Para ouvir antes de morrer – Ska-P

ska-plogo

Ska ska ska skaaaaaaaaaa, \o/

Faaaaaaaaala, galera… tudo em ordem por aí? Mais um dia se passando, mais um Para ouvir antes de morrer e, pra voltar às raízes, mais uma banda de ska! YEAH!

O grupo da vez é o Ska-P (pode ser lido como ‘iscá-pê’ ou ‘escape’, uma clara analogia com a palavra escapar, sem contar com a indicação do proprio estilo da banda, ska-punk). Banda fudida, formada em meados dos anos 90 na Espanha. Siiiiiiiiim, eles cantam em espanhol. E nãããão, não sou muito fã de espanhol em geral, mas ouvir Ska-P é uma experiência incrível…. de fato até comecei a querer entender espanhol pra cantar as músicas com mais propriedade, :).

1skap

Pois bem, vamos lá. Ska-P manda com maestria o mais puro ska punk, com direito a todos os elementos clássicos do estilo e uns elementos a mais que dão um charme incrível: base de guitarra cativante, baixo muito bem trabalhado e a bateria e percussão sempre cumprindo seus papéis de forma ótima… nada demais aqui. Porééém não devemos esquecer do excelente trabalho do teclado e, principalmente, da guitarra distorcida! Sim, a banda mescla umas partes mais pesadas (mas não tããão pesadas assim) em suas músicas.

O conteúdo das músicas do conjunto é, de longe, um dos pontos mais importantes e inusitados da banda. Todo o tom dos trabalhos do Ska-P tem um tom fortíssimo de protesto. São canções dedicadas ao capitalismo, socialismo, fascismo, racismo, direitos humanos, drogas (e legalizações), proteção aos animais, anarquismo,  imperialismo, entre diversas outras. O mais engraçado é que todas essas letras fortes e com críticas afiadas são proferidas ao som alegre do ska…. taí uma mistura curiosamente interessante…. e que eu acho demais!

Eu já devo ter falado isso umas mil vezes, mas nunca deixarei de comentar: banda de ska tem MILHARES de membros sempre… é uma bagunça, mas pra não me prolongar muito, os integrantes atuais são:  “Pulpul” (guita base e vocal),  “Txikitin” (o trompetista mais badass do mundo),  “Pipi”  (vocal de apoio e showman… putz, amo esse cara),  “Joxemi” (guita principal e vocal de apoio), Julio Sanchez (baixo e vocal de apoio), “Kogote” (teclado), “Gari” (trombone) e “Luismi” (batera e percussão, \o/).

Alberto_Iriondo_(Txikitin)_(Ska-P)_(Ruhrpott_Rodeo_2013)_IMGP8662_smial_wp

Sr. Txikitin e a personificação da fodacidade!

A banda tem 8 discos que são incríveis. Um deles (99%) é desse ano e eu ainda não ouvi, mas tenho certeza que tá incrível mesmo assim! Hahaha.

E tem uma das minhas metas de vida: assistir um show deles. Sério… eles tem uma das melhores presenças de palco e uma das melhores apresentações ao vivo que já vi! É incrível.  Esse video daqui de baixo vai ser um showzaço deles, curtam!

Acessem o SITE dos manos, a FAN PAGE OFICIAL do Facebook e, mais importante, ouçam o som deles… vale a pena!

Skaaaaaaa!!!! o/

  • O_Comentarista

    É praticamente um ska bate cabeça.

    • cgui

      ska sempre rola bate cabeça…. só que é mais dançante do que porradaria mesmo, :)

  • GaribilboBolseta

    Cannabis é do caralho! Mas é uma das musicas que eu não tenho as manhas de mostrar para as outras pessoas hahahaha

    • cgui

      juvenil

      hahahah, :D

  • Action Figure Assassino

    É do Ska-P isso?