Irmão do Jorel

Quem imaginaria que o melhor desenho que estreou no Cartoon Network em 2014 seria um desenho brasileiro?

Irmão-do-Jorel-0-960x520

O Irmão do Jorel é um menino conhecido por praticamente todos por esse apelido, de forma que seu nome nunca é mencionado. Supondo até que ele tenha algum. Isso porque sua família tem o Jorel. O filho mais velho é a perfeição encarnada, boa pinta, atlético, bem sucedido em qualquer coisa que faça. E é interessante que ele não abra a boca nunca. Mas a presença de Jorel é tão poderosa que lançou uma sombra sobre o irmão mais novo, que passou a ser conhecido apenas como Irmão do Jorel. Com o tempo ele ganhou/assumiu/mereceu, um nome, Nico, provavelmente por causa do nascimento de outro irmão. E esse passou a ser o Irmão do Jorel.

Irmão-do-Jorel-1

 

O desenho parece se passar numa versão dos anos 80, mas pode ser assumir demais. Mas parece ser isso mesmo.

Além dos três garotos já mencionados, vivem na casa os pais deles, o ex-ator e ex- revolucionário, ainda dramático, Seu Edson, Dona Danuza, milfa, dançarina e ao contrário das mães em desenhos americanos, não é a voz da razão ali e as duas avós, a simpática e avoada Vovó Jojo e a ranzinza Vovó Gigi, que praticamente não se levanta e está sempre reclamando.

E o roteiro parece ter sido escrito por pessoas viajando alto. Patos stalkers que lançam laser dos olhos, caminhões de lixo que viajam no tempo, ou não, Clube da Luta, piolhos mutantes e coisas assim.

IDJ 09

 

E o que é melhor, é uma animação, que não deve nada a nonsenseira de crááásicos como Apenas um Show, Gumball ou Chowder. Depois de ver o Cartoon ser atacado com frequência por animações da Turma da Monica (na verdade as mais novas nem são tão ruins) e pior, desenhos cheios de informações educativas (notadamente os do estúdio da Mariana Caltabiano, porra, eu não quero ser educado, quero fritar meu cérebro com falta de sentido), os 26 episodios é, acredito, a melhor animação nacional já feita. Ponto.

IDJ 02

E há outro personagem. Uma criatura tão fantástica, tão inacreditavelmente foda, tão absolutamente incrível, que, se existisse na vida real criaria uma ruptura no tecido do espaço-tempo que destruiria o universo. Ou iria criar outro.

O ator/lutador Steve Magal. Uma mistura de Steven Seagal com Sidney Magal. Astro de filmes como “A Perigosa Lambada Brutal” é um ator completo, que com sua capacidade de expressividade máxima é mais que digno do Gremlin Latino, já tendo ganho várias estatuetas.

tumblr_ne1yyd5yJP1s7v92vo1_500

Espero que Irmao do Jorel tenha várias temporadas e não seja exterminado pela já conhecida falta de verbas que atinge qualquer produção cultural brasileira que não seja futebol e carnaval. Ou pela ainda mais conhecida cegueira dos executivos das emissoras.

 

que são conhecidas por fazer merda

Que são conhecidos por fazer merda

Zweist
23/02/2015