Homem Aranha: Revelações

O-Espetacular-Homem-Aranha

Não dava pra colocar o nome inteiro da história no título.

O-Espetacular-Homem-Aranha

Afinal, o nome da para é “O Espetacular Homem Aranha: Revelações e Até Que As Estrelas Esfriem”. Esse encadernado é  uma sequência direta do “De Volta Ao Lar”, que abriu a coleção. Recapitulando brevemente, no primeiro encadernado Peter consegue derrotar Morlun à duras penas, e no final tia May encontra Peter dormindo todo arrebentado e coberto de ataduras aos lado do que sobrou de seu uniforme.

spidermanpeterparker18

Agora o desafio na vida de Peter é outro: encarar as consequências do fato de sua tia saber a verdade sobre o Homem Aranha. A vida toda Peter escondeu sua vida dupla de May, com medo de que ela não suportasse a verdade, só que a frágil idosa não é tão frágil assim. Além disso, o Aranha tem que resolver o mistério do desaparecimento de jovens e moradores de rua de um bairro barra pesada de nova York, além de enfrentar um inimigo novo que se intitula Sombra.

Essa segunda parte é mais dramática que “De Volta Ao Lar”. Na primeira edição, vimos um Peter destinado a dar um rumo diferente à sua vida, iniciando o trabalho de professor, além da explicação nova para o surgimento de seus poderes, que muitos criticam mas que na verdade não faz muita diferença. O ponto de mudança agora é muito mais profundo que a origem de seus poderes.

spidermanpeterparker19

A maioria dos leitores, dos quais eu me encaixo, sempre achou May um peso na vida do Peter. Tudo bem que nas primeiras histórias, lá na fase Lee/Ditko e posteriormente Lee/Romita isso garantia boas histórias, mas o tempo passou, Peter evoluiu muito como personagem mas a velha âncora permanecia lá. Fazer May além de descobri a identidade secreta de Peter dar-lhe um belo sermão sobre não ser tão frágil quanto ele pensa foi transformar totalmente a importância da personagem, além de se livrar da velha âncora.

Tirando a parte mais séria, a história tem vários momentos leves e divertidos, típicos das aventuras do Escalador de Paredes. O  bom humor sempre afiado do Aranha, por pior que seja o perrengue, é uma marca registrada do herói, por tanto não pode faltar nunca. Sobre a segunda parte, “Até Que As Estrelas Esfriem”, é legal, até que bem escrita porém nada demais. Na trama, Peter tenta se reconciliar com Mary Jane enquanto se vê envolvido em uma batalha entre o Doutor Octopus e um novo vilão bem nhé.

148n1ol

Os desenhos de John Romita Jr estão legais, mas apenas isso. Não é seu melhor trabalho presente nessa coleção (“Quem é o Pantera Negra” e “Os Eternos” apresentam desenhos melhores) mas também não é nada horrível e desleixado como o que ele vem fazendo hoje em dia, tipo a revista do Superman.

Enfim, esse é um encadernado muito bom, apresentando provavelmente a nata da fase de J. Michael Straczynski nas revistas do amigão da vizinhança. Até porque depois disso vem a Gwen piranha e o pacto com o caipiroto, que prefiro não lembrar. Pra quem quiser comprar o link está aqui

Godoka
07/10/2015