Review Furioso: Banner!

Banner

“Eu me lembro da cidade lá embaixo e do chão se aproximando. Me lembro de acordar no chão…

…e de que a cidade tinha sumido.”

Antes de mais nada, eu preciso confessar uma coisa: Eu NÃO GOSTO DO  TRAÇO DO RICHARD CORBEN! Sei que muita gente adora o cara, principalmente por seus trabalhos na Heavy Metal. Lembro que vi uma parte do trabalho dele na Heavy Metal na falecida revista Heróis do Futuro, e lá me pareceu muito bom. Mas o fato é que, em minha opinião fecal, o traço do sujeito não casa com super-heróis. Ele desenha todo mundo com nanismo, com grandes cabeças e rostos esquisitos. Parece uma mescla de Portinari com Ben Edlund (criador do Tick). Isto posto…falemos de Banner!, HQ que, como o título entrega, é focada no DR. Bruce Banner e no seu furioso alter-ego, o Hulk.

5cce8bff80d33bbbcf2b90a2cca0c42f

Lançada em 2002 na revista “Marvel Apresenta” da Panini e republicada em 2013 na linha “Marvel Knights”, também da Panini, escrita por Brian Azzarello e desenhada pelo supracitado Richard Corben, Banner! foi uma HQ da qual sempre ouvi falar muitíssimo bem, mas que demorei a querer ler por uma série de fatores. O primeiro, foi o citado no inicio deste poster, o segundo é que nunca fui grande fã do Hulk (não que eu não goste do personagem, só não eram as histórias que mais me chamavam a atenção), o terceiro foi…pura burrice! Aqui podemos dividir a burrice em duas partes: 1- eu sempre via na banca um encalhe de Marvel Apresenta Nº03 e achava que, na verdade, Banner havia sido dividida em uma mini-série em 3 edições, sendo aquela a ultima, portanto, não havia lógica comprar a edição final de uma mini-série. Sim, eu fui uma toupeira! 2- Justamente o meu preconceito com o Corben foi o que me fez perder por tanto tempo a oportunidade de ler esta sensacional HQ! Agora, sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa!

A HQ começa mostrando o Hulk tendo um de seus famosos ataques de fúria em uma cidadezinha, mas sem grandes explicações do por que. A cena avança pouco mais de uma hora e vemos que a tal cidadezinha virou pó, tudo graças ao Gigante Esmeralda. Descobrimos, então, que o Dr. Samson (o Shun dos Vingadores) está a frente de um grupo que está caçando o Hulk. O mais estranho é que Samson, apesar de ter sido um Vingador, aparece como uma figura cruel, sarcástica e munido de um sangue-frio impressionante. Tentando encobrir a passagem do Hulk pela cidade, Samson ordena que forjem mapas de satélite atribuindo os estragos e as dezenas de mortos decorrentes dele a um furacão. Tudo isso com um sádico sorriso no rosto.

rc-fot-012

Por outro lado, encontramos um Bruce Banner devastado pelos seus feitos. Sentado em uma escadaria do que um dia foi uma casa e coberto de pó, Banner é resgatado por um grupo de paramédicos que não imaginam que ele tenha sido o responsável por toda aquela tragédia. Banner, em dado momento, rouba a arma de um policial vitima da destruição e tenta se matar. Obviamente, ele falha. E o Hulk está livre de novo. Samson é alertado de uma atividade sísmica incomum no deserto, e parte para a caçada. O embate promete ser violento…

2473348-hulk_samson_1

Após tanto ouvir elogios a Banner! e ver que essa HQ influenciou até o filme estrelado por Edward Norton (se bem que isso não é grande mérito e a cena em que Bruce tenta se suicidar com um tiro n boca foi cortada, mas pode ser encontrada no Youtube e, inclusive, com um certo soldado congelado como easter egg), eu esperava uma HQ toda cheia de filosofias sobre a natureza monstruosa do Hulk segundo o próprio Banner em painéis de narração em off intermináveis, mas…não! O roteiro de Azzarello é rápido e deixa para a arte de Corben a tarefa de contar grande parte da história. E isso é sensacional! Uma leitura rápida sim, mas longe de ser vazia! A angustia de Banner é pouco exposta textualmente mas fortemente evidenciada nos desenhos “nanistas” de Corben, que faz um Hulk monstruoso, mas nunca exagerado, como muitos desenhistas insistem em fazer. Sim, eu ainda não considero o traço do Corben apropriado para HQs de super-heróis…mas NINGUÉM nessa HQ é um super-herói, nem o Dr. Samson, como já dito, e isso é um baita de um acerto.

Hulk cospe a bala com a qual Banner "tentou matá-lo".

Hulk cospe a bala com a qual Banner “tentou matá-lo”.

Mas não é por que o texto não é extenso que o que é dito perde força! Nos poucos diálogos que a HQ apresenta ao longo de suas 100 páginas, Azzarello mostra uma compreensão profunda tanto do Hulk quanto do Banner, e expõe o drama deste segundo de uma maneira que te faz sentir a angústia e a culpa em cada palavra que ele profere. A cena de diálogo final entre Banner e Samson é um dos melhores exemplos disso. Ah, sem falar na revelação do por que o Hulk está sendo caçado pelo exercito americano, o que revela o Dr. Samson como uma alegoria geral das intenções do governo: Heroico para a opinião pública, mas um filho da puta pra alcançar seus objetivos.

doc-sampson (1)

Em suma, Banner! é uma baita de uma HQ como há muito não se faz, seja na Marvel ou DC. Divertida, dramática e, parafraseando Leo Lopes,  totalmente excelente! E, já que a Salvat estranhamente não colocou a HQ em meio as suas coleções, nem a Panini parece ter planos para republicar, busque em sebos! A edição da “Marvel Apresenta” deve sair muito mais barato que a Marvel Knights, já que era com grampos e custou R$5,50 na época contra os R$17,50 da Marvel Knights e sua lombada quadrada. A história é a mesma, afinal! E, independente do formato, ela vale mais do que a pena!

Nota: 9,0

PS: É impressão minha, ou o Banner do Richard Corben é o Kevin Spacey…?

09

  • O Imatável Polvo Aranha

    Foi nessa época que o Samson começou a ter a crises bipolares dele? Achava que isso tinha sido criação do Loeb… bem que estranhei a ideia não ser tão ruim.

  • Frogwalken

    Eu não lembrava do Samson ser tão escroto, essa HQ parece boa! =D

    • [Better Call Harvey]

      Ele não era, era gente boa e foda pra caralho. Por mim ele podia ser o hulk verde e o velho bruce aposentado no nepal com a betty milf

      • Frogwalken

        E o Menino Cho ser o Homem de Ferro ou mesmo o Máquina de Combate! =P

        • Glaydson Melo

          Teria feito mais sentido que um Von Doom de Ferro e uma garota que surgiu do nada. Mas a Marvel quer surpreender, então, dá nisso…

      • Glaydson Melo

        Ele é psiquiatra, não?

        • [Better Call Harvey]

          Sim, o Peter David estudou algumas paradas de psicologia e separou Bruce Banner, Hulk e Hulk cinza entre ego, alter-ego e super-ego.

          Depois com a ajuda do Dr. Samson, ele reuniu toda essa mente fragmentada e criou aquele super Hulk, com a força do verde, a inteligencia do cinza e a conciencia do banner,

          • Glaydson Melo

            Foi uma tirada interessante. Depois ficou meio monótono aquele negócio de Panteão, etc.

  • O Impronunciável Zweist

    Carildas. Um Hulk que é um monstro verde horrivel que deixa um rastro de destruição em seu caminho e um homem atormentado pela violenta criatura em que se torna?
    Ainda bem que hoje temos um Hulk boa praça, com seu gelzinho no cabelo e tiradas espertas e não temos nossos sentimentos feridos por coisas feias como conflito.

    • Frogwalken

      Por outro lado temos um Bátima com Robins Canibais na coleira que espalham TERROR e CARNIFICINA! =P

      Se o Snyder fosse inteligente, faria o Batman ’66 o salvador da pátria dessa saga! =D

      • O Impronunciável Zweist

        Não consigo gostar do Batman´66. A unica coisa boa vinda daquela série é Feira da Fruta. Mas ao menos o Batima malucão dos Róbi canibal é de outro universo.

        • Frogwalken

          Voltando ao Hulk, se era pra ter um Hulk inteligente e legal, que trouxessem de volta o Hulk Banner do Peter David!

        • [Better Call Harvey]

          Ser do universo principal ou de outro não muda em nada. daqui a 2 meses toda essa merda muda e é como se nunca tivesse existido

    • [Better Call Harvey]

      AINDA BEM QUE TEMOS UM HULK VERDE, UM CINZA E OUTRO VERMELHO!!

      Ainda aguardo ansiosamente por um HULK AZUL E OUTRO AMARELO ;D

      • Frogwalken

        POWER RANGERS FORÇA HULK! =P

      • Aquaman, O Lego Emo

        A LIGA DOS NÃO-LANTERNAS HULKS

      • EzquizofrenizAndo de Almeida

        hulk azul = bomba h / hulk amarelo = hulk hogan. brother!!!!1

    • Glaydson Melo

      É a necessidade de se reinventar a roda.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    BANNEEEERRR!!!!

    • Frogwalken

      MAJJINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN!!!

      • o Inconcebível Bob Balburdia

        Que porra tem o Majin a ver com a história?

        • Frogwalken

          Fácil!

          Você fica contente ou putaço quando o BDE cai/ sai do ar/ dá erro na página?

          MAJJIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN!!!

  • Glaydson Melo

    Dr. Samson parece ter sido desenhado pelo Frank Quitely, nessa penúltima imagem. Francamente.

    • Aquaman, O Lego Emo

      Não sou grande conhecedor do artista dessa revista, mas me lembrou o falecido Steve Dillon.