Moonlight – Sob a luz do luar – Maratona do Óscar

MOonlight-02-1

Uma história sobre amor. Várias formas de amor. E você precisa assistir.

hqdefault Black boys are blue under the moonlight

ALERTA DE SPOILERS

O filme lançado em 21 de outubro de 2016 conta a história de Little/Chiron/Black, um jovem negro e magrelo que é vítima de bullying, filho de mãe viciada, afilhado do dono da boca e que está em conflito com sua sexualidade.

A história é divida em três atos, sendo eles:

feature

1 – Little:

Conta como Chiron – cujo apelido é Little – sofre bullying de seus amiguinhos, acaba sendo defendido por um homem mais velho e simpático, mas que também é o traficante. Logo também descobrimos que a mãe de Chiron é/está se viciando em drogas e ela chama o filho de bicha em um acesso de raiva. Esse momento é o gatilho para a homofobia internalizada de Little. Nessa parte também somos apresentados a Juan, que tenta ensinar Chiron a se defender.

20151024_Moonlight_D09_C1_K1_0878.tif
2 – Chiron:
Conta como é a vida de Chiron no ensino médio, onde ele é perseguido por um colega que torna sua vida infernal. Descobrimos que o padrinho dele morreu e que Teresa, sua “madrinha”, faz as vezes de mãe, já que a mãe de Chiron é viciada em drogas e contribui para tornar a vida dele um inferno. Nessa hora Juan, seu amigo de infância começa a aparecer nos sonhos sexuais de Chiron e, esse mesmo amigo, acaba por ser a primeira experiência do menino. Infelizmente o colega de escola que praticava Bullying em Chiron obriga seu melhor amigo a bater nele (visivelmente contra sua vontade) e depois ainda bate no menino quando ele está caído. Após se recuperar dos ferimentos, Chiron volta na escola e agride o colega que parece morrer (mas não fica claro). O ato termina com o jovem indo para a cadeia.
maxresdefault
3 – Black:
Chiron, após sair da cadeia, usa o apelido de Black, virou um negão lindo de tirar o chapéu não posso dar mole se não você créu é o chefe de uma boca em Atlanta. Após muitas ligações de sua mãe e uma única ligação de Juan, seu amor de adolescência, ele vai visitar ela em uma clínica de reabilitação e faz as pazes com essa parte de sua história. Na sequência visita Juan, com quem conversa muito sobre sua vida e termina o filme abraçado com o homem que sempre amou e a única pessoa com quem se relacionou em toda sua vida.
FIM DOS SPOILERS

Minha opinião:

Moonlight é um filme sensível, com uma fotografia espetacular, roteiro inteligente e que usa muito bem os espaços vazios para contar a história. Entre um ato e outro descobrimos muitos acontecimentos interessantes e outros ficam em aberto para deduzirmos (o que aconteceu com Tereza, por exemplo) e ainda tem a seu favor a coragem de não contar o destino de seu personagem principal. Apensa mostra que ele entrou em contato com sua homossexualidade em uma cena linda e o resto fica para a nossa imaginação.

Gostaria aqui de destacar duas atuações fantásticas no filme:

Paula, mãe de Chiron, que rendeu uma indicação ao óscar de melhor atriz coadjuvante para Naomie Harris e Tereza, que deveria ter rendido uma indicação para Janelle Monáe, pois os personagens são contrapontos fantásticos, uma é esposa de traficante, mas amorosa e outra é mãe suburbana, igualmente apaixonada pelo filho, mas viciada em drogas e causa um dos maiores traumas na vida dele.

Minha avaliação: 9/10

Por enquanto os dois filmes que assisti me deixariam feliz se levassem a estatueta para casa, Moonlight me parece ter mais chances que Arrival, mas, ambos me parecem ser cinema com um público bastante limitado e, talvez, esse seja o motivo de nenhum levar o prêmio.

  • PCB

    Já tem pra baixar? Pq só vai sair aqui no Brasil na vesperazinha do Oscar…

    • Frogwalken

      Deixa passar mais um tempo, se tiver por aí a qualidade deve estar ó… Uma bosta!

      MEU DEUS, COMO ODEIO CAMRIP!!!

      • Thomas, The Pink Lantern

        O que eu assisti não era CamRip

        • Frogwalken

          DVD SCR? WEBRIP ?? TS ???

          • Thomas, The Pink Lantern

            DVD SCR

          • Frogwalken

            Qualidade DVD, se você não se importar com umas paradinhas aparecendo vez ou outra na tela! =D