O livro da vida/ Festa no Céu

JOAQUIM!!

book-of-life-facebook

O México tem muitas contribuições importantes para a humanidade. Luchadores, bigodes fodas, sombreiros, Chaves, Salma Hayek, NACHOOOO, e O Dia dos Mortos.

O feriado de finados lá é uma festa. E é em torno dessa festa e lendas mexicanas que gira o filme.

Tudo começa com a visita de algumas crianças a um museu. Elas já suspeitam de algo diferente quando a guia do lugar lhes mostra uma passagem secreta ao invés da entrada comum do museu.

The-Book-of-Life-Movie-Review-Image-2

 

Lá, a guia lhes mostra o Livro da Vida, onde estão todas as historias e depois de mostrar os três deuses que cuidam da morte, a gentil La Muerte, governante da festiva Terra dos Lembrados, onde ficam os mortos que, como indica o nome, são lembrados pelos vivos; o sombrio Xibalba, que governa a melancólica Terra dos Esquecidos e O Homem de Cera (O nome original seria traduzido como o Fazedor de Velas, mais adequado) que produz as velas que simbolizam as vidas das pessoas e cuida do Livro da Vida.

 

????????????????

 

Em seguida, abre um baú com diversos bonecos de madeira e começa a contar a historia deles, que representam pessoas que viveram bastante tempo atrás.

Na cidade de San Angel, no México, viviam três crianças: Manolo, de uma família de toureiros, porém mais inclinado a ser músico, seu melhor amigo Joaquim, filho do maior herói da cidade e ansioso para seguir os passos do pai, que morreu defendendo o local do bandito Chakal, e Maria, naturalmente objeto da afeição de ambos e razão de discórdia entre eles posteriormente.

 

image_thumb[6]

 

Os deuses da morte, Xibalba e La Muerte, lá pelas razões deles, apostam em quem vai casar com Maria. Xibalba aposta no heroico Joaquim, La Muerte no esperto Manolo. A menina é mandada para estudar na Espanha e quando volta a aposta começa pra valer. Principalmente porque Xibalba não está disposto a perder.

Um detalhe muito legal é que, nas sequencias das crianças no museu, os personagens tem aparência humana, mas na historia sendo contatada, são como se fossem bonecos de madeira, com articulações visíveis e tudo mais.

O estilo visual é algo a se destacar. É realmente muito bonito e extremamente detalhado, feito num estilo chamado calacas, aquelas caveiras cheias de linhas.

Mas diferentes das linhas dos uniformes da nova DC, essas são bonitas

Mas diferentes das linhas dos uniformes da nova DC, essas são bonitas

 

A trilha sonora também merece uma menção especial. A despeito de ter algumas musicas que eu só ouviria sob coerção, (Radiohead por exemplo) aqui, refeitas como musicas mexicanas dos anos 20 (época onde se passa a historia sendo contada) estão muito boas, e como não poderia faltar alguma classe, tem também Elvis e Ennio Morricone.

O elenco, com algumas exceções, como Ron Pearlman,  tem o fino do fino da terra das enchiladas como Danny Trejo e até Placido Domingo

Festa no Céu é novamente um bom exemplo de titulo mal traduzido. A Terra dos Lembrados não é o Céu. Não há, exceto o padre luchador e as freiras, simbologia cristã no filme (tá, uma coisa ou outra).

O padre luchador é inspirado em Fray Tormenta, um verdadeiro padre luchador, que foi a inspiração para Nacho Libre. Aquela coisa de sustentar um orfanato com a lucha rolou mesmo.

tumblr_ne0xrcuStd1qimpnco1_500

 

O visual é incrível, o que não é de se estranhar,  visto que é dirigido por Jorge Gutierrez, que é pelo responsável pelo fantástico, e infelizmente de vida curta, desenho El Tigre, que por sinal, com sua amiga Frida aparecem rapidamente em uma arquibancada. Aqui também tem o dedo de Guilhermo del Toro produzindo a parada e escrevinhação de Doug Langdale, de Dave o Barbaro (Langdale e Gutierrez são parte do melhor que a Nickelodeon tem a oferecer e num mundo ideal, seria presidentes dessa porra, com direito a matar os atores que fazem as séries live action da emissora).

The-Book-of-Life-The-Movies-Story-6

 

Infelizmente, ele passou meio despercebido, mesmo tendo sido lançado perto do Halloween, em boa parte devido a concorrência com Big Hero 6, lançado quase na mesma data. É um pouco como Orfeu e Euridice, só que sem ser chato.

best-new-movies-for-kids-fall-2014-a-list-of-upcoming-must-see-including-book-of-life-and-into-the-woods-cover

Então é uma animação que foi meio ignorada, mas que merecia um lugar ao sol. Quem sabe até a triologia que o diretor disse querer fazer. Vão atrás.

 

JOAQUIIMM!!!

 

Zweist
27/01/2015