Kino no Tabi

Endless road

2007-07-21-64197

Uma das coisas que mais aprecio nas produções japonesas é como é possível sair do lugar comum nas historias. Não que lugar-comum seja ruim, ou mesmo que outros lugares não consigam sair dele, mas pelo simples fato de que a produção de quadrinhos e desenhos lá é gigantesca, e não são automaticamente taxados como coisa de criança é que algo como Kino no Tabi é produzido.

Ajuda também o fato de que, eles parecem entender melhor que “quadrinhos/desenhos” para adultos não tem que significar sexo e morte. Um pouco de reflexão é bom também. Mas há alguma ação e violência por aqui. É parte da vida também.

kino_no_tabi_12

Kino no Tabi pode ser traduzido como A Viagem de Kino e é exatamente o que o nome implica, acompanhando uma garota (não é muito aparente a principio que é uma garota) chamada Kino em uma viagem de moto.

O mundo parece uma mistura de várias épocas, pois fica claro que alguns lugares são bastante avançados tecnologicamente e outros são quase medievais, embora o padrão pareça ser uma mistura. Fica claro que o mundo em si já foi muito mais avançado, mas regrediu bastante, ao ponto de não haverem máquinas voadoras e as pessoas duvidarem que voar seja possível.

kinos-journey

A moto (ou motorrad como é dito, é o alemão para moto), chamada Hermes, parece ser um produto dessa tecnologia que está se perdendo, pois é sensiente e bastante falante até. O fato da moto falar não é estranhado por ninguém, o que indica que já foi uma tecnologia mais comum. Hermes é o único companheiro constante de Kino e frequentemente estranha as atitudes das pessoas.

Kino viaja sem destino e passa por muitos cidades (chamadas de países e com governos próprios, cidades-estados) com costumes e atitudes diferentes, alguns até perigosos. Ela segue a regra própria de não julgar os costumes do lugar e não ficar mais que três dias e duas noites, “para não se apegar” segundo ela mesma. E Kino teve uma excelente razão para começar sua viagem e no ponto que a série acompanha, é uma viajante experiente, já com anos de estrada e atenta aos seus perigos, o que justifica o fato de estar sempre armada e provavelmente até é uma das razões dela para manter os cabelos bem curtos.

KinoNoTabi10

A série de Light Novels está sendo publicada há dez anos e o anime tem 14 episodios mais dois filmes. Acho que tem uma série de mangá.

Os desenhos tem um traço suave e até simples, e são bastante enganosos. O clima pode mudar de leve para bastante pesado ou até depressivo bem rápido, a mistura de filosofia e até alguns elementos de ficção cientifica ou o ambiente estranho  das cidades, com nanotecnologia e gramofones no mesmo ambiente, o formato, normalmente historias curtas, até com mais de duas por episódio,  esse é realmente uma flor um tanto rara entre animes.

Vale a pena curtir a viagem.

08655095839973535471

 

 

Zweist
10/03/2015