Logan – por Godoka

ced22c_8c7401e06d6a47e99cf10057edf1bb63-mv2

Aquela dificuldade básica de iniciar um texto depois de tanto tempo sem escrever…

Mas o assunto do post vale o esforço.

Logan é a produção que marca a aposentadoria de Hugh Jackman do papel de Wolverine, responsável por lançá-lo ao estrelato em 1999 com X-Men 1. A história se passa em 2024, muitos anos depois dos mutantes terem sido exterminados, também é relatado durante a película que nenhum novo mutante nasceu desde 1999. Alguns poucos sobrevivem nas sombras, e um deles é Logan. Os poderes de regeneração do mutante não funcionam mais tão bem quanto antigamente por um conjunto de fatores como a exposição constante ao adamantium que recobre os seus ossos (e é extremamente tóxico), a idade avançada e o alcoolismo.

Para se sustentar, Logan trabalha como motorista de limusine, mantendo-se sempre em movimento para tentar esquecer o passado. Ele não é o único sobrevivente, Xavier também está vivo, e aos noventa anos exibe já um estado  intermediário de alguma doença degenerativa, o que acaba sendo algo extremamente perigoso visto que se trata do cérebro do maior telepata já conhecido. Enquanto Logan está trabalhando, o velho mentor dos X-Men fica aos cuidados de Caliban, o mutante albino com capacidade de rastrear outros mutantes (que nos quadrinhos era integrante dos Morlocks). O plano de Logan é juntar dinheiro o suficiente para comprar um barco e morar em alto mar, onde nem suas habilidades ou as de Xavier possam machucar mais pessoas.

boyd-holbrook-logan-1128x751

O ex X-Men é abordado um dia por uma mulher mexicana, que além de conhecer o seu passado, afirma que precisa de ajuda para proteger e levar uma jovem mutante para um local seguro. A jovem Laura faz parte de um projeto governamental que clona material genético de mutantes mortos e treina os clones desde cedo para se tornarem assassinos. Um dia um grupo de enfermeiras acaba libertando muitas das crianças, que se separam porém tem um local de encontro próximo a fronteira. Logan descobre que Laura é um clone seu, e possui o mesmo fator de cura, além de enxertos ósseos de adamantium. A diferença é que Laura possui duas garras que saem das mão e uma dos pés, o que no filme é teorizado como uma variação mutante ligada ao sexo.

Circunstâncias que fogem ao poder de Logan o forçam a ajudar Laura, e os dois mais Xavier iniciam uma jornada até a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, tratado como um refúgio seguro pela jovem, enquanto são perseguidos pelo grupo mercenário conhecido como Carniceiros. É melhor parar a resenha por aqui senão o nível já alto de spoiler vai subir até esse post virar uma versão resumida do roteiro.

road-movie-logan-1-760x428

De X-Men Origens: Wolverine até os dias de hoje se passaram 8 anos, além de mais um filme solo do mutante aí no meio, mas a espera valeu a pena. Logan é um filme tão acima da média e destoante da franquia mutante que fica até difícil associá-lo aos outros títulos da franquia. Aos 45 minutos do segundo tempo finalmente nós fãs fomos agraciados com o que deveria ter sido feito desde o começo em um filme do carcaju: uma abordagem seca e crua, sem medo de abusar da violência em certos momentos. Falando em violência, nem mesmo as sequências de fúria do personagem em X-Men 2 ou no mais recente X-Men: Apocalipse conseguem preparar os espectadores para o banho de sangue e desmembramentos desse filme.

Mesmo sendo um ótimo filme, é claro que ele tem os seus defeitos. Me incomodou um pouco alguns diálogos que tentaram forçar o drama, como o diálogo final entre Logan e Laura, por exemplo. A necessidade de criar um antagonista mutante para Wolverine também pareceu um tanto desnecessário, visto que o velho Logan não é mais tão forte ou imbatível quanto antes, sem contar que a presença de um proto Daken aqui não exatamente algo bem vindo. Também temos uma certa previsibilidade em alguns momentos do filme, mas isso não é exatamente um problema exclusivo aqui, e sim algo impregnado em toda e qualquer adaptação cinematográfica de quadrinhos.

x23-atriz-760x428

Como era de se esperar, um filme desses geraria emoções distintas no público, principalmente na galera que curte as hq’s. Na minha opinião, quem está menosprezando o filme está no mesmo balaio dos que saem chorando do cinema. Se de um lado temos gente que se deixa levar demais pelo hype causado com os trailers, entrevistas e material promocional, do outro temos a turma que já estava preparada pra falar mal do filme desde que o mesmo foi anunciado, e que estranhamente não enxerga defeitos mais graves nos filmes quando os mesmos são feitos pela Marvel, ao invés da Fox.

No cômputo final Logan cumpre a promessa de ser uma despedida mais que digna de Hugh Jackman da franquia mutante, e provavelmente é um dos favoritos ao título de melhor adaptação de quadrinhos do ano (algo difícil de ganhar em um ano com Guardiões da Galáxia 2). Esqueçam o mimimi e o chororô que está se espalhando na internet como chorume, vão assistir essa bagaça no cinema (pois vale o ingresso) e tirem as suas próprias conclusões. Não sei se mais alguém do site vai escrever sobre, porém tem grandes chances de um drops analisando o filme sair essa semana, então fiquem ligados. Ou não.

Nota 8 (não curto dar nota nos posts, então não tratem isso como um hábito)

  • O_Comentarista

    Assisti o filme ontem e realmente nesse filme vi o Wolverine dos quadrinhos! O que Deadpool não fez para os filmes de herói…

    O que me incomodou no filme foi que ficou na dúvida de quem estava ajudando as crianças.

    E poderiam substituir o X-24 pelo Albert.

    • Frogwalken

      Não sei ( ainda ) sobre esse X-24, mas não sendo o Rômulus já tá bom demais!

      Melhor, podiam ter substituído pela Lady Letal ( e faria sentido, já que ela dava uns pegas no Pierce )

  • Aos 45 minutos do segundo tempo finalmente nós fãs fomos agraciados com o que deveria ter sido feito desde o começo em um filme do carcaju: uma abordagem seca e crua, sem medo de abusar da violência em certos momentos.

    O Godoka chegou atrasado e não viu a 1ª cena do filme, com os ladrões de calota.

    • Você é retardado ou apenas burro pra caralho? Eu tô me referindo a toda passagem do Jackman como Wolverine, e não ao tempo do filme!

      • Frogwalken

        Nossa Juregodoka! O efeito do COICE NA FACE foi tão forte que pude ver daqui da janela! =D

      • O_Comentarista

        “Você é retardado ou apenas burro pra caralho? ”

        Polvo Aranha? As duas coisas e além!

      • Egon-arseface pra preacher

        AOOOOOO VIIIIVOOOOO

    • [Better Call Harvey]

      AUShuaHUShuAHsuhAUHsuhAUHsuAHU

  • O Impronunciável Zweist

    É uma pena que a X-23 dos quadrinhos já está estragada além de qualquer conserto. Afora este filme, sua melhora caracterização ainda é no desenho que lhe deu origem, X-Men: Evolution.
    E novamente a Fox faz um filme da Marvel melhor que os filmes da Marvel.

    • Nunca li nada da X-23. Apesar de ela ser uma (ou a única) das coisas boas saídas daquele desenho nunca me interessei em procurar a carreira quadrinhística da moçoila

    • Dr. Manhattan

      Recalque dcnete detected!

    • Frogwalken

      E melhor que os últimos filmes recentes da DC também! =P

      OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!

      • [Better Call Harvey]

        mas ai até zoolander 2 é

        • Frogwalken

          Não vi Zoolander 2, ouvi e li que tava uma bosta.

    • [Better Call Harvey]

      Concordo com o ponto da X23!!

      Discordo sobre os filmes da FOX e da MARVEL. As melhores adaptações ainda são HOMEM ARANHA 1 e 2 DO RAIMI

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Demoraram tanto pra fazer um filme bom do Wolverine que ele ficou velho e se aposentou.

    • [Better Call Harvey]

      Graças ao bom Deus!!

      Agora espero que consigam fazer uma série dos Xmen onde todos usam os UNIFORMES DO DESENHO DOS ANOS 90

      AI SIM VAI SER O MELHOR FILME DA VIDA

  • [Better Call Harvey]

    8 garibinhas!!!!!

    • Churrumino

      Mas quanto mais Garibas, pior o filme! 8 Garibas seria uma nota muito ruim. hahahaha!

  • Finalmente assisti, filmaço.
    Ao contrario do que foi falado no texto, não tenho visto muito mimimi em cima do filme, a maior parte das opiniões que vejo curtiram foda!

  • Pingback: xmt85c4wx5ctwxw3tcerthve56()

  • Pingback: cnwy54wy54wy54wy5435te4c5t34()