post dos Amiches – A lenda de Korra por Ursão Lindo

Pin Up Steampunk Girl. Alivio cômico porradeiro. Protagonista Bi. Rapaz bonitão heróico genérico. J.Jonah Jameson.

Pin Up Steampunk Girl. Alivio cômico porradeiro e Rocket Pabu. Protagonista Bissexual. Rapaz bonitão heroico genérico. Mestre J. Jonah Jameson.

“Zueira. Delícia. Hater. Nonsense. Only the Amichatar can master all for elements and bring procrastination for the world. ”

Este post foi enviado pelo nosso amiche Ursão Lindo, vulgo Beri White vulgo Tiago Ikari, putaquipariu para de trocar de nomes =D

Finalmente terminei de assistir The Legend of Korra, e vou falar algumas coisas. Vou logo avisando que isso vai ser longo e vai ter uma pá de spoilers, portanto, se você ainda quer assistir a série e liga para spoilers, melhor pular isso:

Desde o primeiro livro, nunca realmente fui fisgado por Korra. A história parecia ter potencial, mas coisas que me marcaram muito na Lenda de Aang pareciam não estar aqui. O Team Avatar era pouquíssimo carismático, Bolin era uma tentativa fracassada de ser o novo Sokka, Korra se pintava como a senhora fodona mas nunca fez realmente nada espetacular, e os animais de estimação, excetuando Naga, eram sem sal…

Todavia, o plot da primeira temporada e seu vilão, Amon, eram realmente interessantes. Era natural que houvesse repercussão negativa contra os dobradores de elementos, já que esse é um mundo misto. A evolução do estilo de luta da Ty Lee (personagem de A Lenda de Aang) e a fusão disso com a história foi perfeita. Porém, nem tudo foram sorrisos nessa temporada. A forma com que retiraram Amon da jogada foi covarde e fácil, uma fuga mais simples para não lidar com o personagem futuramente.

Your soul is MINE!!

Your soul is MINE!!

O segundo e terceiro livros, para mim, foram a comprovação que Korra tinha muito papo e pouca ação. Basicamente, a Avatar nunca ganhou de ninguém, apanhou praticamente de todos os vilões e capangas durante a série inteira. Quando comparo com Aang, um Avatar que teve pouquíssimo tempo para aprender as outras dobras, eu vejo o quão fraca ela é.

Pelo que aparenta ser a escala de poder do mundo do Avatar, em estado normal ser o Avatar não significa ser o melhor e maior dobrador de todos os elementos. Parece ser uma constante que seu elemento primário você será o melhor, mas nos outros você sempre será acima da média geral, e no seu elemento contrário, você terá a dificuldade mas ainda assim será um bom lutador. Um exemplo para isso é a Toph, a maior dobradora de Terra e inventora da dobra de metal. Possivelmente, apenas em Estado Avatar alguém poderia competir com o poder de Toph. Mesmo Aang aprendendo seu estilo, em vias normais ele não é melhor do que Toph, mas ele ainda está bem acima dos personagens normais da série.

Essa regra parece não se aplicar a Korra. Por sua personalidade, ela parece ter muito mais ligação com o fogo do que com água(seu elemento primário), e apenas dobra eles normalmente(o que seria uma vantagem). Em todos os embates contra alguém do mesmo elemento, ela apanha. É muito frustante saber que ela nunca pode lidar com alguém realmente.

legend-of-korra-season-2-episode-3-korra

I’m not a hugger.

Mas Avatar não era uma animação apenas de porradaria, era sobre contar uma história, e novamente eu me sinto frustado por isso não aparecer em a Lenda de Korra. Na série de Aang, temos espaço para tudo: episódios sérios, episódios de puro nosense, episódios dramáticos e episódios sobre o nada, mas ainda assim dá para sentir que tudo está interligado com a trama principal. Nunca vou esquecer que um dos melhores episódios da série original é sobre Appa e sua luta para voltar para Aang. Em Korra não tivemos um episódio assim.

Os personagens secundários(Sokka, Tio Iroh, Azula, etc) pareciam clamar por mais episódios centrados nele, enquanto isso em Korra cada vez que o Bolin aparecia eu revirava os olhos. O mundo e a fauna do mundo de Avatar também estavam constantemente sendo elementos importantes para a série.

foxfacepalm

Aang, por mais criança e bobão que fosse, sempre me pareceu um personagem muito mais profundo e bem trabalhado do que Korra jamais foi. Os produtores arriscaram muito e acertaram em trazer uma mulher como personagem central, mas erraram em como trabalhar com ela. Em nenhum momento eu quis torcer por Korra, pelo menos não mais do que torcia pelos personagens normais da série.

Voltando aos vilões e seus comparativos, em Korra tivemos 4 vilões principais: Amon, Unalaq, Zaheer e Kuvira, desses, apenas Kuvira me pareceu pouco aproveitada. Por mais que ela tivesse um destaque, achei-a pouco profunda, bem diferente de Zaheer.

Apesar de não achar Zuko um vilão bacana(a sorte de achar o Avatar em uma expedição ao polo sul foi bem forçado), lhe dou o desconto de ter sido o primeiro que apareceu, e que com o tempo ele trabalhou muito melhor seus relacionamentos. Ele foi a ponte para a melhor vilã que Avatar teve: sua irmã Azula. Mesmo o Senhor do Fogo Ozai foi quase que jogado nos últimos episódios para cumprir o que vinha sendo prometido. De qualquer forma, por mais que tivesse menos vilões, A Lenda de Aang me parecia mais focada naquilo que gostaria de transmitir.

korra-3

Os embates finais de Korra sempre me pareciam querer transmitir mais urgência e grandeza do que realmente eram. Korra Megazord foi vergonha alheia. Kuvira e seu Evangelion? Chessus… Diferente de Aang contra Ozai e Zuko & Katara contra Azula, em que você realmente sentia apreensão pelo que poderia acontecer.

E finalmente, eu acho que ambas as séries falharam no quesito relacionamentos: Katara e Aang era muito telegrafado, tanto que quando Katara dispensa Aang para mim foi um ponto positivo.

Já o casal 120% shippado Korra & Asami, vamos lá, os produtores tentaram ser apenas moderninhos. Em que momento da série realmente Korra e Asami pareciam trocar química? O mais perto que chegaram disso foi porque ambas deram uns catas no Mako. Tentaram ainda forçar um “só mandei cartas para Asami quando fui me recuperar”. Por que? Onde mostrou que elas eram BFF?

E para mim o mais grave foi: quando pensaram mesmo em transformar Korra em lésbica a primeira coisa que fizeram foi cortar o cabelo dela, para dar aquele contraste com Asami. Precisava disso? Se fosse realmente uma personagem que caminhasse, por mais sutil que fosse, por sua sexualidade diferenciada, teríamos visto mais elementos durante a série. Mas não, os produtores simplesmente parecem ter decidido em cima da hora: “Ei, já que masculinizamos Korra durante a série toda, que tal transforma-la em lésbica gratuitamente? E que tal com a Asami, já que tem muita fanfic aí juntando elas? Vamos ser transgressores e modernos! Agora, também não vamos mostrar nada demais, vamos apenas manda-las em uma viagem pelo mundo espiritual”

Se elas realmente tivessem sido construídas dessa forma, eu aprovaria 500% esse casal. Se o gif delas se beijando realmente fosse canônico, poderia até ter aplacado os deslises românticos da série.

Estou aplaudindo de pé. É bom ver que mais alguém além de mim percebeu que rolou um fan service. E mais. Um desserviço ao tornar a Korra um clichê  a la Michelle Rodriguez. Ela é durona pq é "sapata".

Estou aplaudindo de pé. É bom ver que mais alguém além de mim percebeu que rolou um fan service. E mais. Um desserviço ao tornar a Korra um clichê a la Michelle Rodriguez. Ela é durona pq é “sapata”.

Enfim, para mim The Legend of Korra foi uma série que poderia ter sido muito mais, porém não quis ser. Não sei se haverá uma terceira série baseada no universo Avatar, já que parece que TLoK já foi terminada aos trancos e barrancos, entretanto caso haja, espero ver muito mais elementos de The Last Airbender do que de Legend of Korra.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Olá pessoal, aqui quem vos fala é o Coruja. O texto foi mandado pelo Urso, mas as imagens e comentários nela são meus. Por isso se sentirem ofendidos com algo em relação a imagem, ou achar sem graça, problema é de vocês. Mas ao menos culpem a mim. 

Caso queira ver seus ilustres pensamentos em forma de post abrilhantando o Superamiches, manda um e-mail para: contato@superamiches.com 

Até mais. EU NÃO CONHECI O MUNDO AMICHE POR QUERER!