Orange Is the New Black

OITNB

Mais um seriadolão aí pra galera.

E esse é mais um daqueles exclusivos do Netflix. Ou era. Sei lá, algo assim.

Orange is The New Black é uma série que estreiou em 2013, tem 2 temporadas (com a terceira, aparentemente, já confirmada) e conta uma história com um monte de pontos de vistas diferentes. Como assim? Calma que vou explicar.

orangeisthenewblack

Piper Chapman (Taylor Schilling) tem 30 e poucos anos, é linda, está pra se casar com Larry Bloom (Jason Biggs, o cara que comeu a torta em American Pie) e foi sentenciada a 15 meses de prisão por ter cometido um crime 10 anos atrás. Ela transportou algumas maletas com dinheiro do tráfico de drogas para sua ex-namorada Alex Vause (Laura Prepon). Ah, Chapman é bissexual.  Na prisão federal, Chapman tem contato com outras detentas (aproximadamente 250) e passa a ter que se virar e lutar pra sobreviver e, mais importante, continuar sã diante daquela realidade totalmente contrastante com sua vida na classe média-alta.

O que me chamou mais atenção no seriado é o tratamento e construção que são dados para as personagens. É muito foda ter acesso ao background de todos e entender os seus pontos de vista, seja na própria prisão, seja em sua vida anterior, seja na motivação que tiveram para cometer crimes. Isso humaniza muito todo mundo, o que não devia ser diferente, já que são pessoas como a gente, mas que fizeram uma(s) escolha(s) errada(s), igual nós também fazemos. Não que eu esteja aqui apoiando ou defendendo os crimes de uma forma geral, mas é sempre legal ter acesso a pontos de vistas completamente diferente dos nossos. Isso nos tira da zona de conforto e nos faz pensar de uma forma diferente e, portanto, melhor.

oitnb_girls

O drama presente no seriado é bem OK, é mais para o relato e impressões da estadia de Chapman no local. A parte de comédia é bem boa, com Biggs fazendo boas participações (como o cara que fica só na punheta, é desajeitado e engraçado pela desgraça… é o mesmo papel que sempre fez na vida), sem contar as diversas outras oportunidades geradas por guardas e outras detentas que abusam do humor negro.

E um último ponto que gostaria de falar é a abertura. Cara, a música é legal, mas o ponto de destaque vai pras imagens dos rostos das mulheres presentes no seriado, as detentas. Essa abertura é linda porque mostra que todo mundo é igual e que cada pessoa tem sua história e ponto de vista. O fato de estarem na prisão é um mero detalhe.

Enfim, vale a pena dar uma olhada no seriado. São episódios mais longos (entre 40mins e 1h), caso importe.

Abraços aí, galerosa! o/

 

Prepon

Chapman e Vause……… precisa falar mais alguma coisa? <3

 

Cgui
12/06/2014
  • O_Comentarista

    Já li uma definição dessa série como sendo “Oz numa prisão feminina”, mas com comédia.

    • cgui

      ah, essa série é mais humanizada e mais engraçada, mas com menos humor negro que Oz, :)

    • Cofre do Ultra Beijo Marcel ;*

      Cara, nunca assisti OZ porque na época que passava no SBT, antes aparecia aquele bichinho da censura e dizia que continha cenas de sexo e assassinato. Ai eu pensei: sexo e assassinato numa prisão masculina? Qualquer dia eu assisto OZ e essa série também.

      • SandroR

        Vou te adiantar… Schillinger come o cu do Schibetta usando graxa como lubrificante na sala de recreação. Tem algo assim em todo episódio. E as mulheres que aparecem normalmente são feias e meio machos também. kkk

      • O_Comentarista

        Nunca vi Orange, mas Oz assisti inteira na HBO.

        Série muito bem escrita.

    • concordo, em OINB tem peitinhos e em OZ tem caralhinhos

  • Anubis_Necromancer

    Já acompanho^^
    Gosto das cenas de sexo lésbico^^

  • Max06

    Vejo muita gente falando bem dessa série, talvez próximo mês eu começo a assisti-la, pois no momento estou maratonando três séries, Dadwood (2ª temporada), Eastbound & Down (2ª temporada), Nip/Tuck (3ª temporada), sem contar uma porrada de séries atuais, sempre que sai episódio novo eu vejo. Após terminar essas verei The Shield. Enfim, dessas novas séries da Netflix, não vi nenhuma, mas OINB está na minha lista junto com House of Cards.

    • Caralho, tu assiste mais série que o Vinnie! =D

      • Max06

        É porque as séries que vejo estão de pausa, e as atuais tenho de esperar uma semana para sair um novo episódio. Sempre pego pra assisti duas ou três séries finalizadas e alterno as temporadas. Por exemplo: Nip/Tuck possui 7 temporadas, se eu ver todas em seguidas vai ficar cansativo e na última temporada vai ficar chato de terminar. Com relação a quantidade, é que assisto quase tudo que é merda, como alguns pérolas que não pretendo terminar as temporadas restantes: Gossip Girl (assisti 1 temporada), The Vampire Diares (assisti 3 temporadas), New girl (assisti 3 temporadas), e mais algumas que não lembro de cabeça.

    • eu ainda to penando pra terminar a quarta temporada de Sons of Anarchy pra começar Game of Thrones