Plano B: Aquele gostoso filme merda…

A Netflix é uma faca de dois gumes.

Enquanto nos brinda com produções próprias que resultam em porcarias sebosas que fendem igual a cueca de um mendigo ao meio-dia em pleno verão, como Vende-se Essa Casa( The Open House) , o canal de streaming também guarda pequenas perolas dos filmes de porradaria B, estilo de filme pelo qual sou APAIXONADO,tanto que, vez ou outra, estou falando de algum deles aqui. E esta semana, enquanto repousava alegremente na casa da patroa em pleno carnaval, resolvi assistir um filmeco que apareceu ali, timidamente, entre os lançamentos da Netfluxo. Tratava-se de Plano B, produção alemã da qual eu não esperava NADA…mas que acabou me surpreendendo mais que positivamente!

Antes de mais nada é preciso admitir…filmes alemães de porradaria são algo que você não vê com frequência em sua vida (na verdade, não lembro de ter visto nenhum)! Essa foi a primeira surpresa do filme. A segunda, e mais agradável, foi descobrir que o filme foi todo produzido por uma equipe de dublês, tal qual Die Fighting, filme do qual já falei AQUI! Isso já garantia que não teríamos atores ou atrizes conhecidos tentando emular técnicas de artes marciais que não dominam em cenas com ângulos fechados e 27 cortes por segundo pra esconder suas inépcias na arte de descer o sarrafo. Como todo mundo é dublê e perito em um ou mais tipos de artes marciais, as lutas são sempre filmadas em longos planos abertos e as coreografias são vertiginosamente velozes. Mas já estou me adiantando demais. Vamos dar um ré de leve (ui) e conhecer a trama deste não-clássico moderno.

Can, Cha, Phong e U-Gin são 4 amigos que tem um sonho: se tornarem dublês profissionais e famosos. Quer dizer, menos U-Gin, que não é nada bom com brigas e serve como “empresário” do grupo, sempre tentando arrumar trabalho pra turma e sempre falhando miseravelmente. Tudo muda quando, certo dia, U-Gin arruma um teste para o trio,os quais estão quase desistindo desta vida por não verem um futuro muito promissor ante tantos fracassos e com as obrigações da vida real batendo sua porta. Phong é casado e vai ser pai, Cha esta para ter uma entrevista em um emprego comum, o único que não parece preocupado é Can, o qual mora com sua mãe e é um verdadeiro apaixonado pelos filmes de ação dos anos 80. O problema é que U-Gin não apenas é um péssimo empresário, como também é péssimo com números e acaba trocando o endereço do teste. Ao chegarem no local se deparam com um homem espancando uma mulher amarrada a uma cadeira e quase são mortos de imediato. Sim, quase…por que o tal bandido estava espancando a mulher de um poderoso mafioso afim de arrancar informações sobre 4 códigos espalhando pela cidade que levariam a arquivos secretos que o tal mafioso guardava para chantagear figurões do governo alemão. E, é claro, o bandido faz a coisa mais lógica: obriga Can, Cha e U-Gin a buscarem essas pistas para ele ou mataria o futuro papai, Phong. Os três não veem outra saída e partem numa busca louca, alucinada, hilária e, claro, cheia de porradaria non-stop!

https://www.youtube.com/watch?v=OX43HcinfEI

Sim, o roteiro é bem básico, como todo filme B de artes marciais. Mas, acreditem…mesmo com o roteiro xulezento, o filme é EXTREMAMENTE DIVERTIDO! Se você clicou no link com o post sobre Die Fighting ali em cima verá que eu não apenas esculhambo o roteiro como falo da incapacidade interpretativa dos dublês/atores. No entanto, em Plano B, a galerinha se saí MUUUUITO MELHOR! Não, ninguém vai ganhar um Oscar por ele, mas os personagens conseguem ser carismáticos, a amizade de todos é extremamente crível (provavelmente a amizade seja a mesma fora das telas, o que ajuda a tornar tudo mais orgânico), o roteiro é simples mas convincente e te prende por suas situações hilárias e o melhor de tudo…o filme é ENTUPIDO de referências a filmes de ação dos anos 80! Sim, muita gente pode estar cansada dessa “moda anos 80” atual…mas eu não! Eu acho SENSACIONALMENTE HILÁRIO! E é genial ver o Can se vestindo igual ao Mario Cobretti e repetindo “Você é a doença…e eu sou a cura” a cada oportunidade que tem de se olhar em um espelho, assim como é genial ver Phong se vestindo com a mesma roupa de Marty McFly em De Volta Para o Futuro 2, Cho se vestindo com uma jaqueta amarela com uma listra preta na lateral a la Bruce Lee e U-Gin usando o casaco do Michael Jackson em Trhiller não simplesmente para mostrarem o amor que tem por essas obras mas por acharem que isso vai ajudá-los a conseguirem trabalho como dublês! É inocente, meio imbecil e, ao mesmo tempo, te faz adorar cada um dos personagens por gostarem das mesmas coisas que você!

Agora vamos ao principal elemento do filme…as lutas! Velho…que lutas FODAS! Faz jus a expressão “Velozes e furiosos” como NENHUM dos 7 filmes da franquia homônima JAMAIS fez! Como eu disse, sou apaixonado por filmes de porradaria e isso me tornou extremamente exigente com a nobre arte de trocar tapas de mentirinha. E Plano B, apesar de não apresentar grande inovações nas coreografias, atende minhas exigências com facilidade e ainda me deixou com um sorriso de orelha a orelha.

Então, amiguinhos, fica a dica caso não saiba o que assistir nas listas loucas de indicações da Netflix. Plano B foi aquele filme do qual eu não esperava nada e acabou me entregando muito. Mas LEMBREM-SE: É UM FILME DE PORRADARIA B! Depois não venham me encher o saco por falta de lógica e furos no roteiro, por interpretações rasas ou por não ser um filme do Copolla. É FILME DE PORRADARIA DESCEREBRADO DO BOM E PRONTO!

Nota: 9,0 ( Na escala “Ótimos filmes merda”).

PS: Ah, esqueci de mencionar! Claro que tem um policial veterano durão tentando pegar o tal mafioso intocável a anos. Seu nome é…Kopp. vejam só vocês! Ah, mas ele tem um apelido! Sabem qual é? RoboKopp! Ah, e no finalzinho do filme ele larga a celebre frase “Dead or alive, you come with me!”. Sáporra é muito foda…

PS: Como é a Fox quem distribui o filme e os caras tem essa caracteristica de brincar com os clássicos, eles não perderam tempo e fizeram uma divertidíssima paródia de Alien diretamente para o YouTube. O vídeo tem 5 minutos e está com legendas em…bem…alemão…mas basta colocar pra traduzir automaticamente que, mesmo com alguns erros, dá pra entender sem problemas! E, acreditem, é hilário! Destaque para a cena em que Can faz a única coisa lógica para alguém com um Facehugger agarrado a sua cara…