Last Exile

Pro alto e avante.

Last-Exile-Poster-Promocional

A principio a historia parece se passar em uma daquelas Terras alternativas. A primeira série segue Claus e Lavie, dois mensageiros que acabam se envolvendo na guerra entre  os reinos de Altmeria e Dissit.

LastExile-LavieAlvisClaus

Nessas, eles acabam embarcando em uma nave prototipo, a Silvania, e em combates contra a estranha Guilda acabam descobrindo muito sobre o mundo.

 

O mundo é o aspecto mais interessante. As pessoas vivem no que parecem ser altas montanhas, com as cidades construídas nas encostas ou nos topos. A forma de transporte mais comum, ou melhor, aparentemente a única forma de transporte entre as cidades é um tipo de airship, algo como um navio voador, as vezes parecido com um dirigível.

 

0000201436

Os reinos são separados por um tipo de área permanente de tempestade chamada de Grande Fluxo, onde voar é um desafio quase mortal. Apesar disso, ainda há guerra. E as batalhas entre os países são extremamente ritualizadas e até mesmo ineficientes. Duas fileiras de airships se põe lado a lado, abrem suas laterais expondo a infantaria, que está armada com um tipo de mosquete. Eles trocam tiros, contam-se os mortos e se determina os vencedores. Eles usam canhões também, e isso também segue regulamentos, inclusive uma força não pode sobrepujar a outra além de um numero determinado de naves.

combat

Quem regula isso é a Guilda, que detêm uma tecnologia avançada e meio que alugam os motores que fazem voar as grandes naves. A Guilda tem um poder muito grande sobre os países. Os motores menores são usados em pequenas naves chamadas Vanships e são particulares.

Vanship01

Uma vanship parece um tipo de avião sem asas, com um estilo meio art-deco (como muitas outras coisas por ali). São preciso duas pessoas para controla-la, o piloto e o navegador e eles dividem as funções de controle, então é preciso muita confiança e sincronia entre ambos.

Last-Exile-Episode-8

Há alguns personagens mais interessantes que os outros, mas é bastante inconsistente. Claus, o protagonista, não é, por exemplo, nada interessante. Já sua navegadora Lavie e seu rival, Dio são muito mais legais. O capitão da Silvania, Alex Row é tão parecido com o Capitão Harlock que chega a incomodar. Mas no caso, Range Murata, o character designer da série afirmou que a semelhança é intencional.

wallpaper-last-exile-01

O anime tem é de 2003, tem 26 episódios e como mencionei, seus atrativos principais são a estética, o mundo e as boas sequencias de ação.

exile_carrier

A segunda temporada se chama Last Exile: Ginyoku no Fan, e se passa alguns anos depois da primeira (e é de 2011) Há um mangá que cobre o periodo entre as duas temporadas e conta o que acontece com os personagens, mas isso eu não li.

Last-Exile

As personagens são muito mais interessantes, a começar pelo trio de protagonistas. A piloto Fan Fan Fan (é esse mesmo o nome dela) é aquela garota animada e energética, mas consegue não ser irritante como outras do mesmo tipo. A princesa Millia Il Velch Cutrettola Turan, refugiada e tentando reconstruir seu reino e a navegadora Gisey, que é uma enciclopedia de airships.

Last.Exile.-Ginyoku.no.Fam-.full.979042

A historia básica acaba sendo semelhante a da primeira temporada, mas realmente acaba dividindo opiniões. Alguns preferem a primeira pela originalidade, outros a segunda pelos personagens. Apenas alguns personagens da primeira temporada retornam e tem participações importantes, mas sem roubar os holofotes dos novos.

 

Fan e  Gisey são piratas aéreas e aceitam levar a princesa Millia para longe de uma zona de combate. Sua irmã mais velha Liliana é capturada pelas forças da Federaçao Ades, e o rei, agonizando, as contrata para levar Millia para um lugar seguro.

c35070616cab526eb6f8ccd13c176d711447102557_full

O design é levemente alterado e as roupas das populações por exemplo, são muito mais criativas. Houve um cuidado sincero em criar culturas diferentes das existentes, inclusive na linguagem escrita, que é uma mistura de grego com inglês traduzido para grego.

Essa temporada é ligeiramente menor que a primeira, com 22 episodios e pra quem curte essas coisas que parecem Terras alternativas é uma sugestão.

Abertura da Segunda temporada.

 

Não liguem para a imagem do video. O anime nem passa perto disso.

Zweist
07/04/2016