Perry Rhodan

Essa é provavelmente a maior saga de ficção científica da literatura. Pode não ser a melhor, mas certamente é a mais prolifera.

perry

Os livros começaram a ser publicados em 1961 na Alemanha e estão saindo novas histórias até hoje. São quase 3000 livros, Somando com duas séries de spin-offs, passa dos 4000!  Claro que não são feitos pelo autor original. Perry Rhodan não é autoral, o que não deixa de ser um pouco incomum em literatura.

A história começa em no futuro, em 1971, com Rhodan na lua e lá entrando em contato com uma nave espacial do planeta Arkon. A presença dos alienígenas ameaça alterar o equilíbrio politico do mundo.

0006tibi

Há de se relevar algumas coisas, principalmente nas primeiras partes, visto que o mundo ainda estava dividido na guerra fria.

É uma saga imensa, englobando centenas de anos, mas Rhodan ainda é o protagonista, pois em dado momento ele consegue um tipo de tratamento de prolongamento de vida e posteriormente, a imortalidade.

Essa cara era constante nas bancas por décadas.

Essa cara era constante nas bancas por décadas.

Rhodan resolve usar sua ligação com os Arkons para acabar com a guerra fria e unificar a Terra, pois percebe que só um planeta unido pode enfrentar as outras forças da galáxia. Isso acaba levando a criação de um império, séculos depois, ainda com Rhodan o guiando.

Os livros são publicados de forma a cobrirem arcos de histórias, como a consolidação do governo unido da Terra, a luta contra um planeta eletrônico, o computador Titan ou a invasão de forças de outra galáxia.

Os livros nunca são muito grandes, livros de bolso na verdade, perfeitos para viagens e tals. A qualidade das histórias, como era de se esperar, é variada.

Há uma pequena, mas extremamente fiel, base de fãs, que mantém as publicações até hoje e pelo que soube, uma boa renovação dessa base. Mas isso pode estar errado. Desde sempre, Perry Rhodan é tratado como ficção “menor”, ingenua e simplista pelos criticos, mas o fato é que, vendia quantidades astronomicas e ainda deve vender bem.

tumblr_nplog3jeFp1sndzdgo1_1280

Perry Rhodan é space ópera, então não se espera ciência hard e com mutantes, computadores planetários, seres extradimensionais, viagens mais rápidas que a luz triviais, alienígenas que são iguais aos humanos…. realmente a ciência passa longe.

No Brasil os livros foram lançados até desde 1964  e ainda são fáceis de encontrar nos sebos poraí.

perry-rhodan-n-201-a-299-capa-preta-complete-a-coleco-14506-MLB139530909_1163-O

 

 

Zweist
29/02/2016