ICO

ICO foi uma surpresa para todos e deve ser jogado por ser ótimo.

ico___sleeping_in_a_chair_by_cellar_fcp-d3aswb6

Ico (com letras minúsculas) é um garoto com chifres, preso em uma imensa, realmente gigantesca fortaleza, ou prisão, ou algo assim, completamente vazia. Ele consegue se libertar e acaba encontrando uma menina, pouco maior que ele e com uma aparência frágil. E ele tendo sido abandonado ali (aparentemente em sua cultura os chifres que ele tem são sinal de extremo mau agouro) faz o que um bom garoto faria nessa situação, busca tira-la dali, embora não entenda a linguagem que ela fala. Possivelmente Ico pensa que a garota também foi deixada ali para morrer.

IcoShadow-Collection-pic-3

 

Mas não é simples, sair daquele lugar massivo vai demandar inteligência para escalar, abrir portas e ganhar acesso a vários lugares. Fora isso, a menina é alvo constante de Sombras(!!!) que buscam leva-la para um tipo de vórtice. Se ela cai ali, é o fim e Ico tem apenas alguns segundos para puxa-la. As Sombras não ferem Ico, mas podem toca-lo e impedi-lo de fazer o resgate. Para combater as Sombras, Ico conta, a principio com um graveto, depois com outras armas.

paper_1024_03

 

É basicamente uma longa missão de escolta. Sei que todos odeiam missões de escolta e com toda razão, mas  ICO faz melhor.

Yorda, a princesa, é basicamente um fardo na maior parte do tempo, mas ela se mostra útil as vezes, apontando um objeto importante ou indo na direção de uma área de interesse. Ela depende integralmente de você para se defender das Sombras ou passar alguns obstáculos, mas pelo menos TENTA ajudar, diferente das Ashleys da vida.

530904-ico-playstation-3-screenshot-crossing-one-of-the-many-bridges

A questão, e essa foi a intenção do diretor, foi mostrar o fardo que alguém frágil como Yorda pode ser, ao mesmo tempo que é impossível abandona-la devido ao elo que se forma com ela. Isso afeta até mesmo  o jogador. Você acaba se preocupando com ela. E felizmente, Yorda evita os erros comuns à missões de escolta. Ela não se mete em problemas e as sombras só atacam se você a deixa demais nos lugares errados.

530902-ico-playstation-3-screenshot-battling-the-shadows-armed-with

 

O Team ICO realmente pensou em detalhes incríveis, como a vibração do controle quando você corre segurando a mão de Yorda, simulando uma batida acelerada de coração, a beleza do imenso cenário ou o simpático modo de salvar a jogada.

ico_wp

 

Na versão japonesa, no Game +, Ico pode ter um Sabre de Luz e Yorda pode ser controlada pelo segundo controle. Cacetada! ICO infelizmente não vendeu bem, a despeito de ser adorado pela critica e por quem teve as chances de jogar. Isso se deve ao fato de ter tido pouca promoção e por ser, a bem da verdade, um jogo diferente do comum. A capa da versão americana também pode ter contribuido para isso. É pouco melhor que capas da VideoBrinquedo. Ao passo que a bela capa japonesa é feita no estilo de um pintor chamado Giorgio de Chirico, em particular a obra “A Nostalgia do Infinito”

10965396_ea209fd017

 

 

 

Zweist
10/02/2015