Review Óbvio – Monty Phyton e o Cálice Sagrado

Esse é um serviço público e uma cruzada pessoal.

monty_python_and_the_holy_grail

 

Monthy Python e o Cálice Sagrado é o segundo filme do grupo inglês, lançado logo após “And Now For Something Completely Different”. Se o filme anterior era na verdade apenas uma compilação dos sketches da série, O Cálice Sagrado é uma história original. Mais ou menos. 

 

O filme conta a lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros na sua busca ao já mencionado Cálice.

É interessante notar que algumas coisas importantes das lendas arthurianas como as conhecemos ficaram de fora, ou são apenas brevemente mencionadas, como a espada na pedra (ficou de fora, embora não seja consenso entre os estudiosos se a espada na pedra e a do lago são a mesma e ….. estou sendo pedante como o Flammer agora.), e Camelot, que afinal, é um lugar idiota.

Em suas caminhadas, unidos ou separados em busca do Cálice, Arthur e seus cavaleiros vão se deparando com uma grande variedade de inimigos e enigmas, como o fátidico cerco a um castelo onde o proprietário supostamente estaria com o Cálice, o combate no Castelo do Pântano, o não-combate contra o Gigante de Três Cabeças, a horripilante luta em Caerbannog entre outros, sempre acompanhados pelos seus fiéis servos.

Eis o rei. Notem que ele não está coberto de bosta.

Eis o rei. Notem que ele não está coberto de bosta.

O filme é uma metralhadora ininterrupta de piadas, disparando uma após a outra desde os créditos iniciais até os (inexistentes) finais. Algumas piadas são bastante óbvias e são jogadas na sua cara, outras parecem estar ali para testar se você está prestando atenção. Há alguns sensacionais segmentos musicais no filme, uma tradição dos Pythons, como a canção do menestrel de Sir Robin.

Visto aqui quase enfrentando um composto do Evandro, Cgui e... algum outro barbudo aì.

Visto aqui quase enfrentando um composto do Evandro, Cgui e… algum outro barbudo aì.

 

E sim, estou sendo, vago nesse review. Não por spoilers, besteira. Mas essa é uma comédia que se deve realmente ver. É absolutamente obrigatória. Por isso vejo como uma cruzada pessoal, não posso aceitar um mundo onde as pessoas tenham visto As Branquelas mais vezes que esse filme.

coconuts

Esse filme SEMPRE está nas listas de melhores comédias de TODOS os tempos, normalmente entre os cinco primeiros (concorrendo as vezes com A Vida de Brian), e aparece com frequencia nas listas de Melhores Filmes. Se você não for o Cgui e até hoje não viu esse filme é unicamente por preguiça. Tem completo, legendado e dublado no YouTube.

Então pare de assistir Two and Half Man.

Assim comanda o Senhor!

Assim comanda o Senhor!

 

Zweist
13/12/2013