Liga da Justiça Sombria: A Nobre Arte da Oscilação!

JusticeLeagueDark

E finalmente chegou ao mercado de vídeo (e internet) a animação que adapta a Liga da Justiça trevosa, gótica, vampira e rockeira: Liga da Justiça Dark (ou “Sombria”, se preferir).

Mais uma animação com o selo de qualidade Warner/DC! O que, infelizmente hoje em dia, não quer dizer muita coisa…

Justice_League_Dark_Vol_1_40_Movie_Poster_Variant

Antes de começar a descer a lenha deixa eu dar um resumão da trama: Vária pessoas ao redor do globo estão atacando e até assassinando a sangue frio outras pessoas, tudo sob a afirmação de que essas pessoas a quem elas dirigem seus ataques são, na verdade, demônios. A Liga da Justiça começa a investigar e chega a conclusão que esses ataques são obra de magia, apenas o Batman não acredita. Por alguma razão, a Liga caga pra isso e justamente o Batman, com um empurrãozinho do Desafiador ( que eu acho que deveria se chamar DEFUNTO, mais condizente com seu nome original, Deadman), é quem vai atrás de resolver essa quizumba toda com a ajuda de John Constantine, o mago inglês mais megalovax foda do universo (CHUPA, HARRY POTTER!!! TIM  HUNTER RULES!!!). A eles se juntam o demônio Etrigan e a mágica Zatanna. E está formada a Liga da Justiça Hello Darkness My Old Friend.

NEOVlgX85xOASQ_2_b

O roteiro segue a busca da Liga da segunda divisão ao responsável pelo cabaré de xola todo, contando com a participação de personagens como Felix Fausto, Orquídea Negra e o Monstro do Pântano. E, pra os leitores da Liga Dark nos quadrinhos, o Batman está nessa formação por motivos de “por que sim”. Afinal, a animação tinha que chamar a atenção e nada chama mais atenção que um dos carros chefe da editora. As putinhas do Batman ovulam. Vou até comprar um bolsa nova pra rodar que a minha quebrou depois de ver o Batman nessa animação…

♪♫ Cooooisaaaa lindaaaa...♫♪

♪♫ Cooooisaaaa lindaaaa…♫♪

AGORA vamos pra parte da esculhambação!

Já faz um bom tempo que as animações da DC, antes famosas por sua qualidade, tropeçaram em uma pedra a beira de um barranco e agora só estão indo ladeira abaixo. A coisa começou a desandar de verdade não só com a saída de Bruce Timm, mas quando deixaram as adaptações de sagas clássicas e obras conceituadas pra se focas no pífio universo dos Novos 52, e suas sagas cagadas e feitas nas pressas, pois todo mundo sabe a quizumba editorial que a DC se tornou nessa época (muito parecido com o que vem acontecendo com ela no cinema hoje em dia). A ultima animação que mesclava um bom roteiro com uma ótima animação foi Flashpoint. A ultima animação que teve uma ótima qualidade técnica foi War, mas com o roteiro já cagado. As animações seguintes não tinham nem roteiro nem qualidade técnica próximas do “bom”, se resumindo a adaptações de histórias que ninguém queria ver com urgência (quem iria preferir Trono de Atlântida a uma adaptação de Odisseia Cósmica?) e animações solos do Damian (aquele filmes NÃO SÃO FILMES SOLO DO BATMAN MAS NEM FODENDO) e as bizarras animações do Batman pra molecada, cheias de robôs e uniformes prontos pra virar 15 bonecos diferentes.

Batman: Operação Vender Bonecos. Breve em Bluray e DVD.

Batman: Operação Vender Bonecos. Breve em Bluray e DVD.

Liga da Justiça Sombria vem de uma série de filmes tão ruins que a o roteiro chega a ser aceitável e, honestamente, me divertiu. Já a qualidade técnica…Jesus acuda! O filme oscila de qualidade de um jeito que tem horas que você acha que está assistindo a Liga da Galinha Pintadinha. Em uma das cenas, aos 22 min da animação, os personagens anda “deslizando” no solo. Os passos não tocam o chão direito e parece que alguém ficou puxando os acetatos sobre a pintura do cenário com certa pressa. Em outro momento, durante o combate contra Felix Fausto, uma das poucas cenas que remetem aos tempos das animações de qualidade da DC/Warner, John Constatine corre de maneira tão bizarra que parece que os animadores chamaram a senhora do cafézinho e disseram “tó, termina aí que eu vou largar um barrão e já volto!” . É NOJENTO!

Constrantronxo: O único sujeito que corre sem intercalar o sentido dos braços e pernas. Se o braço esquerdo vai pra trás, a perna direita também vai, se o braço esquerdo vai pra trás, a perna esquerda também vai...

Constrantronxo: O único sujeito que corre sem intercalar o sentido dos braços e pernas. Se o braço esquerdo vai pra trás, a perna direita também vai, se o braço esquerdo vai pra trás, a perna esquerda também vai…

Fora isso temos os personagens desenhados com deformações, como o Constantine que aparece com bracinhos finos e um baita cabeção em algumas cenas, e o Monstro do Pântano que fica parecendo um Hulk coberto com algas. Não que não seja assim nos quadrinhos…mas faltou uma estilização mais bacana na animação.

O Hulk do Pântano.

O Hulk do Pântano.

Outra coisa que lamento profundamente nessas novas animações é o traço padronizado. Antes tínhamos cada filme buscando emular o traço da obra em que era baseada e isso tornava cada uma delas única, mesmo que tivessem uma ligação entre si, mas dava uma identidade a elas. Agora todas seguem a mesma linha visual de Liga da Justiça:Guerra  e isso mata um monte de possibilidades bacanas, como fazer Liga da Justiça Sombria uma animação realmente sombria, com muitos pretos chapados no sombreamento, no melhor estilo da animação do Spawn.

Aí muita gente pode tentar rebater minhas criticas com “Mas Liga da Justiça : Deuses e Monstros é bom sim e tem o Bruce Timm” ou “Batman: A Piada Mortal é a adaptação de um clássico e o traço é diferente”. E eu digo que concordo…em partes. Deuses e Monstros tem uma ótima história mas tem uma qualidade técnica horrorosa, condizente com tudo que falei antes. Bruce Timm foi apenas o produtor e seu traço foi emulado mas mesclado a outros estilos e isso tirou muito do charme pra mim. Se você acha que estou exagerando quanto a qualidade técnica ruim, procure o curta prequel do Batman contra a Arlequina no Youtube e veja como é INFINITAMENTE SUPERIOR ao longa inteiro. Aliás, procure não…TOME:

Quanto a Piada Mortal, a qualidade técnica é ruim,o que é um crime dada a importância da HQ original, o roteiro tem aquela gordura com a Bárbara Gordon que eu, particularmente, ODEIO e, ainda por cima, não emula o traço do Brian Bolland mas, sim, uma mescla nojenta do Bolland com um outro desenhista cujo nome esqueci mas que os próprios produtores admitem no sneak peek da animação.

Enfim, Liga da Justiça Sombria é um dos poucos longas animados que, apesar dos imensos problemas, me divertiu nessa leva pós Flashpoint, junto com Liga da Justiça vs Jovens Titãs e Batman: Assalto ao Arkham. Não é uma maravilha e está MUITO LONGE de colocar as animações da DC/Warner de volta aos trilhos. Resta torcer pra tirarem as coisas das mãos do Jay Oliva e entregarem nas mais que capazes mãos de Joaquim dos Santos. Não sabe quem é o sujeito? Procure os curtas da linha DC Showcase e vai entender do que estou falando…

Nota: 7,0.

Hellbolha
30/01/2017
  • O_Comentarista

    A Warner poderia chamar o Evandro pra fazer as animações…

    • hellbolha2

      Superamigos vs Superamiches: Crise nas Infinitas Delicias.

      • [Better Call Harvey]

        “Quem manja mais do que o Batman no bar dos manjadores”

        • Frogwalken

          Mas o Bátima não tem nada pra ser manjado já que ele é EUNUCO!

      • Frogwalken

        Batima V Superamiches: A Origem da Bad Vibe

  • Renver

    O que mata na animação da Piada Mortal é aquele maldito musical… quem teve essa idéia idiota?!

  • Matheus Wesley

    Nem sou o maior fã da parte mística da DC. Mas essa briga de feiticeros parecendo ter saído de um episódio de Fairy Tail incomoda um pouco.
    No mais achei a mesma coisa, filme ok apenas. Serve pra divertir

  • O Impronunciável Zweist

    A presença do Bátima não me incomodou tanto. Ele nem faz tanta coisa. É claro que não iriam deixar a Morcega de lado, mas vendo por outro lado, ele é o único personagem da Liga que teve ligações com todos os membros da Liga Dark Trevulenta.
    Ele acaba tendo aquela função de personagem POV, o cara pra quem os personagens explicam as coisas, pra que assim o assistidor fique sabendo.

    • hellbolha2

      Eu achei bacana pra caramba, té nas forçações de barra (já clássicas), como ele espantando um espectro com um “bu!’.

  • Dr. Eunuco

    Constantine fazendo mágica de anime.
    Pois é galera, as animações dá DC morreram…

    • Chegaram no nível das da Marvel, e olha que quem tá no comando das da Marvel é o Jeph Loeb.

    • Frogwalken

      Go Tell Aunt Rhody

      Go Tell Aunt Rhody

      Go Tell Aunt Rhody

      DC ANIMATION UNIVERSE IS

      DEAD

  • [Better Call Harvey]

    Sabadão tava trabalhando em casa e vi de tabela Superman All-Star e MEU DEUS DO CÉU..

    o traço não tava ruim, nem a animação (tudo OK OK) agora o foda foi passar o resto do dia com toda a BADVIBE PROPAGADA PELO FILME .

    Tive que abrir o Vocêtubo correndo e procurar aquele ÓTIMO EPISÓDIO DO DESENHO DO HOMEM ARANHA DOS ANOS 90 ONDE TEM 03 ROBOS ARANHA GIGANTE AVUANDO PELOS CÉUS DE NOVA YORK.

    SDDS 1000 DESSE DESENHO (melhor Peter Parker desenhado)

    • hellbolha2

      Vou ser polêmico e mamilesco: Gosto mais da animação de All Star Superman que da HQ em si! #Rebelde #QuebrandoParadigmas

      • Consertaram lá as poucas cagadas do Grant Morrison. Aquele ser o Luthor de verdade usando o soro da Super-Mulher em vez de um clone foi muito melhor e mais bem amarrado pra trama.

      • Frogwalken

        Rebelde = Roupa de estudante descolado com gravatinha solta e jogando capoeira!

      • Esse mesmo!

      • O_Comentarista

        E usava terno com ombreiras!

      • Frogwalken

        E tinha o Carrasco, Vingador, Lobão e Atrevido! BWAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    • O Retorno dos Esmaga-Aranha, e ainda tem a 1ª aparição da Mary Jane no desenho (igual à das HQs).

    • Frogwalken

      Superman Contra a Elite

      Traço MUITO Cartunesco MAS O SUPER QUE VALE TÁ ALI! =D

  • [Better Call Harvey]

    Sobre essa animação, se um dia passar na TV eu assisto (to com preguiça ate de ver cousas na Netflix).

    E o Constantine só corre torto porque ele ta fazendo mandinga pra flutuar pelo chão

  • Só discordo do post porque achei o filme animado do Batman Feira da Fruta sensacional. Já quanto esse pensamento de só adaptar arco recente e cagar pros clássicos, isso é o tipo de coisa que a Marvel faz:

    https://www.comicbookmovie.com/spider-man/marvel-animation-vp-says-new-series-will-tackle-spider-island-also-a148526

    Eu já não assistia Ultimate Homem-Aranha e já não vou ver esse novo desenho.

  • Inacreditavel_Neo

    “…tem aquela gordura com a Bárbara Gordon que eu, particularmente, ODEIO…”

    GORDOFÓBICO!

  • Frogwalken

    Éeeeeeeeeee sei lá, achei saporra bem cagada, não quero assistir não.

    Sdds Bátima e a Mascara do Fantasma.

    Dc Showcase da Mulher-Gato e Arqueiro Verde são maneiros! =D

    • hellbolha2

      Não gostou dos Showcases do Superman e Shazam: O Retorno do Adão Negro, Espectro e Jonah Hex?

      • Frogwalken

        Vi algumas cenas do Super e Chazão eachei foda! =D

        Espectro não me interessei e Jonah Hex achei meio nhé.

  • Frogwalken

    Em Flashpoint o que eu curti mais foi o Flash Reverso zoeiro e o que me deixou puto foi a Maravilhosa grandessíssima filha da puta que se safou até o fim.

    • o Inconcebível Bob Balburdia

      Achei o mesmo. Por que esculhambaram tanto a Maravilha assim?

      • Frogwalken

        Ela tava DU MAL MANU OVER 9000 nessa realidade. Por isso eu queria que ela tomasse no brioco bonito.