Review Thristie – Assassinato no Expresso do Oriente

gorsel_about.jpg

Sobre bigodes e trens

Semana passada, fui pego de surpresa pelo trailer do filme “Assassinato no Expresso do Oriente”, para quem não viu, é issaqui Ó:

Olha, até que tem algumas coisas muito boas, como o cenário, o trem (locomotiva a vapor S2) e alguns personagens bem caracterizados. Mas a músiquinha POP no final do trailer, a escolha de alguns personagens (Penélope Cruz :P ) e esse Hercule Poirot certamente já estão errados.

Para quem leu os livros da velha, velha, velha mesmo, mas muito velha (pensa numa velha, então!) Agatha Christie, o Monsieur Hercule Poirot, é um detetive Belga (o maior de TODOS TODOS TODOS), que depois de deixar a polícia Belga (era inspetor salvo engano) muda-se para Inglaterra e passa a atuar como detetive particular, possuindo como características marcantes, seu jeito excêntrico e seu “belo bigode”. Pela descrição dos livros, ele seria mais ou menos assim:

FOR ITV POIROT on ITV3 Many an actor has portrayed the sleuthing personality. ALBERT FINNEY played him in The Murder on the Orient Express and the late PETER USTINOV played him in Death on the Nile. But undoubtedly the most enduring of all has been DAVID SUCHET'S many television adaptations from 1989 to the present day. Picture Shows: DAVID SUCHET as Poirot. For more picture information please contact James Hilder on 020 7737 8972 or james.hilder@itv.com This photograph is (C) ITV Plc and can only be reproduced for editorial purposes directly in connection with the programme or event mentioned above, or ITV. Once made available by ITV Plc Picture Desk, this photograph can be reproduced once only up until the TX date and no reproduction fee will be charged. Any subsequent usage may incur a fee. This photograph must not be syndicated to any other publication or website, or permanently archived, without the express written permission of ITV Plc Picture Desk. Full Terms and conditions are available on the website www.itvpictures.com

NICE MUSTACHE :D

Porém, no filme, o Monsier Poirot ficou desse jeito:

guaxinim mustache

Naturalmente o bigode é falso, só resta saber agora que tipo de animal empalhado serviu de molde para ocupar o que está entre a boca e o nariz do Ator/Diretor (sim, ele é também o diretor e provavelmente deve ter feito esse CGI cagado no Paint do Windows 95). Enfim, de CGI cagado, acho que ta todo mundo vacinado por aqui. Além disso, também não senti no trailer o clima de suspense, ou de tensão que é tão marcante no livro, então certamente vou passar longe disso e esperar chegar na Tela de Sucessos do SBT, quem sabe com o título “Sr. Bigode e o Expresso do Barulho“.

 

Já sobre o livro, que é o assunto no qual quero falar, a coisa é diferente.

WP_20171129_001

Assassinato no Expresso do Oriente é certamente um dos melhores livros da velha-velha Agatha e sem dúvida alguma, um dos melhores que já li!  A premissa é bem simples:

Hercule Poirot acaba de resolver mais um complicado caso em Alepo, Síria e esta retornando para sua casa em Londres, Inglaterra. Para tanto, vai embarcar no famoso Expresso do Oriente, um trem expresso de luxo (o melhor da época), que sai da Turquia e vai até a França. Um dia antes da viagem, Poirot é abordado por um cliente, que diz que está com a vida ameaçada e que precisa da sua ajuda para encontrar o possível assassino, antes que o pior aconteça, porém, inesperadamente Poirot recusa o caso. Iniciada a viagem, em um determinado ponto do caminho, o trem fica preso no meio de uma tempestade de neve e não consegue avançar até que os trilhos sejam limpos. Próximo da meia-noite, um grito é ouvido no trem, no dia seguinte descobre que o tal cliente recusado foi assassinado. A primeira suspeita é de que o assassino fugiu do trem pela neve, só que do lado de fora, não há nenhuma pegada, ou marca de alguem que poderia ter escapado por ali, assim conclui-se que o assassino ainda está no trem, ou seja TODOS SÃO SUSPEITOS! Ao periciar o corpo, constatam ainda que a vítima foi morta a facadas, no entanto, os golpes variam, como se alguem destro E canhoto tivesse desferido os golpes, além dos golpes variarem de diferentes alturas e intensidades.

 

Pronto, é com esse brilhante enigma, que o livro é conduzido. O mais bacana é a condução da Autora quanto a trama, ela não se apega a descrever o cenário ou as vestimentas nos mínimos detalhes. Ela se apega na narração e nas falas dos personagens. Quem são? O que faziam na hora do crime? Conheciam a vítima? Porque estavam naquele trem?

 

Toda a estrutura do livro é brilhante, pois ao mesmo tempo que a trama segue como um romance qualquer, ao mesmo tempo, surge praticamente um inquérito policial dentro do livro. Com a descrição da cena do crime, a lista de passageiros, o mapa do vagão e os depoimentos.

 

Confesso que no final da leitura estava meio perdido, porque haviam alguns pontos absurdos e minhas suspeitas tinham ido pro espaço, pra no final, de forma fenomenal, o culpado ser revelado e te pegar de um jeito tão desprevenido que precisei reler o capítulo mais uma vez, apenas para absorver o golpe.

 

Incrível como um livro de 1934 (não disse que ela era velha), consegue ser tão surpreendente até hoje.

 

 

 

  • O_Comentarista

    Os livros da Agatha são fodas. Minha mulher tem a coleção completa. Além do Poirot, outra personagem legal é a Miss Marple.

    Recomendo os livros O Assassinato de Roger Ackroyd e Não Sobrou Nenhum.

    • O Pistola Polvo Aranha

      Esse último é mesmo muito bom.

    • [Better Call Harvey]

      Além do Expresso do Oriente, tenho ainda: os crimes ABC (fraquinho), morte na mesopotamia (péssimo), a noite das bruxas (bom), os elefantes não esquecem (fraquinho) e peguei emprestado a Mansão Hollow e Cai o Pano, mas ainda não li.

      Também to a fim de ler o caso dos Cinco porquinhos e dos 10 negrinhos (que é o E não sobrou nenhum).

      A Agatha Christie, soube aproveitar muito bem sua fama, lançando praticamente um livro por ano, isso explica o porque ela tem tanto livro ruim, era só pra ganhar dinheiro :D

      Mesmo assim a fama dela (totalmente justificada, por sinal) vem dos excelentes bons livros dela. O foda é o leitor desavisado começar por um caça-niquel dela e sair traumatizado.

      • O_Comentarista

        Sugiro vc ler Cai o Pano depois de ler vários do Poirot, já q é o último caso dele.

        • [Better Call Harvey]

          Sim, foi o livro postumo da velha velha agata. Vou fazer exatamente isso

    • Canoa Furada

      Recomendo o livro O Mistério dos 7 Relógios.

      Não tem Poirot e nem Miss Marple, mas fui surpreendido no final (como sempre!).

  • PCB

    Kkkkk a imagem do Barba Branca com esse baita bigodolão foi pontual

    • [Better Call Harvey]

      Referencias sutis :D

      • Frogwalken

        Eu li ” Paris-Munich-VINNIE-Budapest-Belgrade-Constantinople ” .

        ” VINNIE, a bela cidade com uma estátua enorme de seu belo e ruivo fundador,
        onde ninguém dá moral a ninguém e ‘ vai tomar no cu ‘ é equivalente ao nosso ‘ bom dia ‘! “

        • [Better Call Harvey]

          AUShuAHSUhUAHSuhaushu É VDD imagina uma cidade de Sir Vinis!!!

          C TÁ MÁ LU KO

          • Frogwalken

            Já que falaram de One Piece…

            Parece que agora o Luffy chuta o cu do Katamito, teve flashback
            do treinamento com o Rayleigh!

            ” Quando mais lutar com fodelões, mais PICA vai ficar o seu Haki! ”

            AH VÁ, É MÊMO ?!? #PorraVéio

            Apesar que Upgradear o Haki da ObservaSSAUM tá parecido com o
            Narutoba aprendendo o Modo Sennin com os Sapos… #PorraOda

  • O Pistola Polvo Aranha

    No final todos eram os assassinos, por isso os golpes variavam, mas já que a razão foi a vítima ser um criminoso cruel que escapou da lei e que destruiu a vida de todos os seus assassinos, o detetive decide dizer pra polícia que ela foi morto por algum mafioso de fora do trem que já fugiu.

    Não é spoiler pois o livro é velho, e nem sei se repetem esse final no filme.

    • [Better Call Harvey]

      CARALHO POLVO OLHA O SPOILER

      • O Pistola Polvo Aranha

        To falando do livro. Não sei se é assim no filme.

        • [Better Call Harvey]

          Se não seguirem o livro, estão fazendo ERRADO

        • Canoa Furada

          No filme é igual.

          • O Pistola Polvo Aranha

            Aí é culpa do filme por ser fiel.

          • Canoa Furada

            Eles ainda botaram uma ceninha de ação pro Poirot, mas achei muito nada a ver.

            Sendo fiel ao original os responsáveis já se eximem de culpa.

      • PCB

        Eu bania

        • [Better Call Harvey]

          Não tenho esse poder, pelo contrário, no saite tenho que lavar o chão e passar lustra móveis no banner.

  • Frogwalken

    Bons livros da dona Agatha, li FAZANOS! O que mais vem a mente é Cai o Pano.

    Agora o Harvey tem que fazer resenha de As Brumas de Avalon, da outra véia
    Marion Zimmer Bradley, todos os Livros! Darkover e A Filha da Noite incluso! =P

    A versão cinema deveria se chamar As Mocréias de Ávalon, porque quando
    você percebe que a Anjelica Huston é a única gostosa do filme, é sinal de que tem algo errado!

  • Anubis_Necromancer

    Sargento Mostarda com o candelabro na sala de estar.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    “Sr. Bigode e o Expresso do Barulho“.

    Ou Bigode: O Expresso Final

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    E o culpado é o trem.

    • Frogwalken

      ” Trems não matam pessoas. Pessoas matam pessoas… Com Trems! ”

      E o povo problematizando cadernos…

      http://cinepop.com.br/liga-da-justica-empresa-de-cadernos-e-acusada-de-machismo-por-tirar-a-mulher-maravilha-160695

      • Os caras fazem cadernos da Liga e não colocam a personagem que fez mais sucesso desses filmes merda. Tem que problematizar mesmo a falta de capacidade comercial desses caras, tomara que encalhe tudo, eu não compraria um caderno dessa Liga, ainda mais só com esses arrombados. Se tu for procurar a linha completa, vai achar os cadernos da trindade composta por Batman, Super e Lanterna Verde, que trindade mais merda essa.

        E na boa, se te incomoda essas problematizações não adianta vir postar aqui, o blog certo pra isso é aquele tal de Contra que só posta notícia merda sobre essas coisas.

        • Frogwalken

          ” Se tu for procurar a linha completa, vai achar os cadernos da trindade
          composta por Batman, Super e Lanterna Verde, que trindade mais merda
          essa. “

          Agora que falou… TEM UM CAGALHÃO DE CAPA DE CADERNO COM O LANTERNA!!!

          ” E na boa, se te incomoda essas problematizações não adianta vir postar
          aqui, o blog certo pra isso é aquele tal de Contra que só posta notícia
          merda sobre essas coisas. “

          Então tá bão.

        • [Better Call Harvey]

          Não Evandrow, a Jundiá-iá-iá, fabricante do caderno fez uma linha com várias capas, pegaram apenas a que não tinha a Magravilha pra problematizar…

          E que blog leeesho é esse Contra? É tipo o terra-zero que só fala merda?

          • Não cara, eles tem uma linha da Liga da Justiça com umas 20 capas diferentes, a Mulher Maravilha aparece em 3.

            Esse é um blog merda cheio de reacinhas que só ficam publicando notícias desse tipo e reclamando que o mundo tá chato e que tudo é mimimi.

          • [Better Call Harvey]

            AUSHuAHsuhAUshu Entendi. bom mercado brasileiro sempre foi conservador ao extremo, pouco variavel e carissimo em tudo.

            Esses mimimi são bacana as vezes pra falar bosta a vontade

  • Canoa Furada

    Achei o trailer meio nada a ver com o filme em si. Enfim, como tenho o livro na cabeça o filme não me surpreendeu em momento algum e não fiquei com aquela sensação de que alguém podia morrer a qualquer momento. Diferente do clima da série interpretado pelo Dr Octopus.

    No final achei o filme bonitinho, mas ordinário. E achei o bigode do Poirot legal, hahaha.