O fim de Ace Combat Infinity e porque voce deve gerir melhor seu dinheiro

Aviões só voam enquanto tiverem combustivel.

Para aqueles que ainda não eram nascidos, há três anos atrás foi lançado o joguinho onliner Ace Combat Infinity e eu falei um pouco dele aqui.

De lá pra cá dei umas jogadas esporadicas, juntei uns avioes e tals e umas coisinhas a mais. Mas nunca gastei dinheiro algum com ele.

Isso porque tenho um severo problema com o modelo Free to Play e jogos puramente online em geral na verdade, principalmente se você coloca grana nisso. E em muitos casos, muita grana.

Nunca me agradou a ideia de ficar refem digamos assim, da disponibilidade de servidores do jogo.Ou pior, os servidores serem fechados de vez como agora é o caso de Ace Combat Infinity.

Gosto da ideia de daqui a seis, sete anos, pegar um jogo velho e curtir de novo. Há também o fato que, nas ocasioes quando fico sem internet serem justamente o momento que mais me volto pra jogar alguma coisa.

O F-117A_Yukiho. Um dos piores aviões com uma das melhores waifus

O F-117A_Yukiho. Um dos piores aviões com uma das melhores waifus

O caso recente de Star Wars Battlefront 2 é um demonstrativo extremo disso. E pior até. O jogo não é gratuito como Infinity, e praticamente tudo nele é pago, se você não tiver todo tempo do mundo pelo menos.

Então se você quer jogar com Darth Vader ou Luke, pague além do preço do jogo. Aparentemente uma edição de luxo do jogo não te garante jogar com o Vader por exemplo. Segundo calculos da galera, levaria cerca de 40 horas de jogatina para destravar um unico personagem sem pagar por fora.

Nooo-Meme-Darth-Vader-04

A merda voou, e está voando ainda, tão longe que a mamãe Disney teve que meter o pé na porta e mandar a EA parar com essas saliencias, da mesma forma como fizeram na Marvel recentemente.

Mas voltando.

Em 31 de março próximo os servidores de Infinity vão ser abatidos e aí cabou, toda grana que o cara colocou em aviões, customizações, armas, puff. Não estou nem falando dos galões de combustivel, necessarios para jogar sem ficar esperando quatro horas para recarregarem e você poder voar miseraveis três missoes.

Os itens ainda podem ser comprados até 9 de janeiro e usados até 31 de março, e é bom usar porque não vai haver reembolso. E claro, essas datas podem mudar sem aviso prévio.

Como aqui, que encerrou um mês antes do anunciado

Como aqui, que encerrou um mês antes do anunciado

É compreensivel essa de fechar os servidores, custa grana mante-los afinal, mas não foram poucos os casos de jogos cujos servidores foram fechados e nem são tão antigos ou que ainda tem uma comunidade enorme neles. E as empresas em geral também não permitem que fãs dos jogos mantenham servidores depois do fim do serviço. Então fica uma situação dificil.

Nada contra quem quiser jogar nesse esquema e tem disposição para colocar grana nisso, não sou consultor financeiro nem a mãe de ninguém. Mas apenas não é minha praia e entendo como algo que está criando um monte de abusos,  desculpas esfarrapadas (“As pessoas não gostam mais de jogos single player” disse um executivo da EA baseado em pesquisas tiradas da bunda) e politicas imbecis.

Só dou muita risada quando pensei num colecionador daqui a sei lá, dez, quinze anos, mostrando a coleção dele pra um reporter e quando pedido para mostrar uns jogos, o cara mandar: “Não dá. Tem que estar online. Mas posso te mostrar um JPG.”

  • Frogwalken

    É por essas e outras que tenho DESPREZO INFINITO por joguinhos que dependem exclusivamente da INTERNETS pra funfarem.

    • [Better Call Harvey]

      tmb tenho

  • Frogwalken

    ” Gariba finalmente derrotou a VIDA e hoje vive de vender Bens de Origem 100% Natural na Praia.

    Obrigado por Jogar.”

    A MAJIA dos joguinhos Single Player, vamos dizer assim, é o desafio de
    chegar até o final e curtir a história do jogo,
    ah não ser que tenha, por exemplo, um controle MUITO PODRE! ( tipo Mortal Kombat Mythologies Sub Zero )

  • O_Comentarista

    Ótimo post.

    Um esquema que acho justo é do Gwent da CDPR. É online, gasta dinheiro quem quer e vc consegue cartas boas só fazendo as missões diárias.

    • Frogwalken

      Imagina do nada todos os Servidores de Overwatch fechando repentinamente ” porque sim ” …

  • [Better Call Harvey]

    O caso da EA é a maior safadeza dos últimos tempos, aliás, a EA vem aprontando faz tempo… sem dúvidas é a mais safada e fdp dessas grandes.

    E também odeio isso de “depender do servidor”. Monster Hunter infelizmente depende muito disso, quando eles abandonam o server praticamente metade do jogo é perdida (e é a melhor parte dele). Red Dead Redemption é a mesma coisa, tem um monte de missão bacana online, mas com o server cagado, vc não acha ninguem pra jogar com vc (e não da pra jogar sozinho).

    É foda. A ideia de se ter um videogame é justamente essa, pegar o jogo daqui uns anos e rejogar ele todinho, como faço com meu N64

  • O_Puto

    Ainda lembro com saudades de Avengers Alliance… O free to play que valia.

  • Anubis_Necromancer

    Sentiremos sua falta Infinity.