Para Ouvir Antes de Morrer – Lordi

soundwave2016-lordi

“-Já escutou Lorde?”
“-Eu escuto essa bagaça desde que se escrevia com ‘i’ , usavam umas fantasias maneiras e tocavam música boa!”

soundwave2016-lordi

Ok, esse diálogo nunca ocorreu de verdade, só que algo nele é real. Quando começou a se falar muito nas internês sobre a cantora a qual nunca escutei porra nenhuma nem conheço a fuça, a primeira coisa que vinha na minha cabeça era a sensacional banda de hard rock finlandesa que fez a minha cabeça quando tinha lá meus 16 anos. Ainda me pergunto porque caralhos ainda não havia comentado sobre ela aqui.

Na ativa desde 1992, o Lordi só alcançou fama mundial em 2006 ao ganhar o Eurovision, uma competição europeia na qual os artistas participantes são em grande maioria cantores e grupos que fazem música pop da mais safada possível. Com exceção do Lordi, a única coisa realmente boa que saiu do Eurovision foi o Epic Sax Guy. A música que tocaram na época foi a incrivelmente chiclete “Hard Rock Hallelujah”

A banda é atualmente formada por Mr Lordi nos vocais, o guitarrista Amen, Ox no baixo, a tecladista Hella e o baterista Mana. A banda em geral preza muito por esconder a real identidade de seus integrantes, apesar de já terem circulado por aí algumas fotos do Mr Lordi sem a maquiagem.

O som dos caras é um hard rock com leves pitadas de heavy metal. Geralmente a mídia, impressionada pela aparência dos integrantes, acaba rotulando-os como metal ou até mesmo death metal, mas a sonoridade deles está muito mais próxima do KISS que do Morbid Angel. Durante o Eurovision, alguns grupos de velhinhas religiosas da Finlândia e da Grécia (que sediava o vento aquele ano) quis barrar a participação deles na competição alegando que os mesmo eram satanistas, outra crítica infundada, já que na sua grande maioria as letras se assemelham muito a filmes de terror.

Cacete, não tem como ser satanista com uma música cujo refrão é “The devil is a loser/He is my bitch”!

Enfim, apesar do visual importado de filmes B de terror, a música do Lordi é um hard rock extermamente empolgante e divertido, e que vale muito a pena dar uma chance.

 

  • O_Comentarista

    O visual deles lembrou um pouco o GWAR.

    • Sim, mas o som é bem diferente.

  • Reverendo

    Caraca pensei que era um dos poucos que curtia. Não se esqueça do:

  • Egon-arseface pra preacher
  • O Impronunciável Zweist

    Realmente bom. É injusto o tratamento que o gosto musical do Godoka recebe do Cgui.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Gostei.