Motivos para você (e todos) assistir(em) Breaking Bad

BB

Fiquem tranquilos, pois o texto não contém spoilers… e SAY MY NAME!

Fala, galera… Creio que não preciso introduzir nada sobre Breaking Bad… não é mais necessário. Presumo que todos já tenham visto ou lido algo sobre a série e saiba do que se trata, além da gigantesca repercussão que ela andou ganhando nos últimos tempos.

Pois bem, há um tempo atrás eu li um artigo comparando Breaking Bad com uma outra Série Inferior, elegendo os motivos pelo qual essa segunda é melhor que  a narração da vida de Walter White. Bom, não quero entrar mais em detalhes, até pelas propostas muito diferentes (e comparação EXTREMAMENTE forçada), mas venho aqui apresentar os pontos que me fizeram categorizar Breaking Bad como uma das melhores coisas que já ouvi/li/assisti. Sei (e espero) que isso não vai mudar o mundo, muito menos suas opiniões, mas achei válido tentar pontuar isso. Bora lá!

PS: Tentarei (e provavelmente conseguirei) manter o texto o mais livre de spoilers possível, :-).

trama

Mr. White é um professor de química praticamente quebrado e que se descobre com câncer, A partir daí decide que fabricar metanfetaminas é sua oportunidade para dar para sua família alguma condição de vida decente. O plot é interessante e abre margens para algumas boas possibilidades…. possibilidades essas que são excedidas até o término da série. O legal é que todas as coisas vão acontecendo de uma forma gradativa e lenta, com uma coerência incrivel, que nos deixa com a maior vontade do mundo de sair fabricando as paradinhas por aí. É sempre importante ressaltar que nada é gratuito nessa série… Tudo será explicado, utilizado e, provavelmente, irá explodir algumas dezenas de mentes por aí.

bb-season-1-main-590

 

personagens

Se tem alguma coisa que faz um tempão que não vejo é  uma obra com tamanha riqueza de personagens. Todos, sem excessão, possuem backgrounds muito bem definidos e uma importância ímpar na história. Alguns personagens secundários são tão incríveis que nos fazem esquecer que são secundários. Disse mais pra cima que nada na série ocorre ao acaso, né?! Pois bem, isso se deve muito aos personagens que ali habitam. Eles são tão críveis que eu não duvido nada que já tenhamos trombado com alguns deles em nossa vida totalmente comum e sem graça… em termos de personalidade, certo criançada? :-P

breaking-bad-all-characters

 

anti heroi

Walter White…. ou Mr. White…. ou Heisenberg… Como NÃO lembrar desse cara aqui? Acredito que dispense comentários em qualquer tipo de ponto. Sua progressão na série foi incrível e dolorosamente excitante. Somente para exemplificar de uma forma bem tosca (até porque nem tem como tentar argumentar nesse ponto… ou estou errado?), Bryan Cranston fez um papel tão bom, mas tão bom, que até Anthony Hopkins se rendeu ao ator, ESCREVENDO UMA CARTA (clique para ler em inglês) onde elogia e enaltecia o trabalho excepcional do mesmo e de toda a equipe durante a série.  Uma puta moral receber um elogio como esse: “You and all the cast are the best actors I’ve ever seen“. Caso seu inglês nórdico não seja tão nórdico assim, ele disse algo como: “PUTA QUE PARIU, VÉIO! Esses são os melhores atores da vida…. CHEGA DE VIVER!

acce6ff050841827bacadf98cb51f843

 

fotografia

Pois é, Breaking Bad possui uma das melhores fotografias que já vi em toda a minha vida…. Preciso ser sincero e admitir que eu não sou dos maiores conhecedores de cinema e seus aspectos técnicos, mas a fotografia é, de fato, incrivel. Os ângulos diferenciados; As cenas pensadas e construídas da forma mais impactante possível; As GoPros colocadas em locais altamente estratégicos e tensos. Tudo pra aperfeiçoar nossa experiência final. Tudo pra deixar a trama mais atraente possível…. Eles fizeram um ótimo trabalho aqui, com certeza! o/

download

 

humor

Esse vai ser um ponto que dissertarei melhor no item aqui de baixo, mas só pra constar a pegada humorística da série é bem pontual. É bem difícil termos tantas tiradas assim, apesar dos alívios cômicos em diversas partes: o próprio W. White no começo; Saul Goodman durante, praticamente, toda sua existência; Pinkman no começo também; Hank durante quase toda a série; os amigos dorgados de Jesse, Badger, Skinny Pete e Combo. Incrível como toda a carga dramática só é favorecida a partir isso. Volto a repetir: absolutamente nada é por acaso lá.

Lewis Jacobs/ Still Photographer, 2008

 

Amadurecimento da série

Pois bem, disse que trabalharia melhor nesse ponto, não é?! A série começa bastante ingênua, desastrada e engraçada…. não por mal, mas por, praticamente, ser uma representação do estado de espírito de Walter. Com o passar dos episódios e, consequentemente, meses e anos de sua vida, podemos sentir na pele toda a mudança que cercou as diversas personagens. Mudanças essas que são traduzidas perfeitamente durante a série. Os diversos apertos e sufocos de todos (em especial Walter, claro) acabam sempre proporcionando reações e representações épicas. Na metade final da série (a partir da terceira temporada pra ser mais preciso) já conseguimos ver um Mr. White mudado…. o verdadeiro Heisenberg caminhando a passos comedidos (por enquanto) para atingir seus objetivos e conquistas. Primoroso!

breaking-bad-season-5

 

Atuações precisas

É, eu já adiantei bastante disso durante tudo o que já escrevi, mas só pra ressaltar: são as melhores e mais convincentes atuações que já tive contato. Sério, quem nunca odiou a Skyler? Ou quem nunca sentiu aquela pena do Walter Jr.? Quem nunca vibrou com Pinkman? Quem nunca torceu muito contra Gustavo Fring? Quem nunca morreu de vergonha com o Hank? Tá, tá… sei que é bastante coisa, apesar de faltar muito ainda. Pois bem, a série surpreende pela importância narrativa de todos, TODOS.

BB-M-S5-Retouch

 

Trilha sonora fudidamente espetacular

Tanto a trilha sonora original, quanto o setlist de músicas mesmo, são tão marcantes e impactantes que fica dificil não se emocionar sempre que ouço. Todos os temas-base das personagens representam muito bem suas personalidades e possuem a VIIIIIIBE perfeita para cada. E aquela música de abertura? PUTA QUE PARIU, é muita fodacidade pra um áudio só… Duvido muito que alguém vai esquecer dela. E tem mais… a música Baby Blue (da banda Badfinger, longe de ser uma das minha preferidas) sempre foi uma das emocionantes do cenário musical, muito mais pelo seu contexto historico (que não diz respeito no momento) do que sua efetividade mesmo. Ela foi utilizada de uma das melhores formas que já vi. De verdade, NÃO PROCUREM por ela com os trechos da série… MESMO! E caso queiram ouvir, deixo aqui embaixo. Prestem atenção na letra, se possível! :’)

 

Cuidado especial com as chamadas pontas soltas

Eu sinto que estou me repetindo a cada tópico desses, HAHAHA. Mas um ponto importante na série é que tudo tem um começo, meio e, consequentemente, fim. Nenhuma ponta aberta foi largada. Nada foi resolvido às pressas ou sem a motivação ideal. No momento não me lembro de nenhum retcon (não tenho certeza disso…. e caso alguém saiba, coloca aí nos comentários e eu ajusto o texto), o que é ótimo.

Don_Eladio

 

Acontecimentos que não subestimam sua inteligência

Isso aqui tá meio que embutido em diversos itens que apresentei anteriormente. A progressão das personagens é tão natural e convincente que em nenhum momento ficamos com aquela impressão clássica: “WHAAAAAT?! MÁ QUE PORRA FOI ESSA QUE ACONTECEU? ISSO É IMPOSSÍVEL” ou ainda: “COMO FOI QUE O BÁTEMA CONSEGUIU CHEGAR NA CIDADE?!“. Rolou um ou dois momentos em que Heisenberg demonstrou habilidade próxima ao de um HeisenGuyver, mas devemos levar em conta que ele é um cara esforçado, muito inteligente, safo, com bastante tempo útil e um ser fodalhaço por natureza [modo fanboy babaca off, HAHAHA].

Aaron-Paul-Jesse-Pinkman_portrait_w858

 

Reta final dramaticamente tensa

 Pois é, pois é, pois é.  O nivel de tensão da série foi subindo a cada final (e recomeço) das temporadas, chegando ao ponto máximo durante toda a quinta, em especial pelos últimos 4 episódios. A representação dramática foi tão grande e tão mais convincente que muitos filmes e obras que tem esse mesmo intuito. Somando esse fator com a simples questão que esses são personagens que realmente nos importamos, ficamos com os nervos à flor da pele. Nem preciso comentar que esperar uma semana pra ver um episódio é uma tortura incomensurável (ói, sei palavras diferentes… é o efeito da droga, :-D).

breakingbad_spiderboy

 

Diretor que soube reconhecer onde, quando e como parar

Vince Gilligan é o nome dessa fera, bichô… tanto no pessoal, quanto no profissional o cara soube reconhecer até onde ir com seu seriado. Ele soube aproveitar ao máximo as 5 temporadas da série, dando tudo aquilo que precisávamos sem prolongar as coisas de forma gratuita. Imagina se tivessemos 12 temporadas da série? Walter White iria finalmente voar, além de moldar um Heisenberg Jr. totalmente sedento por sangue!!! Eu não me surpreenderia, também, se algum policial voltasse com asas, uma caveira no peito e armas de fogo celestiais materializadas. Enfim, acredito que nunca foi tão bom ficar órfão de alguma obra tão incrível.

grantland_g_gilligan_576

 

episodio final

É, então… É dificil admitir, mas não tenho escolha… Assisti o último episódio 3 vezes. E em todas o chamado “suor totalmente másculo que ficou depositado perto de minhas pálpebras viris” fez sua aparição. Durante toda a série ficamos com aquele sentimento de que embora precisamos tomar 300 decisões diariamente, somente aquelas que “erramos conscientemente” parecem nos perseguir. Esse último episodio não faz por menos, é a hora em que toda sua reflexão sobre isso cai no seu colo; A hora em que toda a decisão de pouco mais de um ano (ou 5 temporadas) estão presas em seu pescoço, somente esperando que você faça mais uma vez a coisa errada… ou, ainda, que você faça a coisa certa e perca tudo pelo que lutou. Sem contar que esse episódio tem um dos desfechos mais dignos e emocionantes para alguns personagens.

PS: Uma dica quando forem (re)assistir: Prestem muita atenção no diálogo entre Walter White e Skyler. Sem sombra de dúvidas é o melhor, mais bem construído, mais sensível e mais emblemático de todos. E tenho dito!

PinkBear

Pois então pessoal, me diverti demais falando sobre esses pontos… a questão é que falar sobre essa série é divertido demais…. Possivelmente eu falei um monte de besteira, esqueci diversos pontos chaves, não soube defender meu ponto de vista e distorci a essencia de altos conteúdos. Para esses e todos os outros pontos, vocês podem deixar um educado xingamento aí abaixo.

Abraços pra geral…. and remember my name! o/

Se você gostou da série e considera comprar a edição de Colecionador (que tá fudidaça), dá uma olhada AQUI !!! !!!! CA$HIIIIIIIIN

Cgui
25/10/2013
  • Evandro Loco

    Só li verdades, post ficou muito foda!

    • cgui

      brigado, amitchê, ;)

  • O_Comentarista

    Vou assistir nas férias do meu trampo.

    Essa é uma série que até onde sei não vi NINGUÉM falando mal.

    • cgui

      pois é, cara…. eu nunca procurei muito sobre ela pelas internets e tal… mas sempre que converso com alguém e tal, nunca rola alguma parada muito tensa e que te faria desistir dela, sabe?

      e assista sim… o/

  • Churrumino

    TÁ BOM! Eu desisto. Vc me convenceu a ver essa budega. Começo no fim de semana. hauuahahuahuhauhau!!!

    • cgui

      VITORIA! :D

    • MaxRicardi

      o bom venceu abigos

    • David EVH

      papo de mulher! Começo na segunda ! sempre fica pra próxima segunda !

      • Churrumino

        Fim de semana não é segunda! CHUPA!

        • David EVH

          O senhorzinho esta muito exaltado…deve ser esses rolês que tu anda DANDO com CUrioso…

  • Egon – Cangaceiro Fantasma

    eu tive que parar de assistirr a série faltando 5 episodios INTERNET MALDITA

  • NÃO VOU ASSISTIR A BRAKING BAD.

    • MaxRicardi

      FOLODA-SE

    • cgui

      Braking Bad não mesmo…. agora BrEaking Bad eu não sei, né?!
      :)

      • pronto, arrumei :x

        • cgui

          hahahahhahaah
          seu testo tava quase certo, cara…. só faltou aquele ponto de conecção

        • Evandro Loco

          Não adianta, já tirei print, vou te entregar pro Gariba… não, pera!

          • cgui

            HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHA
            DIG DIN!

    • Evandro Loco

      Se fode ae!

  • MaxRicardi

    tô no comecinho ainda, e tô achando muito do caralho

    • cgui

      é muito fudido mesmo!
      viciei geral daqui de casa, hahaha
      =)

  • David EVH

    parei no começo da 2º temp e estou sem coraji de continuar ! comecei a assistir Young Justice no lugar !

    • cgui

      bee$ha

  • MaxRicardi
    • cgui

      sou uma fraude, brother! =/
      obrigado por me mostrar o verdadeiro conhecimento sobre a vida!
      ahhahaha

  • Ultimate_Hawkeye

    Maior que a vida

    • só não é maior que a canhotinha biônica, <3