Para Ouvir Antes de Morrer – Gogol Bordello

PARTY!

Gogol_Bordello_2013_Press_1_
Música boa não precisa de definição, e se essa banda precisasse de uma definição, a palavra seria bagunça.

Formada em 1999 pelo ucraniano Eugene Hütz, a banda conta ainda com o violinista russo Sergei Ryabstev, o bielorrusso Pasha Newmer no acordeão, o americano Michael Bernard Ward na guitarra, o baixista etíope Thomas Gobena, o baterista de Trinidad Oliver Charles, a mezzo chinesa mezzo escocesa Elizabeth Sun na percussão e o MC e percussionista equatoriano Pedro Erazo. Um verdadeiro puta puteiro do caralho de nacionalidades.
A banda conseguiu uma maior visibilidade aqui no Brasil após a divulgação exaustiva do clipe de Wonderlust King na falecida e ressuscitada MTv. Essa música foi o carro chefe do quarto disco, Super Taranta (2005). A banda até o momento possui 6 discos.


O grupo define o seu som como Gipsy Punk. Dá pra ouvir que tem punk ali no meio, assim como dá pra ouvir que tem música cigana e do leste europeu ali também. Só que, assim como a nacionalidade dos seus membros, o som da banda passa por vários estilos e países, inclusive o Brasil, já que Hütz morou por um tempo aqui.


Apesar de uma balada qui e uma música mais pra baixo ali, a principal característica é a alegria da músicas. Isso é música pra você não apenas deixar os problemas de lado, mas pra mandar eles pra puta que o pariu! Além disso muitas de suas letras abordam as diferenças culturais (como sensacional American Wedding), imigração (Immigraniada) ou como você não é uma pessoa confiável se não souber tocar cítara, sem contar que numa cidade onde não tenham punks o equilíbrio sociológico tá na merda e as mulheres nunca ficam excitadas (a fodástica Punk Rock Paranda).


E só mais uma coisa, tudo isso é cantado predominantemente em inglês. Sim, predominantemente, já muitas músicas misturam inglês, russo, espanhol e às vezes um português enrolado.
Outro ponto impressionante a ser falado são as performances ao vivo, os caras são loucos. A interação com o público é incrível, principalmente em lugares menores. Não é todo dia que você pode carregar um bumbo com uma percussionista em cima durante um show.


Bem, acho que já falei demais. Deem uma conferida nos vídeos, mas procurem os discos completos por aí pois vale muita a pena.

  • O_Comentarista

    Ou seja: se o Superamiches fosse uma banda, seriam eles.

    Ou o Village People…

  • Bonex

    eu jurava que ontem ia ter um post de St. Patrick’s day feito pelo gariba ou por qualquer outro

  • Evandro Loco

    Droga, não 3g não consigo abrir os vídeos! :(

  • cgui

    ótima indicação…
    Gogol Bordello é demais! :)