Jogo Datado – Street Fighter Alpha 3

img

É datado sim, mas um dos melhores jogos de lutas que essa caralha de vida já viu.

E sabe porque é um dos melhores jogos de luta? Pois é simples, dinâmico e é da Capcom… e se você me acha um chato por isso, espera só até o Godoka vir defecar falar sobre Mortal Kombat.

SFA3

Enfim, SF Alpha 3 saiu em 1998 pros fliperamas… e a partir de 1999 começou a ser portado pra 1 milhão de plataformas, com suas 1 milhão de versões diferentes.

Apesar da versão de Playstation ter sido a mais popular, a versão de Dreamcast (juntamente com a de Playstation 2, que saiu bem depois) acaba sendo a definitiva.. e, talvez, eu fale sobre isso mais pra frente.

A história do jogo é complexa…. mentira, é uma puta bagunça… e eu nem quero falar sobre aqui. Se você está curioso, CLICA AQUI E OUÇA O NOSSO PODCAST SOBRE O ASSUNTO. De quebra você ainda vai ficar perdido entender a série inteira.

sfz3

Achei essa ilustra nas internets e pensei: FODA PACARAAAAAALHO….. :)

A jogabilidade de toda a série Alpha é bem boa… e o Alpha 3 não fez por menos. Todas as mecânicas principais estão presentes, adicionando algumas variações, como os 3 “estilos” que podem ser selecionados para cada personagem. Esses estilos são conhecidos como ISM e são: A-ISM (verde), V-ISM (azul) e X-ISM (vermelho). Cada um deles possui algumas peculiaridades e, basicamente, representam os estilos dos jogos anteriores, além de introduzir um estilo novo.

O A-ISM é a barra padrão, com os tradicionais 3 níveis de barra de especial. É a forma padrão de se jogar, sem ter grandes mudanças de jogabilidade e com níveis de força ataque padrão.

O V-ISM é um estilo que prioriza a técnica, já que tem seus golpes com dano reduzido, porém com a barra de especial Variável (que define o próprio nome, inclusive), ou seja, não há super ataques, você ativa a habilidade, ganha mais velocidade de ataque e movimento e passa a realizar combos e sequências customizadas. Acredito que seja o melhor modo pro cenário competitivo, mas não tenho certeza alguma disso (HAHUAHUAHUAHUHUA).

O X-ISM é novidade nesse jogo e é um modo que possui uma barra de especial maior e única, não deixando usar os Alpha-Counters e outras features, mas garante ataques mais fortes. Vale citar que nesse modo você só tem um tipo de especial com cada personagem (não tenho certeza se é limitação da memória ou se é isso mesmo… alguém manja?).

Caso queira saber mais sobre cada uma dessas barras, AQUI TEM TUDO SOBRE ELAS. Duvido que alguém vá ler, na moral… nem eu li, AHIHUIAIUHA.

4

Exemplo de como funciona a seleção dos estilos.

E acho que os principais motivos pra falar do jogo são os excelentes modos de jogo. Modos esses que faltam na franquia… SF Alpha 3 trouxe, além do tradicional Arcade, modos bem variados. Eis os mais legais/relevantes: World Tour, Dramatic Battle, Final Battle e Saikyo Dojo (não lembro se tinha algum outro nome pra ele). No modo Dramatic Battle temos lutas de 2 contra 1, em que você controlava 2 personagens e ia passando pelas batalhas, com a forma de deixar a parada mais dramática, tipo um modo história melhor trabalhado. Final Battle traz um modo que podemos lutar direto contra o inimigo final do personagem, sem a necessidade das mil lutas antes dele, o que facilita pra entender a história. Kaikyo Dojo é um modo em que teu personagem é bem mais fraco e tem que ir passando pelos inimigos…. é um modo feito pra homenagear Dan, o personagem mais inútil do universo. E isso é sério, HAHAHHAHA. E por fim temos o modo World Tour, em que seu personagem sai pelo mundo, tretando com diversos inimigos da pesada.

sfz3-poster1_big

O fato é que World Tour é um modo que, definitivamente, precisa voltar… e pode aproveitar pra servir como base pra progressão de um possível Street Fighter V, tendo assim um modo de história mais elaborado, tal qual Mortal Kombat 9 e Injustice apresentaram. O WT adiciona level para nosso personagem e a progressão nos permite ter novas habilidades passivas, novos poderes, entre outros…. ou seja, evolução. E além da luta padrão, existem diversas fases em que é necessário realizar um objetivo específico, como o fato de só poder tirar dano realizando combos, lutar sem poder defender, entre muitos outros.

E eu só fiz esse post, basicamente, pra falar que os jogos de luta necessitam de um modo de progressão da história interessante, porque o modelo SÓ GAMEPLAY (como arcades) é bem ultrapassado e não é atrativo… e isso pode ser o motivo de SFV não ser tão bem sucedido quanto poderia ser. É só uma cagação de regra, mas fica o registro, :D.

 jogado.

Modo de visualização do World Tour. Era basicamente isso, mas com muito mais missões com o passar do tempo jogado.

Street_Fighter_Alpha_3_PlayStation_World_Tour_Setup_Screen

Status do personagem no modo WT

E a última coisa é da versão de Dreamcast/PS2 serem as definitivas, já que são os ports que foram feitos com todos os personagens (são 38 no total?), modos de lutas e afins. As outras versões sempre tiveram algum tipo de censura devido à falta de capacidade do console.

928337_20060206_screen003

Tela de seleção completa, com uma porrada de personagem que você nunca vai usar, ;)

O último apelo pra Capcom é que o jogo seja lançado pra geração passada (Xbox 360 e Playstation 3), com direito a todo o conteúdo e suporte ao modo online, nos mesmos moldes que foi feito com Marvel vs Capcom 1 e 2, Darkstalkers e Street Fighter III. O fato da jogabilidade ser ótima, do jogo ser sempre muito bem cotado e com um bom público (até hoje, especialmente nos arcades japoneses), deve representar alguma coisa. Eu compraria FÁCIL e choraria jogando na Live!

dan_x_r_mika_by_cruiseshipper-d5rtqdg

Quem nunca? AHUUHAHUAHa

E…. O POST ACABOU! ALELUIA!!!!!!!!! :)