proteger a Terra da invasão. UEBAAA!!

E ao mesmo tempo Nova Iorque está sendo atacada! Os vilões que estavam presos em Pleasant Hill (nem pergunte, mas é a origem dessa zona com o Capitão) resolvem todos atacar a cidade ao mesmo tempo, por vingança, a despeito de ter se passado quase dois anos desde o incidente. Mas não importa, eles estão ali e apenas o Netflix os Defensores podem dete-los.

5 r

Porque é vitória jogar sujeitos como o Demolidor e o Punho de Ferro contra o Graviton.

E também a Hydra tomou silos de misseis soviéticos de um país imaginário, forçando a S.H.I.E.L.D a mandar sua frota de Helicarriers para lá.

Vou resumir muito e vamulá. Paulada, paulada, raio, tiro, tiro, soco.

As coisas parecem piores quando Hyperion novamente se mostra a pior cópia do Super e é derrubado por Chitauris, o que é o equivalente de 5 Garibas derrubarem… bem, alguém normal. E a Quasar, fazendo jus a tradição desse personagem, se fode redondamente e não acrescenta nada à historia.

7 r

Mas isso é o bastante para a Secretária de Defesa dos EUA mandar um protocolo dando pra S.H.I.E.L.D e pro Capitão todo controle do exército e demais forças federais da lei.

Então o campo de força é ativado e isola os Chitauri fora da Terra. E o pessoal que está com a Capitã Marvel também. Os vilões em Nova Iorque somem, teleportados. E repentinamente os aeroporta-avioes são abordados pela Hydra. Os soldados da Hydra chamam o Capitão de Hydra Supremo e ele manda a Sharon pra fora do barco.

9r

E acaba com uma imagem dos helicarriers, cheios de agentes da Hydra voando sobre a Casa Branca.

 

Tem mais uma coisa ou outra, mas estou sem paciencia para detalhar.

O que temos então? Nick Spencer é, na melhor das hipoteses, um roteirista arroz com feijão.

Numa entrevista recente ele afirmou que a Hydra não é uma organização nazista, no que ele está meio certo. Ela foi, originalmente fundada pelo Barão Strucker (antes de milhares de retcons, mas vamos nos ater ao básico) e embora o barão fosse um nazista, ele, e a organização em si, nunca tiveram o viés ideologico, era mais o fanatismo dos membros e aquela parada de conquistar o mundo.

O Caveira Vermelha tinha mais essa coisa de "Superioridade Racial"

O Caveira Vermelha tinha mais essa coisa de “Superioridade Racial”

No entanto, isso mudou de uns tempos pra cá, mostrado principalmente no primeiro filme do Capitão, onde a Hydra substituiu os nazistas por razões de mercado. E essa é a imagem mais frequente do grupo.

Nessa mesma entrevista, ele afirma que a historia não reflete o estado atual da politica americana, tendo sido planejada desde 2015. O que parece também ser uma meia verdade. Realmente as historias que ele vem conduzindo a algum tempo parecem indicar isso, mas é dificil não relacionar esse plot de “os nazistas tomaram a América” com os resultados das ultimas eleições por lá.

nick-spencer-s-plots-are-heavily-political

Dada a capacidade da Marvel sob a tutela de Axel Alonso de prover analogias toscas, e o nivel de butthurt desses dois em particular, me parece que é uma analogia plausivel.

E Spencer é um daqueles escritores que acham que quadrinhos não devem ter escapismo e sempre devem passar uma mensagem. O que é válido também, mas particularmente me deixa com um pé atrás.

Tolkien detestava historias que faziam analogias e tinha boa razão nisso.

Só um detalhe. De cabeça, sem pesquisar nem nada, lembro de duas histórias onde a mente, e os ideais do Capitão resistem à manipulação da realidade feita por seres com poder divino. Quando ele enfrenta o Korvac e quando reune os Vingadores contra Morgana Le Fay.

Cap vs Korvac

Cap vs Korvac

Evandro também estava se divertindo com o rage que isso tudo gerou, com um pessoal rasgando o cu com a unha e tals. Enquanto também acho hilário e um bom demonstrativo de como a Casa das Ideias não cansa de repetir os mesmos erros, é de se pensar sobre algumas reações. Como a da familia de Jack Kirby.

Eles não ficaram muito contentes na associação ao nazismo da obra de um judeu que lutou na guerra e criou o que simbolizaria justamente o contrário disso. Mas bem, a Marvel cagava para Kirby em vida, porque dariam um peido pelo legado do cara depois de morto?

O mais provável é que daqui algum tempo, tudo isso seja deixado de lado, desfeito por alguma solução tirada da bunda. Já vimos essa história. Era um skrull. Mefisto fez isso. Era uma bala que o congelou no tempo e espaço. Gwen puta. Ou nesse caso, talvez realidade alternativa da realidade alternativa. Quem sabe?

O muito melhor Cap vilão de 2099, não aceite substitutos porcamente feitos.

O muito melhor Cap vilão de 2099, não aceite substitutos porcamente feitos.

 

  • O_Comentarista

    Vou imprimir o scan dessa revista pra limpar a bunda.

    E a “discussão” no Discord (só o Evandro viu isso) foi pelo fato de justamente a Marvel cagar pra um dos membros da sua trindade.

    E realmente no final vai tudo voltar ao normal, até a próxima mega saga…

    • O Capitas Nazista vai morrer e ser substituído pela versão de uma terra paralela que dará as caras em Generation.

      • O_Comentarista

        Ou seja, a mesma solução que fizeram pro Superman atual na DC…

  • Zweist, continue resenhando essa saga por favor, quero ver onde vai parar, mas sem precisar me esforçar! :)

    • Amaro Junior

      [2]

    • O Impronunciável Zweist

      Mas que filho da puta! Olha aí, veja você!

  • Não bastou mudar as memórias do Capitas, ele tinha que ser um agente da Hydra desde sempre. E não sei quanto a vocês, mas o Von Stucker sempre foi bem nazista. Não me esqueço de uma edição de Guerreiros Secretos em que ele destrói uma base da Hydra inteira só porque uns Sckulls “macularam ela com seus genes imundos” (palavras do Von Strucker).

    • [Better Call Harvey]

      Pra mim deveriam retconizar o Capitas e deixar ele como Negro!! (mas mantendo o nome porque Steve Rogers é bacana demais).

      Até porque o “soldado perfeito” criado pelo Kirby é basicamente um esteriótipo da supremacia ariana pregada na época (não só na Alemanha, como Inglaterra e EUA tmb simpatizavam com essa ideologia), assim, colocar um negro lutando em plena 2ª guerra teria sido muito mais incrivel.

      pena que deixarame ssa bola apssar

      • O Capitas podia ter um filho negro que também se chama Steve Rogers, ou fazer uma operação de troca de pigmentação.

        Foi o que rolou com o Nick Fury e o Justiceiro, e todos sabemos como deu super certo.

        • [Better Call Harvey]

          Manow, Nick Fury branco, com aquela cabeleira grisalha dos lados era Foda de mais!!! pra mim estragaram ele deixando negro.

          Já o capitas, é só mais um loiro de olhos azuis, igual ele tem VÁRIOS (como gavião arqueiro, homem formiga, etc.)

  • [Better Call Harvey]

    Essa dai foi mais uma das mudanças que vão “alterar toda a realidade e estrutura da editora…pelo menos até o próximo verão”

    Pra mim, nos últmos 20 anos, só tiveram 3 coisas relevantes na marvel:
    Demolidor e suas inúmeras fases ótimas;
    Supremos e Morales Aranha;
    Novos Vingadores do Hickman;

    Pena que foram todos apagados da continuidade :/

    • Frogwalken

      As MARAVILHAS deram lugar a… RUÍNAS! )=

    • Glaydson Melo

      Eu gostei dos X-Men do Morrison, pelo menos no início.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Que merda, Hein?