O Sobrevivente (1987)

Stephen King de raiz

the-running-man-516824ff76830

E quando falo isso, é de raiz mesmo. O conto original The Running Man foi publicado por King usando pseudônimo, lááá no começo da carreira dele. E tem muito pouco a ver com o filme que todos conhecem e amam.

9604154_orig

 

No conto, um homem chamado Ben Richards se voluntaria para o programa O Sobrevivente.  A premissa é diferente, é um tipo de caçada nacional ao cara. Não lembro bem dos detalhes, se ele tem um tempo certo para ficar vivo ou se tem que ir de um ponto ao outro, mas basicamente qualquer pessoa pode apanha-lo e mata-lo  e ganhar a recompensa do programa. Não lembro de mais detalhes, só que o conto acaba com Richards jogando um Boing 747 no prédio da estação de TV.

O filme começa com Ben Richards sendo interpretado por Arnold Shuarzernerger. Aqui ele é um piloto de helicóptero destacado para reprimir um protesto por alimentos. O protesto é pacifico, mas eles recebem ordens de mandar  bala. Richards protesta mas é nocauteado e o massacre acontece assim mesmo.

O governo resolve usa-lo como bode expiatório e o manda pra cadeia. Mas Richards não está disposto a pagar seu débito a sociedade com medidas socioeducativas e resolve saltar fora.

Nessa ele tenta voltar para o apartamento de seu irmão, apenas para descobrir que alguém já tomou o mocó. Ben aproveita que está ali, toma a mina como refém e tenta escapar do país.

968full-the-running-man-screenshot

As coisas dão errado quando ela, no aeroporto, entrega o jogo e Ben é recapturado.

Mas se a mina, Amber, pensava que ia se safar, errou feio. A noticia da captura deles chegou até Damon Killian, apresentador do programa de maior audiência da tv, O Sobrevivente. Ele resolve que Ben é um bom material para o programa.

Richards é levado ao programa e reencontra, Laughlin e Weiss, acusados de vários crimes. Usando montagem digital, mostram um vídeo de Richards metralhando os civis desarmados no protesto do começo do filme. Então explicam as regras do jogo para eles. É bem simples.

rm1

Eles serão levados em um bobsled satânico até uma quebrada abandonada da cidade e precisam chegar até outro ponto.  A pegadinha é que eles serão perseguidos pelo time de assassinos do programa e precisarão sobreviver à eles. Mas que legal, o programa mostra que os dois vencedores anteriores ganharam uma bolada e estão vivendo bem, na praia e tudo mais. A equipe de Caçadores do programa se prepara.

Vou destacar durante o texto algumas frases feitas. Mas só algumas, o filme é uma imensa fonte disso.

Laughlin e Weiss revelam ser membros de um movimento de resistência disposto a desmascarar o programa.

Eles são levados pelo bobsled e logo confrontam Sub Zero, um japonês gordaça, num rinque de patinação do gelo. Não é uma partida amistosa, já que o esquema é que Sub-Zero pretende decapita-los com um taco de hóquei capaz de cortar metal.

sub_zpsmwvgtgpv

Mas Richards mostra que é um matemático superior e divide Sub-zero. (“Ô Killian, olha aqui seu Sub Zero, agora é só Zero“)

Nessa, Amber descobre que Ben foi falsamente acusado quando descobre que as imagens do massacre são alteradas. Ela é apanhada pelos seguranças, acusada de ser amante de Richards e de lhe dar abrigo. Então é mandada para o jogo. Ela tem uma boa bunda. O grupo se separa, com Ben e Laughlin indo pra um lado e Amber e Weiss para outro, em busca de um link de transmissão.

Ben e Laughlin  são atacados por Buzzsaw, um tipo de tiozão da reforma que usa, naturalmente, uma motoserra.

the-running-man-buzzsaw

Essa serra foi o fim de Laughlin, mas Richards acaba com ele (“Ele teve que partir”). É quando um grito chama sua atenção.

Amber e Weiss são emboscados por Dynamo, um outro gordão, esse metido a cantor de ópera e vestido com uma roupa cheia de luzinhas. Ele mata Weiss com uma descarga elétrica e depois tenta violentar Amber. Richards a salva e os dois fogem.

RunningMan04

Dynamo os persegue com seu ridículo jipinho e acaba capotando. Richards mostra que não é um cuzão e não mata um Dynamo, preso debaixo do carrinho. Pouco depois, Killian aparece numa transmissão e oferece um acordo à Richards. Se Richards aceitar, se torna um Caçador. A resposta é que Richards vai fazer ele comer os papeis.

A essa altura do campeonato, o pessoal está torcendo por Richards, tipo uma velhinha que recebeu o jogo de tabuleiro de O Sobrevivente.

3MItIaA

 

Killian manda Fireball acabar com essa historia.

running-man-fireball (1)

Não dá muito certo (“Que cabeça quente”), mas a perseguição leva Amber e Ben até um lugar onde eles acham os cadáveres dos caras que supostamente teriam vencido as temporadas anteriores.Nunca houve vencedores e eles estão bem mortos.

tumblr_m7o11qxi981qis6pso4_1280 (1)

Ben acabou com todos os Caçadores. Por isso o Capitão Liberdade que está aposentado e trabalhando como comentarista seria mandado voltar à ativa. Mas ele se recusa e Kilian libera um video falso do Capitão Liberdade matando Ben e Amber.

hqdefault

Os dois são levados pelos guerrilheiros, que usam o código que Amber aprendeu para invadir a emissora. (“Agora o Show começa”) Eles transmitem o video original do massacre (que Amber havia mantido bem escondido) e limpam a barra de Ben, que resolve acabar com o programa e vai até o palco. O publico fica maluco, afinal viu esse cara morrer uns minutos atrás. E nessa Amber mata Dynamo.

Richards decide que está cansado das picaretagens de Killian e o coloca num dos bobsled do demonio. (Eu não estou no meio artistico o mesmo tempo que você Killian”) Killian acaba explodindo em um outdoor (“Não atendo pedidos”) e Ben tira uma casquinha com Amber.

Mesmo não tendo praticamente nada a ver com o conto, esse é um caso que a adaptação ficou melhor que o texto. Vários fatores, como focar na ação, expandir um pouco o universo e ao mesmo tempo restringir o local onde se passa a trama (alguns quarteirões abandonados ao invés de uma caçada nacional. Claro que isso manteve o orçamento do filme sob controle também) e claro, usar Arnold Shurrasquenverf pra dar um tom mais porrada pro filme. É engraçado pensar que Richards no livro é descrito como um “magrelo com aparencia tuberculosa”

Então, pensando em adaptações de King apenas no nome, como O Sobrevivente ou O Iluminado, a escolha é entre se divertir com os exageros da Austrian Death Machine ou passar tédio com o filme do Kubrick.