Mulher Maravilha – por Zweist

Wonder-Woman-Movie-Arms-Crossed-Art

Goddess of War

 

Pois então amiguinhos. O filme da Mulher Maravilha. Vamos começar com a nota. 8,5, 9. Algo poraí.

Definitivamente me agradou, mas naturalmente está longe de ser perfeito. No entanto, é o melhor filme de herois dos ultimos anos.

Inclusive com disfarce infalivel. Identidades secretas são importantes.

Inclusive com disfarce infalivel. Identidades secretas são importantes.

A trama é simples até.

Próximo ao final da Primeira Guerra,  ali chamada de Grande Guerra, já que ninguem achava que teria uma Segunda, o piloto e espião Steve Trevor, cai numa ilha habitada por mulheres enquanto foge de soldados alemães.

Para sair dali, ele é ajudado pela princesa Diana, não a que casou com o sapo, e sim a original. Ela resolve ir com ele para o Mundo do Patriarcado, pois, ao ouvir os relatos sobre a Guerra, acredita que está sendo causada por Ares, o Deus da Guerra e só sua destruição pode acabar com o conflito.

Lá, ela vai usar seus poderes, armas e treinamento para tentar salvar o mundo de uma guerra eterna, e acaba se tornando a Mulher Maravilha.

jn4l4mfffmddu04ucbnq

Uma coisa que me incomodou foi ter notado que tem muitos elementos derivados de Greg Ruka, apesar da trama básica ser a da fase de George Perez. Aquela coisa sobre a ascendencia dela, o uso constante da espada e do escudo, coisinhas assim. Não me agradou. Outra coisa que irritou um pouco foi a sua obcessão, quase de Ash Ketchun, com um unico objetivo, ser um mestre pokemon, matar Ares. Num certo momento, ela não pára de matraquear sobre isso.

É interessante notar como ela foi aumentando digamos assim, seus poderes durante o filme. Em boa parte dele não dava pra imaginar que ela atingiria niveis Superhomescos de poder, mas conforme ela vai lutando e de certa forma, adquirindo mais confiança é quando começa a jogar peças de artilharia nos outros.

104495214-wonder-woman.530x298

Diana tem uma curiosidade quase infantil quanto ao Mundo do Patriarcado, o que é compreensivel, já que ela viveu na sociedade mais isolada do mundo, depois da Coreia do Norte, a única criança criada lá. As cenas nas ruas de Londres mostram bem isso.

E para aqueles que esperam que eu faça alguma critica à Marvel, sinto desaponta-los. Só porque em mais de dez anos de universo cinematográfico ainda não fizeram um filme com uma heroina, e quando fizerem vai ter que ser com a insuportável Capitã Marvel, não vou criticar.

“Ah Zero. Mas é bom porque tem piadinhas, igual os filmes da Marvel.” Verdade. Se fosse por isso que os filmes da Marvel são bons. E não é, certo? Ao contrário, os que costumeiramente são chamados “os melhores filmes da Marvel” da semana, tirando Guardiões da Galáxia, são justamente os menos carregados de piadas, como Civil War.

"Problemas com seu Steve?"

“Problemas com seu Steve?”

Deixando isso de lado, o filme tem algumas coisas realmente curiosas. O general alemão, Ludendorff, por exemplo. É baseado no verdadeiro general Eric Ludendorff , mas no filme carece do bigode foda e do capacete com espigão, o que o torna uma versão inferior.

É preciso um espigão no capacete para se fazer um cara foda.

É preciso um espigão no capacete para se fazer um cara foda.

Falando nisso, esperava também ver mais desses capacetes alemães característicos. Sim, sei que não eram todos os soldados que tinham, em particular próximo ao fim da guerra, mas o Pickelhaube é uma imagem muito ligada ao periodo.

A escolha desse periodo também, a Primeira Guerra, é interessante. Ajuda não ter vilões tão óbvios quanto os nazistas.

O que nos leva à uma área nebulosa aqui. Ares é quase uma presença, a despeito que, em boa parte do filme, Diana é a unica preocupada com ele, mesmo quando Trevor começa a ter menos dúvidas sobre essa história toda. Nosso amiche Hellbolha ficou desapontado com a batalha final entre Diana e Ares.

É compreensível e não foi aquele quebra pau esperado. Mas não me incomodou tanto. Nesse ponto, o pensamento da fase de Perez até ajudaram, já que ali, a Mulher Maravilha, depois de notar que não é páreo para ele, CONVENCE Ares a parar com aquela folia toda, na conversa mesmo. Mas mesmo isso é melhor que aquele final de Dr. Estranho.

"Eu devia só ter prendido o cara no lugar ao invés de tentar matar ele o tempo todo."

“Eu devia só ter prendido o cara no lugar ao invés de tentar matar ele o tempo todo.”

A Dr Veneno é a outra parte dessa equação. Mostrada como severamente desequilibrada e deformada, não chega a ser assustadora, ou perigosa. A vibe dela é “bizarra”. Aquela máscara que ela usa é baseada nas máscaras protéticas reais da época. Dado os ferimentos tanto à bala, quanto estilhaços e gás durante a guerra, houve uma grande demanda desse tipo de prótese. E sinceramente, não aconselho buscas no Google.

WW_08361cc.0

O que agradou também é a quantidade de referencias espalhadas. O avião enorme dos alemães? É o  Zeppelin-Staaken R.VI, construido pela mesma empresa Zeppelin que faria, bem, os Zeppelins.

Vamos tirar o elefante branco da sala ok? E já que falamos nisso, comecemos com Etta Candy. Não vou pedir desculpas. O filme retrata um monte de fatores que uma galera não cansa de gritar, mas diferentemente desse pessoal, faz de forma correta e coerente com a historia, tanto do filme quanto História mesmo, com H maiusculo.

Wonder-Woman-03032017-680x1018

Etta é apresentada como a secretária de Trevor, realmente o máximo possivel para uma mulher nas forças armadas no periodo e lugar. No entanto, posteriormente, acaba tendo um papel de planejamento e mostra sua competencia.

Os amigos do Trevor são uma salada multinacional. Um marroquino, um escoces e um indio americano. Eles não são, nunca seriam, parte da mesma unidade nas forças regulares, mas dá a entender que são pessoas que Steve encontrou em algum momento e com quem pode contar, em especial em suas áreas de habilidade.

maxresdefault

Curiosamente, o filme tem uma mensagem, algo bastante ausente nesse genero no cinema. E não é a que algumas pessoas esperavam. Então, não. O filme não é um libelo SJW.

Do ponto de vista técnico é meio instável, com momentos de efeitos bons alternando com partes ruins de modo inconsistente.

A trilha sonora no entanto, é muito boa. Realmente se destaca entre as trilhas de herois atuais.

E o logo da DC antes do filme mereceria uma analise mais detalhada por si só.

A diretora, Patty Jenkins mostrou que soube conduzir bem o filme, e mesmo lidando com fatores além de seu controle, como na verdade, a escolha de Gal Gadot como a Mulher Maravilha. Em entrevistas, ela afirmou que sentiu o “coração afundar” quando soube da escolha da atriz, mas posteriormente se convenceu que foi uma escalação acertada.

Depois que largou aquele bostão do Doug, Patty "Maionese" Jenkins se tornou uma grande diretora.

Depois que largou aquele bostão do Doug, Patty “Maionese” Jenkins se tornou uma grande diretora.

E se considerarmos que Gadot fez a maioria das suas cenas de ação, boa parte delas estando grávida, de quatro meses creio, é ainda mais impressionante.

Um toque esperto foi a escolha das amazonas. Jenkins colocou tantas atletas quanto podia ali, o que faz total sentido, inclusive a fodelona Ann Wolfe, como Artemis. Jenkins não foi também a primeira escolha do estudio, substituindo Michelle MacLaren, que tinha ideias bem diferentes para o filme, como ser mais focado na ação e Diana ter um tigre de estimação com quem falaria.

Diana também seria bem mais jovem. Ok, isso é uma menininha fantasiada.

Diana também seria bem mais jovem. Ok, isso é uma menininha fantasiada.

É um filme de origens bem ao sentido da palavra, não só mostrando como Diana saiu de Themyscira mas dando a entender o porque ela teria ficado quase escondida por tanto tempo, até o surgimento do Superman. Isso é demonstrado da mudança da Diana ingenua do começo do filme para um ponto de vista quase cinico posteriormente, o que não é de se estranhar dado o nivel de merda que ela testemunhou.

No fim das contas temos um filme realmente bom, não absurdamente excepcional, mas bom mesmo. A tal mudança nos rumos do DCEU deve vir tanto desse filme quanto, principalmente, do afastamento, temporario talvez, de Zack Snyder do comando da bagaça.

O filme acaba sendo um marco, talvez nem tanto pela sua qualidade, mas por ser o “primeiro” de alguma coisa, algo semelhante ao primeiro filme dos Vingadores.

Mas Mulher Maravilha é melhor.

 

Zweist
19/06/2017
  • O_Comentarista

    Melhor filme da DC nessa nova fase que começou com Homem de Aço. Se comparar com algum filme da Marvel, tá equivalente ao primeiro Capitão América.

    Óbvio q o filme tem pontos fortes e fracos, mas o q me incomodou foi retratar a Primeira Guerra como algo maniqueísta.

    • O Impronunciável Zweist

      É bem melhor que o primeiro Capitão, mas a escolha da ambientação acaba levando a essa comparação.
      Não vi maniqueismos nesse ponto. Com exceção de Ludendorff, o Alto Comando alemão já tinha visto que estavam nas cordas e prontos pra se render.
      Ludendorff é um caso à parte. Ele, ao contrário de muitos altos oficiais da Primeira Guerra, se alinhou com os nazistas e foi um dos maiores proponentes daquela história de “os judeus venderam a Alemanha”, e foi bastante influente nas ideias mais paranoicas do Bigode.

      • O_Comentarista

        Digo maniqueísta no sentido de algo como Eixo vs. Aliados.

        Afinal, tantos os países que estavam na Tríplice Aliança quanto na Tríplice Entente, cada um tinha seu próprio interesse. E os motivos que levaram a guerra eram muito mais antigos.

        • [Better Call Harvey]

          A 1 guerra nao começou por causa da tensão pela partilha da africa, culminada no assassinato do duque ferdinando?

          • O_Comentarista

            Divisão das colônias, império austro-hungaro crescendo o olho na Turquia no fim do império otomano, sentimento de revanche da França contra a Alemanha…

            A morte do duque foi só o estopim.

          • [Better Call Harvey]

            Pois é!! Todas as principais potências da Europa tavam querendo se pegar!! Era muito peixe grande querendo a mesma coisa, jogar a culpa somente no Império Alemão é burrice e acaba caindo no velho terreno da 2 guerra

    • [Better Call Harvey]

      Quer dizer que se a DC tivessejogado VALIANT HEARTS tinha acertado no filme??w PORRA DC MAS NEM ASSIM ACERTA CARAI

      • O_Comentarista

        Valiant Hearts é muito bom! E com um final triste…

        • [Better Call Harvey]

          se refilmasse o jogo com a mulher maravilha e com o Super morrendo fuzilado no fianl gritando NOOOOOOO seria um ótimo filme

  • PCB

    Retomou meu Hype pra assistir. Falta pouca coisa* pra me convencer a ir assistir no cinema…

    *dinheiro pro ingresso

  • [Better Call Harvey]

    Mas então… retrataram como culpados pela Grande Guerra apenas os alemães (mesmo com o ares por traixxx)? O certo seriam todas as grandes potencias Europeias serem culpadas.
    E Zweist, o filme pode ser muito bom (ainda nao vi e nem verei no cinema), mas NUNCA VAI SER MELHOR QUE VINGADORES!! ou Cap Am 2 ou Guardioes da Galaxia.

    é um filme bom, mas nao é o melhor

    • O Impronunciável Zweist

      É melhor que os dois Vingadores, é mais facil admitir isso e ter uma noite tranquila de sono. E realmente não achei que jogaram nas costas dos alemães a conta toda, e sim do general lá.

  • Daniel Rocha

    Gostei do filme. Não esta acima da média mas achei bem melhor que o primeiro Capitão, Era de Ultron e os dois Thor.
    O filme tem bem o espírito do Superman Donner, pegando algumas referências.
    Espero essa seja a base pros futuros filmes.

    • [Better Call Harvey]

      “primeiro Capitão, Era de Ultron e os dois Thor” gostei da era de Ultron, mas o resto é um merda

      • Daniel Rocha

        Era de Ultron pra mim foi muito mais do mesmo, e sem o ar de novidade do primeiro vingadores.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Ela tava buchuda quando gravou o filme??

    Fui surpreendido novamente.

  • disqus_AqwVwvk1Vs

    Melhor que a critica do Hellchato.

    • hellbolha2

      • disqus_AqwVwvk1Vs

        Não entendi esse vídeo do Jeremias.

      • disqus_AqwVwvk1Vs

        Como você sabe que eu sou de Caruaru em?

      • disqus_AqwVwvk1Vs

        Está me espionando?

      • disqus_AqwVwvk1Vs

        A cultura de Caruaru é tão rica mas todos só conhece esse meme do Jeremias.

      • disqus_AqwVwvk1Vs

        Eu quero comer o anus da sua mãe.

      • disqus_AqwVwvk1Vs

        Não acredito que tu é de Caruaru eu também sou.

  • Bizarro

    Rapaz, esse Dormammu consegue ser TÃO RUIM quanto o Parallax do filme do Lanterna Verde!