O Médico e o Monstro

O-medico-e-o-monstro-1

Não, esse post não é sobre mim.DSCF0240

De vez  em quando alguns livros bons surgem no meio da enxurrada de coisas descartáveis e pré roteiros para cinema nas Americanas da minha cidade. Algumas das publicações que me chamam mais a atenção são as da Editora Nova Fronteira, publicando edições com um bom acabamento e arte padronizada de clássicos do terror. Frankenstein, Drácula e, recentemente, o livro que dá título ao post foram orgulhosamente adicionados à minha prateleira.

E por que resenhar primeiro O Médico e O Monstro? Muito longe de uma escolha baseada na minha profissão, amiches, a resposta é  bem mais simples: tempo. Tempo livre é algo com o qual sonho mas não corro atrás, não planejo com antecedência meus dias, por isso a quantidade de posts meus está escassa por esses dias, e por isso um livro de 78 página apenas se torna uma boa opção para um post.

Escrito por Robert Louis Stevenson em 1886, o livro se passa narrando o purgatório do famoso médico Henry Jekyll na visão de seu advogado e amigo, o senhor Utterson. Utterson é  um homem sério e de poucos amigos, tendo na figura do médico um dos seus mais estimados. Suas preocupações se iniciam quando Jekyll torna como seu beneficiário no testamento o misterioso Edward Hyde, um jovem franzino de aspecto repugnante e atitudes igualmente vis.

Recentemente Jekyll se tornara uma figura reclusa, se recusando a receber seus amigos mais íntimos. Apenas Hyde parece ter contato com o doutor, e seu relacionamento é tão forte que o rapaz possui até mesmo a liberdade de entrar em sua casa e dar ordens ao seus empregados. Ninguém consegue entender como um homem tão bondoso e respeitado tem como amigo uma pessoa dessas.

A tragédia realmente toma um rumo sem volta quando Hyde mata a sangue frio e sem nenhum motivo um estimado e bondoso senhor, revelando mais uma vez a sua natureza má e selvagem. Acusado de tal crime hediondo, o rapaz desaparece sem deixar vestígios, e por um tempo Jekyll parece retornar à forma de antigamente, realizando caridade e recebendo seus amigos em jantares, a influência de Hyde parece ter finalmente acabado. Ledo engano. O resto da história fica a cargo de vocês irem atrás.

Mesmo sendo um livro escrito há 130 anos, a linguagem do mesmo não é de difícil compreensão, assim como o desenrolar da trama não é em momento algum enfadonho. Realmente, não havia espaço para enrolação em apenas 78 páginas, tornando o mesmo uma história com uma atmosfera de suspense que te leva a ler a próxima página com bastante interesse, mesmo hoje em dia o principal segredo do livro ser de conhecimento de todos. Um bom livro, que mesmo com a pouca quantidade de páginas vale bem o investimento também modesto (visto o preço de livros  no nosso país)  de 10 reais.

Godoka
17/06/2016
  • O_Comentarista

    Em breve teremos a releitura desse clássico, com O Médico e o MONSTROOOOOOOOOOOOOOOO, contando a história de um doutor que receitou anabolizante demais para um jovem e agora tá saindo a jaula o monstro.

    BIIIRRRLL!

  • Não, esse post não é sobre mim.

    Se fosse, se chamaria “O Açougueiro e o Monstro“.

    • Anubis_Necromancer

      Acho que o correto seria Os Irmãos Corsos

  • Anubis_Necromancer

    Um video do musical com uma passagem iconica sobre essa dualidade conflitante

  • Fábio H.F.Castro

    Esse foi um dos primeiros livros que li quando tomei gosto pelo habito, lembro que esse fato de conhecer a virada da historia não afetou mesmo a qualidade do livro,ver como é essa obra que influencia personagens até hoje foi muito interessante.
    PS: Acho que uma boa versão do Hyde foi retratada num episódio do Pernalonga haha.

  • PCB

    “Algumas das publicações que me chamam mais a atenção são as da Editora Nova Fronteira, publicando edições com um bom acabamento e arte padronizada de clássicos do terror.”

    Godoka e seu TOC kkkkk. Mas também entendo disso. Tanto é que comprei todos os livros de terror citados na coleção Saraiva de Bolso. Uma boa pra quem quer botar algumas coisas mais intelectuais na estante, pra mãe não ficar reclamando que só tem gibi kkkk (este comentário não foi patrocinado).

    • [Better Call Harvey]

      Nessa linha comprei no começo do ano uns livros de bolso da coleção L&PM da Agatha Christie. O preço médio deles é de R$ 21,90.

      Curti muito como cada livro consegue ser bem diferente um do outro. E o final do Assassinato no Expresso do Oriente é foda!!

  • Egon-arseface pra preacher

    Eu to devendo ver esses classicos vitorianos, eu tó atrasado em muito livros

  • Frogwalken

    Eu li e tenho, um ótimo livro do Roberto Luís Estevão.

    E tem o joguinho fodido pra Nes, hehehehe.

    O Misterioso Caso de Dr Godoka e Mr Gariba

    ” Quem poderia imaginar que o prescrevedor de Dipironas por
    Diversão teria um lado Obscuro, SiniXtru e … Narigudo Broxa! “

    Isso partindo do princípio da LOKURA do Godoka e Gariba serem a mesma pessoa! =D

    A Beira da Loucura, do João Carpinteiro, um ótimo filme!