Perdido em Marte – The Martian

A mais cara campanha viral da historia.

martian-gallery2-gallery-image_0

Na semana passada, em uma campanha viral sem precedentes, a NASA anunciou a descoberta de água liquida em Marte. Isso foi obviamente feito para coincidir com a estreia do filme Perdido em Marte (The Martian) com Matt Damon.

Mas não se pode esperar muito da agencia espacial que falsificou o pouso na lua para nos distrair da invasão secreta dos homens-lesma do subterrâneo. Pelo menos foi o que vi num esclarecedor vídeo no Youtube.

Mas falemos do filme.

Na trama, uma equipe de astronautas fazendo pesquisa em Marte é apanhada por uma furiosa tempestade. Eles abortam a missão (e no caso, já é a terceira missão ao planeta), mas na fuga um dos pesquisadores, o cientista Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto e acaba sendo deixado para trás.

Matt Damon portrays an astronaut who faces seemingly insurmountable odds as he tries to find a way to subsist on a hostile planet.

Acontece que ele não está morto e resolve não se entregar. Usando os recursos que ficaram pra trás, ele pretende sobreviver até a chegada da próxima missão… daqui a três anos.

Ele ficou muito perturbado

Ele ficou muito perturbado

Nesse meio tempo, ele acaba entrando em contato com a Terra e uma missão de resgate é organizada.

O filme toma algumas liberdades com a ciência, mas não é nada de extravagante. É um filme bem calcado em ciência hard. Então boa parte do drama é devido ao tempo de viagem entre a Terra e Marte. São meses de viagem, e muita coisa pode dar errado.

Tem ótimos momentos com piadas muito boas e referencias para serem pescadas, como o nome sugerido para um projeto de ajudar Mark. O nome do projeto, quem o sugere e um dos atores que está na cena são de uma sacada genial.

É interessante como o filme leva essa situação, uma tragédia pronta, com o cara mais isolado do universo, literalmente sem transformar em algo pesado. Nada contra algo mais dark (tipo Naufrago), mas o rumo tomado pelo filme é bem leve, na maioria do tempo.

Não dá pra deixar de pensar que é um tipo de releitura no Robinson Crusoé, no espaço, e na verdade não seria a primeira. Em 1964 havia um filme chamado justamente de Robinson Crusoé em Marte, com Adam West. Pelo menos, era Marte como eles entendiam na época. E que esse filme mostra o que aconteceria se o cientista vivido por Matt Damon em Interestelar não tivesse pirado.

the-martian

Como muitos filmes americanos de hoje em dia, há a presença da China como uns caras legais, sempre dispostos a ajudar os EUA mesmo abrindo mão de seus segredos políticos/militares, e sabemos que é assim mesmo na vida real. Não deve ter nada à ver com o fato de serem atualmente o segundo maior publico de cinema.

E não muito tempo atrás, se os EUA tivessem que recorrer à alguém para ajuda-los com problemas no espaço, seria para a Agencia Espacial Europeia. As coisas mudam.

O elenco tem alguns rostos conhecidos além de Matt Damon, como Sean Beam e Donald Glover (é a primeira vez que vejo esse cara desde que ele saiu de Community) e dá pra notar como Matt Damon está se divertindo no papel, o que é importante, já que ele passa quase o filme todo falando sozinho.

martian-gallery9 (1)

A trilha sonora, por razões várias, tem, além de boas musicas de  Harry Gregson-Williams o fino da musica disco. Glorioso.

Normalmente filmes americanos sobre exploração espacial giram em torno do que pode dar errado (e eles ainda se perguntam porque o Programa Espacial tem pouco apoio no Congresso), e esse não é exatamente diferente. Mas ele tem um ar de novidade. Pois é, o velho Ridley Scott ainda sabe dirigir um espetáculo.

Zweist
08/10/2015
  • PCB

    Aguardo o Perdido em Marte 2: O Retorno do Regresso, dessa vez com o Mark Mark…

  • Dr. Manhattan

    “Mas não se pode esperar muito da agencia espacial que falsificou o pouso na lua para nos distrair da invasão secreta dos homens-lesma do subterrâneo. Pelo menos foi o que vi num esclarecedor vídeo no Youtube.”

    EU SEMPRE SOUBE!!!!
    UHEAHEHUHHUEAHUHEAEAHEHUHHUEAHUHEA Eu ri muito com essa passagem.

  • PCB

    Aliás: Zweist poderia ter lançado o post antes; antes mesmo que grandes sites de notícias, mas preferiu esperar e lançar o post no exato dia do aniversário do MATT DAMON, e do bruno MARS… profissionalismo aqui é outro nível.

    • Dr. Manhattan

      E também aniversário do Vinnie, que é ruivo tal qual Marte, e também do Churrumino, que é um pouco mais massudo que Marte.

      • Anubis_Necromancer

        Isso me lembrou que é aniversario do Shezow também…

    • O Impronunciável Zweist

      Não perdo a chance.

  • Anubis_Necromancer

    Gostei dele.
    Não esperava muito,mas foi um bom filme.

  • Primo Zoa

    O Matt Damon deve saber uns segredos muito sérios que os EUA nao querem revelados, porque não importa a dificuldade, o tempo que leve, ou quanto custe, se ele estiver com problemas o governo dos Estados Unidos sempre da um jeito de ajudar o cara, como foi no Resgate do Soldado Ryan, no Interestelar e agora no Perdido em Marte.

  • O_Comentarista

    Manhattan poderia te-lo salvado em 2 segundos.

    Muito vagabundo.