Jonestown – Vida e morte do Templo do Povo

Já deixo avisado aqui que esse post não tem graça.09-06

Todo mundo tem um costume estranho, um hobbie obscuro. O meu é ler e procurar coisas relacionadas a serial killers. Não é nada relacionado com admiração ou algo do tipo, mas eu tenho curiosidade a cerca do lado negro do ser humano, o quão cruéis, sádicos ou loucos podemos ser. Uma busca por algo que me causa terror e repulsa. Sadio, não acham?

Durante a leitura do Sobrevivente, o livro do Chuck Palahniuk sobre o qual discorri nesse post, me vi tocado e motivado a procurar outro tema um tanto quanto mórbido: os cultos religiosos suicidas. Um deles em especial sempre me chamou mais a atenção, a tragédia do Templo do Povo.

No dia 18 de Novembro de 1978, 909 pessoas se mataram na comunidade de Jonestown, no meio da selva tropical da Guiana. Os adultos injetaram uma mistura com cianeto em seus filhos e depois beberam da mesma solução. Os que tentaram fugir foram alvejados por membros da igreja armados. O líder da igreja, o pastor Jim Jones, morreu com um tiro na cabeça. Se o mesmo se matou ou foi baleado nunca foi esclarecido.

jonestown_07

O galão onde foi preparado a mistura de suco com cianeto. Ao redor pode se observar as seringas usadas para administrar o veneno nas crianças.

Após uma pesquisa breve encontrei esse documentário bem interessante no YouTube. Ele aponta certas coisas sobre o caso que eu não conhecia, e que me levaram a ter uma nova visão sobre os fatos. Eu não considero o evento de Jonestown um suicídio coletivo, pra mim ele tem mais ares de um assassinato. Jones usou de meios para controlar as vidas de seus seguidores, controlar suas vontades, suas mentes. Se ele era o grande líder, ele foi o responsável pelas mortes mesmo não executando as pessoas com suas próprias mãos. Ele não precisava fazer isso.

Enfim, assistam o documentário e tirem suas próprias conclusões.

Godoka
12/03/2014
  • Churrumino

    Cara, ler e ver sobre esse tipo de coisa me deixa muito tenso e até deprimido. =/

    Realmente não tem graSSa: http://www.youtube.com/watch?v=ydMZTIiOgzs

    • Anubis_Necromancer

      O pior, é você vivenciar de forma indireta tais casos…
      e ver ali jogado numa mesa fria corpos e mais corpos de pessoas que podiam está vivas se não fosse o ardil fatal de algum louco, ou motivador de multidões que se acha um salvador…

  • Bob_Balburdia

    Esse tipo de história sempre me deixa perturbado.

    Claro, esse tipo de historia sempre deixa qualquer um perturbado…

    • Evandro Loco

      Se você não ficar perturbado é porque tem algo errado :)

  • Puluko

    As crianças… :'(

    • Evandro Loco

      [2] :'(

  • “Não é nada relacionado com admiração ou algo do tipo, mas eu tenho curiosidade a cerca do lado negro do ser humano, o quão cruéis, sádicos ou loucos podemos ser. Uma busca por algo que me causa terror e repulsa. Sadio, não acham?”
    – tiros em Columbine deve ter começado assim!

    • Columbine foi uma mistura de problemas familiares, sociopatia, bullying e o maravilhoso sistema americano de acesso fácil a armas de fogo.

      • bem que vc podia escrever um artigo sobre columbine e sua influencia em livros, filmes e seriados…
        Abç