Review Toriyamico 3: Cowa!

cowa banner

Sabe aquela leitura que você sempre deixa pro final por parecer a menos interessante?

Pois é…eu fiz isso com Cowa!, mangá que fecha a trilogia de resenhas dos mangás do Toryama que adquiri na feira de livros de Caruaru City. Eu peguei ele por impulso, pois me parecia bem menos interessante que Sand Land e Kajika, muito disso por ter aquele ar mais infantil dado o seu traço mais simplificado e a “fofurinha” dos personagens. Eu, muito honestamente, não esperava NADA de Cowa!. Aliás, esperava sim…esperava parar a leitura algumas vezes e perder a vontade de ler pois achava que seria uma serie de historietas curtas e com piadinhas infames. E devo dizer que os dois primeiros capítulos QUASE me levaram a isso mesmo…mas até as partes bobinhas o Toriyama sabe contar bem, sem falar nos seus personagens sempre carismáticos. E que bom que não larguei Cowa! logo no começo.

Imagem by Guia dos Quadrinhos

Imagem by Guia dos Quadrinhos

A história de Cowa! é muito simples: no pequeno vilarejo de Kowmori Misaki monstros e humanos vivem em harmonia. Conhecemos, então, o protagonista da história, o simpático vampirinho Paifu com seu fiel companheiro, o fantasminha José Rodriguez (sim, esse é o nome dele mesmo).Tudo que ambos querem fazer é se divertir, como qualquer criança normal, seja monstro ou não. E parece que a diversão vai começar de verdade quando descobrem que seu professor está doente, vitima de uma gripe e, por isso, vão ter uma hora a menos de aula. O que Paifu e José Rodriguez não sabem é que a tal gripe está vitimizando vários monstros da vila e que ela é, na verdade, uma terrível gripe chamada “Obakekaze”, a qual só ataca monstros e pode matá-los em apenas 30 dias. Assim que o médico da cidade descobre tal fato, diz a Paifu que a única chance dos monstros habitantes Kowmori Misaki é ir até uma montanha chamada Mimizukuyama afim de encontrar a bruxa que vive em seu topo e que é capaz de produzir a cura. No entanto, a viagem é longa e perigosa, e Paifu acaba por convencer o carrancudo e misterioso humano chamado Maruyma, o qual vive recluso e tem uma lenda sobre si que diz que ele já matou alguém (coisa que amedronta profundamente os monstros) a ajudá-lo. Só que Paifu só convence o grandalhão Maruyama após mentir dizendo que a vila o pagaria um milhão de ienes pelo trabalho. Agora Paifu, José Rodriguez e Maruyama vão em busca da cura, mas não antes de terem no time o auto-convidado Arpon, o qual se auto-denomina arqui-inimigo de Paifu. Aliás, o Arpon se “auto-tudo” já que ninguém o leva a sério. E é aí que a aventura começa de verdade.

Esse certamente não é o grupo de heróis mais convencional já visto....

Esse certamente não é o grupo de heróis mais convencional já visto….

Como eu disse, em um primeiro momento você pode cometer o erro de julgar Cowa! pela capa, dado o ar infantil que os desenhos simplificados do Toriyama  passam . Mas é um baita de uma mangá divertido pra caramba! A arte do Toriyama está BEEEEM simplificada de fato, em alguns momentos dá a impressão de ser uma série de tirinhas de jornal editados de modo a formarem páginas inteiras. Mas ainda é Toriyama e sua arte simplificada casa mais que perfeitamente com o proposito da trama. Os três monstrinhos, sempre fazendo bobagens por não conhecerem o mundo além da sua vilinha, fedem a carisma e mesmo fazendo besteiras que colocam a jornada e a suas próprias vidas em risco durante toda a trama, você não consegue ficar zangado com nenhum deles de tão cretinamente simpáticos que são. E o humano misterioso, o Maruyama, é o tipico grandalhão turrão mas de bom coração, um velho clichê, verdade…mas que não o deixa abaixo do nível de carisma do trio de monstrinhos de jeito nenhum! Aliás, ele se tornou meu personagem favorito de todo o mangá!

Isso sem falar que ele "é o bichão memo"!

Isso sem falar que ele “é o bichão memo”!

Outro ponto bacana aqui é que Toriyama, apesar de fazer suas histórias sempre puxarem pra comédia escrachada, sabe inserir momentos de drama de modo a não ficar destoante. Isso é mostrado em Sand Land em uma cena onde descobrimos o passado do xerife Lao, e lá casa perfeitamente com a trama, que tem momentos mais sérios. Em Cowa! o ritmo é muito mais pastelão mas, ainda assim Toriyama apresenta um problema sério sem sair do tom de humor da obra. Acontece que os monstros não são bem vistos pelos humanos e sofrem preconceito dos mesmos. Enquanto, em contraponto, os monstros ficam assustadíssimos quando descobrem que Maruyama, um humano, matou outro humano, o que mostra que as aparências nada dizem e que a humanidade é mais monstruosa que os próprios monstros. Algo similar ao que é mostrado em Sand Land com relação aos humanos e demônios.

07

Quanto ao trabalho de diagramação da Conrad, que tantos problemas causou em Sand Land e ainda permaneceu, mesmo que em menor escala, em Kajika, aqui é quase nulo, Ainda existem uns quadrinhos cortados nas bordas, mas são pouquíssimos, já que o tipo de diagramação que o Toriyama usou meio que centralizou bem os quadrinhos, sempre pequenos, nas páginas.

Por fim, Cowa! foi uma grande surpresa pra mim. Me arrisco a dizer que ultrapassou Sand Land e ficou pau a pau com Kajika na minha preferência. Por isso, se já tiver visto esse mangá em alguma prateleira e não o pegou por julgar a capa algo infantil demais…pegue-o sem medo! Ele pode ser uma história infantil, mas é uma história infantil by Akira Toriyama, ou seja, é infantil “pero no mucho”. É uma aventura surpreendentemente divertida e,dificilmente, você vá se arrepender!

Nota: 9,0

 

PS: Esqueci de mencionar que o Paifu é filho de uma vampira com um…Homem-Coala! Isso mesmo, esse seria o “lobisomem” deste mundo. E o Paifu acaba por se transformar em um terrível Homem-Coala sempre que vê uma cruz e só volta ao normal ao ver algo redondo. Sim, isso não faz o menor sentido…mas é cretinamente sensacional!

Cowa-2-12

PS2: Além de aparecer em Sand Land, Dabura, ator tão solicitado que é, também aparece em Cowa!

BarbarianDabra(Cowa)

  • Frogwalken

    Só faltou o Dabura aparecer em algum Dragon Quest pra ficar perfeito! =P

    • [Better Call Harvey]
      • Frogwalken

        Não falta mais nada! BWAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

        • [Better Call Harvey]

          Você certamente encontrará nas obras do Toriyama: Dabura, Bulma, Trunks e ALEATORIEDADES MAIS DE OITO MIL

          :D

          • Frogwalken

            Encontrando a BULMA PELADA já tá bom demais! =D

          • [Better Call Harvey]

            Isso me lembra Dragon Quest 3, tem uma parte do jogo que um velhinho quer construir uma cidade e pede sua ajuda, pra isso você tem que “emprestar” alguem da sua equipe que tenha a classe Mercador/Dealer.

            No meu caso, a Dealer é mulher e chama BULMA, ai ela fica pra ajudar o velho e quando a cidade é construida ela se chama BULMATOWN, ou algo assim :D

          • Frogwalken

            Um truque que você podia fazer era abordar alguém numa PONTE!

            Enquanto a pessoa se caga de medo pensando que é um assalto, você dá
            o seu cartão. De repente ela te contrata na hora! =D

  • [Better Call Harvey]

    Novamente preciso repetir…

    CARALHO PANINI PRESTENÇÃO, APROVEITA QUE VOCÊ TEM OS DIREITOS DE DRAGON BOW E NÃO FAZ NADA COM ELES E REPUBLICA ESSAS BAGAÇAS DO TORIYAMA CARALHO!!! NUNCA TE PEDI NADA

    • Ken-Oh

      Duvido q role por agora. Essas ae saíram num pacotão q a Conrad fechou com os Japas na hora de pegar Dr. Slump após sucesso de Dragon Ball nas bancas. Com certeza a panini vai esperar o resultado das vendas de Dr. Slump, Katsura x Akira e Jaco, O Patrulheiro Galático pra ver se leva isso em frente.

      • [Better Call Harvey]

        A Beth Kodama é putinha (no bom sentido) do Toriyama, acho que ela podia empurrar esses one-shots pra lançamento, afinal não custa anda.

        Quanto a edição definitiva de Duragon Bouw, acho que eles podiam lançar de boas bimestralmente, a JBC tá com Akira e CDZ e o povo ta comprando (menos eu)

        • Ken-Oh

          Cara pau no cu do Kanzenban, eu quero mesmo aquela q são todas coloridas q sairam em 2013 e 2015. Aquilo ali sim q é lindo demais.
          http://i.imgur.com/Z6YcIQb.jpg

          http://www.kanzenshuu.com/guides/manga/full_color/freeza04-lg.png?x80919

          • [Better Call Harvey]

            Mas esses são uns 5 ou 6 volumes, o 4º é o Super Vegeta dando um pau no Cell, já vi um desses na Fonomag.

            São bacanas, mas prefiro muito mais os kanzenbans

          • Ken-Oh

            A unica coisa maneira do Kanzenbans é o extra do final com o Oob ganhando a nuvem voadora. De resto n vejo muita diferença.

  • Ken-Oh

    9. EITA!!!!
    Cara tenho Cowa, comprei só pq sou putinha do Toriyama, tbm n esperava nada da história, mas como vc evidenciou ela é bem divertidona, mas ao meu ver bem passável. Das histórias dele q li, ela é uma das mais fracas e realmente parece q o foco é um outro publico da faixa etária menor da q ele sempre escreve. N acho q chegue a bater Sand Land ai, mas ainda sim é uma história agradável.

    E Hellbolha de um jeito de conseguir os 3 volumes de Marusaku se tu curtiu essas histórias vai se amarra nessa coletânea.

  • É muito bom ver que o Toriyama não vivia só de Dragon Ball, ele sabia criar novas histórias, diferente de alguns autores de 1 obra só, que mesmo depois de terminar não largam o osso!

    O próprio Dragon Ball é um exemplo disso!

    • Ken-Oh

      Mas no caso de Dragon Ball é a Shueisha q n deixa morrer. Pro Toriyama é tanto faz, tanto fez.

      • [Better Call Harvey]

        Sim, teve altas tretas entre Toriyama e Shueisha. O Akira queria que o Goku crescesse, a editora não, ai ele falou, ou cresce ou acaba aqui saporra.

        Depois ele queria encerrar na luta contra o Picolo Jr., ai forçaram ele a continuar…

        Depois ele queria encerrar na saga do Freeza, com o Goku morrendo junto com a explosão de Namekusei, ai forçaram ele a continuar…

        Depois ele queria encerrar na saga do Cell, com o Goku morrendo expludido, ai forçaram ele a continuar…

        Ai na saga do Buu ele queria que o protagonista fosse o Gohan, Picollo, Vegeta, e os mlks zica, ai forçaram ele a trazer o Goku de volta.

        Depois ele queria que o Vegeto fosse uma fusão DEFINITIVA PARA TODO O SEMPRE AMÉM, mas ai forçaram ele a desfundir os 2…

        Enfim, a conclusão é que Toriyama e Togashi tem muito em comum, ambos sofreram com a interferência dos editores/chefes/cusões com $$$ em suas obras, mas o Akira seguiu em frente enquanto que o Togashi DEU AQUELE JEITO QUE TODOS CONHECEMOS BEM

        • O Togashi foi esperto e burlou o sistema!

          • [Better Call Harvey]

            ACIDENTE DE TRABALHO :D

            “Ou paga meu salário enquanto jogo Duragon Queste, ou leva PLOCESSINHO MILIONÁLIO”

          • Frogwalken

            E achei outro motivo para Digimon ser SUPERIOR a Pokemon:

            – TK e Kari é Canon! ( ALELUIA CARALHO!!! )

            – As meninas são tudo MANJADORAS!!!

            – Matt viu que tinha mulher ali no banheiro masculino e vazou bonito!

            – Um dos sujeitos pelados na cena com cara de ” Pão de Batata ”

          • [Better Call Harvey]

            NÃO ESQUEÇA DO MELHOR DIGIMON DE TODOS TODOS TODOS

            MEUCÚMON o às de Digimon Tri

          • Frogwalken

            OMNIMON continua o mais foda pra mim. =P

            Mas o foda mesmo é A PORRA DE UM CACTO VIRANDO UMA GOSTOSA ( Togemon para Rosemon ) !!!

          • Ken-Oh

            Togashi é mito. Fez o diabo vender a alma pra ele.
            Dizem o boato q após o fim de Yu Yu Hakusho ele meteu o pé da Shueisha pq odiou trabalhar lá. Como em 95 DB e Slam Dunk q eram os maiores sucesso da revistas acabaram. A jump q vendia milhares, ma tava vendendo milhão. O querido editor chefe Torishima (sim o cara q o Toriyama virava e mexi queria matar, inclusive fazendo isso em Dr. Slump) decidiu pedir pra ele voltar.

            Togashi q é fodão fez o maior pacto do capiroto reverso e mandou: ” Eu volto, mas só se seguirem meus termos q é: Eu trabalho como eu quiser, quando eu quiser e do jeito q eu quiser”.

            Torishima vendo a jump na merda teve de fechar o pacto, resultado em 95 togashi fez Level E e depois emplacou Hunter x Hunter e o resto geral já sabe.

          • Eu manjava essa história, no Yu Yu Hakusho é perceptível que o final foi corrido e jogado de qualquer jeito, o que eu acho uma merda porque é minha obra favorita dele.

          • [Better Call Harvey]

            Sim faltou um monte de coisas, lendo o manga todo, ele sempre cita o mundo das trevas como UM LUGAR FODA, CHEIO DE COUSA ESTRANHA E SINISTRA E COM YOKAIS FODAS E MALVADÕES.

            Ai quando finalmente chegam lá, os caras são tudo bonzinho e nao tem nada de mais naquele lugar.

            Fora que a Genkai sempre falou dos cinco fundamentos do leikou hadouken (ataque, defesa, e mais 3 que to com preguiça de caçar no manga), mas o Vagabundo do Yusuke SÓ CONSEGUIA USAR LEIGAN

          • Ken-Oh

            Cara faltou um monte de luta das finais, porra o Kurama contando q o Hiei tretou com a Mukuru e n mostrar nada foi muito escroto. Apesar disso ainda gosto das historinhas com a vida cotidiana pós fim do portal q separava os mundos.

          • [Better Call Harvey]

            claro q faltou, os 3 reis do makai não lutaram/mostraram seus poderes…

            triste demais

          • Frogwalken

            Realmente faltaram muita coisa, mas a luta do Hiei e Mukuro teve, pelo menos no anime.

            Ela corta o Dragão Negão ao meio com o Secretão de ” Cortar O Espaço “

          • Frogwalken
        • Ken-Oh

          Cara essa do Freeza eu acho q é lenda, tem ate uma matéria sobre isso no Kaizeshuu, o tal site gringo q manja pra caralho de DB, Alem q acho q ia ser caído pra caralho o final da Saga Freeza ser geral virado defunto, acho q só Gohan e Bulma ficariam vivos.

          O da Saga Cell é o q eu mais acredito, pois até no manga ele meio q lamenta matar o Goku e tal. E na edição seguinte o Goku volta. YAHAHAHHAHA!!!

          Já essas de ele querer acaba ainda na fase DB é câo puro, tem uma entrevista ae do editor dele até falando q o Toriyama queria crescer o Goku e se n deixasse ele fazer ele parava o manga ali mesmo. O editor quase teve um infarto, pediu pra ele se aclamar e explicar, depois de ele explica o editor mandou: “Só isso ?”. E deixou ele fazer o q tinha de ser feito.

          • [Better Call Harvey]

            A do Freeza talvez, mas querendo ou não era o “chefe” dos Sayajins, e o “imperador do universo”, então ele era a GRANDE AMEAÇA DO UNIVERSO, pelo menos até aquele momento.

            Mas eu acredito mesmo que ele queria acabar em DB, até porque o goku cresce, luta no 23º Torneio e depois de derrotar o Picolo Jr., o Kamisama fala que era estava pronto pra substituilo como o NOVO DEUS DA TERRA.

            Se parar pra pensar, naquele ponto, TODAS AS PONTAS DE DORABON BOW SE FECHARAM, se a história acabasse ali, tava bom demais

          • Minha edição definitiva acaba com o Goku indo embora com Chichi! =D

          • [Better Call Harvey]

            SIm, a Conrad parou por ai, depois viria a fase Z com a capa do Raditz. Não lembro direito, mas tem muita página colorida nessas edições? tem algum comentário/entrevista com o Toriyama?

          • Chegou a sair 3 da fase Z, com o Raditz, Sr Kaioh e Vegeta nas capas!

            Era basicamente os capítulos com a galeria de capas no final, e alguns dos capítulos eram coloridos, variava muito, as vezes 2, 1 ou nenhum por edição, e geralmente as 3 primeiras páginas eram full color e as outras com palheta de cores limitadas naquele vermelho e cinza, mas pelo que pesquisei eram assim no Japão também.

            Full color
            http://www.kanzenshuu.com/guides/manga/color_chp/full-color.png
            Palheta limitada
            http://www.kanzenshuu.com/guides/manga/color_chp/limited-color.png

            Pra época parecia boa, hoje em dia ia ter muita reclamação, o desenho da lombada estava cagado pra variar.

          • Ken-Oh

            Os Kanzenbans na verdade saíram até o 16. Terminava com o Vegeta fudidaço e o Gohan pronto pra virar Oozaru.

  • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

    Báh Amaro, muito me admira ver você gastando seu tempo com gibizinho, enquanto poderia estar assistindo um livro de verdade, ou inventando uma bateria movida a azeite de dendê, ou algum meio de captar água potável.

    Eu em 2005 passava horas conversando com meu amigo Flamer sobre essas coisas no msn, foi ai que nasceu a idéia do site e do nosso jogo que já está em faze Gama de produção.

    • [Better Call Harvey]

      será que se eu fizer um post TOP 10 MELHORES TIPOS DE FACAS, você desaparece do saite?

      • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

        Báh, como diria o meu avô, o saudoso Sr. Ivalino Schenaider:

        – “Ach Vinei, não de moral pra esses guris que não são teus amigos de verdade. Se não tão na tua lista do discord, então não são teus amigos guri”.

      • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

        Báh, e antes que eu me esqueça Harvei, ameaças com facas é pesado, muito pesado, com essas coisas tu não te brinca não guri. Posso passar horas dizendo como já me fudi na vida com esses pesadelos de metal afiado.

        ENTÃO VAI TOMA NO CÚ PORRA

        • Frogwalken

          Nota-se que não é um apreciador da ” Grande Arte ” de Peter Coyote! =P

    • O_Comentarista

      Façam financiamento coletivo do jogo no Kickstarter q será sucesso!

      • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

        Báh obrigado pela obviedade, você tem algum conselho para sempre me lembrar de respirar também?

        VAI TOMA NO MEIO DO TEU CÚ PIÁ. Porque vou ouvir comentários de alguem chamado Comentarista?

        • O_Comentarista

          E pq vou te dar moral?

        • Frogwalken

          ” você tem algum conselho para sempre me lembrar de respirar também? “

          É CLARO QUE SIM! =D

          Enfia um SENSOR ANAL COM SECRETÁRIA ELETRÔNICA no meio do seu ” CHRISTOPHER LAMBERT ” , que de tempos em tempos a Voz da Mulher do Google Translate vai informar:

          ” VOCÊ ESTÁ RESPIRANDO EM MODO MANUAL! NÃO ESQUEÇA DE RESPIRAR, SEU LYNDO! CASO QUEIRA OUVIR NOVAMENTE, DÊ UMA REBOLADINHA!!! “

          • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

            Báh, nunca entendo tuas piadas e referências cretinas, para mim tu só diz bosta.

            Ainda bem que sou meio surdo e nem ouvo direito oque tu diz.

          • Frogwalken

            HIHIHIHIHIHIHIHEHEHEHEHEHEHEHEHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

            ♪♫♬♩ ” You Have No Right… To Speak To Me So Kind… ” ♪♫♬♩

          • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

            Báh, nunca entendo tuas piadas e referências cretinas, para mim tu só diz bosta.

            Ainda bem que sou meio surdo e nem ouvo direito oque tu diz.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Parece que o Toriyama gosta mesmo de monstrinhos nas suas historias.

    • Sir Vinei MILKROSES_IN_MY_HAIR

      Báh, só agora que tu percebeu isso velho? sério mesmo? Depois de anos contando histórias de um garoto macaco, um porquinho trevoso e um Schenaider rosa gordinho que transforma as pessoas em chocolate, você veio perceber isso só agora?

      Falando nisso, cara como eu gosto do Madim Bo, o cara é um gordinho gente boa, não gosta de pessoas, só de cachorros, pode comer o que quiser, não liga pra aparência e ainda TRANSFORMA VELHOS E CRIANÇAS INSUPORTÁVEIS EM GULOSEIMAS GOSTOSAS

  • O_Comentarista

    ” só volta ao normal ao ver algo redondo.”

    Só ele ver um cu q fica de boas…

    O grandão lembra um personagem do Dragon Quest VII