Project Zomboid

zomboidVocê vai morrer!

Não importa como, mas de uma forma ou outra este jogo vai te matar.

De todos os jogos com temática apocalipse zumbi que eu já joguei, Project Zomboid foi na minha opinião o que chegou mais próximo de uma experiencia “real.”
Seu único objetivo é sobreviver, e isso é realmente difícil, você é uma pessoa comum em um mundo infectado e está sozinho nessa, quando você cria seu personagem é possível escolher profissão e algumas habilidades, mas pra cada habilidade escolhida o jogo te dá pontos negativos em alguma outra, ou seja, você sempre será um bosta.

Deu ruim parça!

Deu ruim parça!

Você começa em uma casa em algum lugar randon do mapa, seja residencial, rural ou central, a cidade tem uma abundancia maior de recursos, mas também tem muito mais zumbis dentro dos prédios ou perambulando pela rua, na parte rural é mais fácil de se desviar dos mortos, mas dependendo do lugar que estiver, pode ficar horas andando sem encontrar nenhuma casa, fazendo o personagem ficar extremamente cansado, e aí entra outro tópico sobre o jogo.

Limpar o terreno é importante!

Limpar o terreno é importante!

No jogo você pode ficar com sede, fome, depressão, solidão, doenças, insano, e muitas outras merdas, os zumbis não são o único perigo, conseguir remédios é muito difícil, no começo do jogo dá pra arranjar alimento fácil, mas conforme avança tudo vai se estragando, em um momento do jogo eu invadi uma casa e só consegui aproveitar um saquinho de batata frita, já me ferrei também por não ter um abridor de latas =(
Eu já morri de muitas formas no jogo, algumas jogatinas eu não durei mais que algumas horas, outras durei vários dias (dentro do tempo do jogo claro) e isso é um fator que me ganhou no jogo, eu já peguei intoxicação alimentar, já morri por causa de uma perna quebrada, por causa de insolação, já corri tanto que quando cheguei na cidade não tive forças pra fugir dos zumbis, existem n maneiras de morrer neste jogo, e eu achei isto fantástico, manter seu personagem calmo e saudável realmente faz a diferença. Também dá para aproveitar o tempo vago para ler livros e revistas e aprender coisas novas, um livro de carpintaria por exemplo, pode te ajudar muito na hora de reforçar as portas e janelas do seu forte.

Sempre tape as janelas.

Sempre tape as janelas.

Outro fator que me fez curtir muito o jogo foi o cuidado nos detalhes, esquecer de algo simples como apagar uma luz pode ser fatal em um mundo infestado de zumbis. para entrar em alguma casa, as vezes é preciso quebrar o vidro, o barulho vai chamar a atenção dos zumbis, por isso é sempre importante levar algum lençol com você para tapar as janelas, já aconteceu de eu acordar com um zumbi ao lado da minha cama por não ter tapado o vidro, e sempre desligue as luzes, barulho e luz sempre atrai muitos zumbis.

Taco não faz barulho.

Taco não faz barulho.

Prestar atenção aos sons no jogo é muito importante, nunca durma se um zumbi estiver arranhando a sua porta, vá lá e mate ele antes, porque mais cedo ou mais tarde isso vai chamar a atenção de outros zumbis e logo a sua porta vai ao chão, armas também são escassas, aqui vale uma regra básica de qualquer filme de zumbi, de preferência por armas silenciosas, taco de basebal ou de golfe são melhores que uma espingarda, mas o melhor mesmo é evitar qualquer tipo de contato físico com os zumbis, em algum momento você pode se machucar na luta e vai ser um problema se curar depois.
Outra dica, matou um zumbi que invadiu a sua casa, saia imediatamente de lá, pois o lugar agora está infectado e você ficará doente.

Ainda não consegui encontrar um lugar lotado assim.

Ainda não consegui encontrar um lugar lotado assim.

Outra sacada que achei legal é que mesmo o jogo sendo em visão isométrica você só consegue enxergar coisas que estão a sua frente, por exemplo, se avistar um zumbi vindo na sua direção ao sair correndo você não consegue mais enxergar ele a menos que vire seu personagem naquela direção, o mesmo acontece quando entrar dentro de uma casa, só dá pra enxergar a rua se estiver em direção a alguma janela, por isso é importante ficar sempre atento aos sons do jogo.

Gostaria de viver tempo suficiente no jogo pra aprender a fazer isto com a casa.

Gostaria de viver tempo suficiente no jogo pra aprender a fazer isto com a casa.

Project Zomboid está em acesso antecipado custando R$ 24,98 na Steam ou aquele preço camarada via baía dos piratas, na steam informa que ele tem opção de multiplayer mas não sei se já está funcionando.
Espero ter conseguido passar um pouco da experiencia do jogo no post, para quem curte temática zumbi é um prato cheio. Acabei conhecendo ele via 365 indies assim como muitos outros jogos que indico por aqui. (bjos Kiliano)

Não seja este cara.

Não seja este cara.

E não importa o que você faça, em algum momento do jogo você vai morrer, pode ser horas, dias ou meses, mas você vai morrer. (acho que já falei isso)

Esse não durou muito!

Esse não durou muito!

Evandro Loco
20/11/2014